Eventos meteorológicos raros na zona de Lisboa

Quantum

Cirrus
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
23
Local
Lisboa
Quedas intensas de granizo: :w00t:a pior que há registo ocorreu a 29 de Outubro de 2002. A cidade, bem como muitos outros pontos do litoral centro ficou coberta por uma camada de mais de 10 cm de granizo. Nesse dia ocorreu também uma violenta trovoada.
(...)
Trovoadas: as piores ocorreram a 16 de Setembro de 1979 (caíram raios em vários pontos da cidade), 6 de Agosto de 1983, 26 de Outubro de 1983 (caiu um raio no Palácio Foz), 16 de Junho de 1989 (a pior de todas:eek:, uma coisa pavorosa, a cidade e todos os arredores tiveram o céu iluminado constantemente, à razão de um relâmpago a cada 5 seg., das 0h30 a 1h00 ocorreram estrondos piores que bombas, enfim, algo nunca visto. Se já houvesse detectores de raios ter-se-ia batido o record), e 29 de Outubro de 2002.

Tens fotos desse dia? 29 de Outubro de 2002?
Eu lembro-me que houve um grande temporal uma vez.. eu estava no Algarve e como que por acaso, decidi vir a Lisboa.. Poucas horas depois de ter chegado, ainda pensei em ir ao C.C.Colombo, mas acabei por não ir por causa do cansaço da viagem.. Foi então que começou a escurecer muito rapidamente e surge uma trovoada bastante violenta durante umas quantas horas. Fiquei surpreendido com a violência, via "flashes" a cada uns poucos segundos.. Depois falaram muito na televisão porque a electricidade do Colombo foi-se abaixo e foi o pânico por lá..
Depois no dia seguinte todos os carros da minha rua acordaram cheios de areia.. e também falaram sobre isso nas notícias..
Eu é que não me recordo em que dia foi, mas estava com a ideia ter sido por volta de 1998-2000.. Mas se calhar foi mesmo essa de Outubro 02.
 


Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Segundo os dados do IM nesse dia a maxima foi de 40.6ºC no aeroporto, eses 42ºC devem ser da est meteo do Jardim Botânico.

Só um pequeno aparte; a máxima na estação do Aeroporto de Lisboa (LPPT/85360) foi de 42,9 ºC no dia 1 de Agosto de 2003, como mostra a tabela seguinte.


agosto_2003163.jpg



A estação do Geofísico/Jardim Botânico registou 41,7 ºC no mesmo dia. ;)
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Nesse dia registaram-se 42,0ºC na estação Gago Coutinho, igualando o recorde de 18 de Julho de 1991. Na estação Geofísico registaram-se 40,6ºC, o recorde é de 41,5ºC em 14 de Junho de 1981. Quanto a temperaturas mínimas, a estação Gago Coutinho registou uma mínima de 28,4ºC no dia 2, superando largamente o anterior recorde de 25,8ºC a 18 de Julho de 1991. A mínima em Geofísico foi de 27,1ºC.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Há qualquer coisa que não bate certo nesse quadro.
Porque é que todos os valores da TM e Tm acabam em ".9"?

Isso é algo que também me intriga, mas não ousei colocar os dados em causa, apesar de serem estranhos.
Na verdade, não sei o que se passou com esta base de dados no ano de 2003, mas quanto aos últimos anos, nomeadamente desde 2006, os dados batem certos à décima com os da estação oficial do IM.

Penso que realmente é como o Fil diz, Gago Coutinho teve 42,0 ºC.
Recordo-me que estivemos a discutir isso há algum tempo e ele me enviou uma tabela com o histórico dos dados do IM do dia 1 de Agosto, em que confrontei esse valor.
 

cm3pt

Cumulus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
257
Local
Vila Real (Pombal nas ferias)
Tens fotos desse dia? 29 de Outubro de 2002?
Eu lembro-me que houve um grande temporal uma vez.. eu estava no Algarve e como que por acaso, decidi vir a Lisboa.. Poucas horas depois de ter chegado, ainda pensei em ir ao C.C.Colombo, mas acabei por não ir por causa do cansaço da viagem.. Foi então que começou a escurecer muito rapidamente e surge uma trovoada bastante violenta durante umas quantas horas. Fiquei surpreendido com a violência, via "flashes" a cada uns poucos segundos.. Depois falaram muito na televisão porque a electricidade do Colombo foi-se abaixo e foi o pânico por lá..
Depois no dia seguinte todos os carros da minha rua acordaram cheios de areia.. e também falaram sobre isso nas notícias..
Eu é que não me recordo em que dia foi, mas estava com a ideia ter sido por volta de 1998-2000.. Mas se calhar foi mesmo essa de Outubro 02.

Não, por azar (eu na altura, 2002, até já tinha camara de video) tinha a câmara sem bateria e faltou a luz:w00t: foi um espectáculo bonito mas sem filmagem :sad:. Mas eu só estou a espera que venha alguma trovoada a sério em 2009 para colocar aqui um video (com som e tudo). Agora, essa que dizes se calhar foi em Outubro de 1997, que também foi muito forte. Nesse dia até estava no Colombo e faltou a luz, o pessoal ficou muito assustado. Á falta de fotos, posso mandar o mapa metereológico desse dia. É o habitual, uma baixa pressão a oeste ou sudoeste de Portugal, associada a um núcleo de ar frio em altitude. 95% das grandes trovoadas acontecem em situações deste género.


 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Com a estação do Aeroporto há um "probleminha"..
Os valores que costumamos ver de Lisboa são os das estações "Gago Coutinho" e "Geofísico".. Mas também há outras medições mesmo dentro do terreno do aeroporto certo?
Portanto, penso que por vezes pode haver alguma confusão ao ir buscar dados históricos e confundir as 2 estações!!!
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
aqui ainda ninguém referiu o dia 28 de Outubro de 2001, também houve trovoadas constantes e violentas e muito vento, pelo menos aqui no Cartaxo...mas penso que também tenha atingido Lisboa:thumbsup:
Num outro tópico também referi uma trovoada memorável á noite, que ainda guardo na minha memoria...foi para ai entre finais de 1991 e inícios de 1992, se alguém me puder ajudar a encontrar informações dessa trovoada, agradeço;)