Evolução Barani

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Ola,

Penso que sabem que eu modestamente testei materiais Barani.
Uma marca conhecida para amadores que procuram medições consistentes no Verão e no Inverno, com ou sem vento.
Eu próprio tenho uma estação Barani IoT (MeteoHelix-MeteoWind-MeteoRain). Com cálculos que estão estritamente de acordo com as normas da WMO.
Exemplo: temperatura máxima e mínima durante o intervalo de 10' e uma média de várias dezenas de medições durante este intervalo.

ba%2000.jpg


Tenho dois abrigos MeteoShield da segunda geração.
https://www.baranidesign.com/radiation-shields
https://www.baranidesign.com/faq-ar...mp-humidity-sensor-inside-the-meteoshield-pro

O primeiro é o meu ponto de referência equipado com um Ecowitt SHT35, um sensor que modifiquei para um tempo de resposta mais rápido.
Esta modificação não é adequada para climatologia mas para testes precisos.

ba%2001.jpg

Ecowitt+sensor+mounting+height+inside+a+radiation+shield.jpg


A segunda é utilizada como abrigo para o desenvolvimento da minha sonda/filtro (SHT45-SHT85-SHT31 Davis VP2-SHT75 Davis VP2)

Chego agora à terceira geração do novo MeteoShield, que tenho vindo a testar há pouco mais de 2 meses.
Este visualmente do exterior, para alguém que não o conhece, não é diferente.
No entanto, o interior recebeu um novo tratamento e desenho para eliminar os reflexos solares em cascata.
Resumindo: o seu relógio reflecte um raio de luz solar sobre uma superfície reflectora e este reflecte o raio de luz.
Esta melhoria é especialmente benéfica quando o sol está baixo (não confundir azimute com elevação).

ba%2002.jpg


ba%2006.jpg


Amanhã publicarei algumas fotografias dos detalhes.

ba%2004.jpg


A segunda novidade é uma versão com ventilação forçada durante o dia, traz uma renovação do ar, motor a funcionar com uma radiação solar. O ganho é perceptível com ventos inferiores a 2 m/s.
Dirá: em Portugal está sempre ventoso! Nem sempre, por exemplo:

ba%2003.jpg

ba%2005.jpg

ba%2007.jpg

ba%2008.jpg


Estou disponível para mais informações.

PS: Sou um testador como outros amadores italianos ou franco-italianos, não um vendedor! ;)
 


Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Olá,
Com pequenas modificações para uma melhor visibilidade, tenha um bom domingo.
 

Attachments

  • Toby Barani 22102022 B.pdf
    1.2 MB · Visto: 171
  • Toby Barani 22102022 A.pdf
    3.6 MB · Visto: 197
  • Toby Barani 21102022 A.pdf
    3.9 MB · Visto: 177
  • Toby Barani 22102022 B.pdf
    1.2 MB · Visto: 179
  • Gosto
Reactions: StormRic

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Boa noite,

Depois de algumas dificuldades, o projecto SHT45 está a dar os seus frutos.
Como lembrete, 10 SHT45s estarão em serviço, 5 em Toby em Portugal e 5 em Antonio no norte de França.
Serão montados em Barani Pro3, Comet F8004 a 190mm e Metspec Rad14.
Os outros serão montados de acordo com os nossos objectivos de comparação, é essencial poder comparar em dois locais diferentes com condições climáticas bastante diferentes.
A escolha dos outros abrigos adicionais será : Barani Pro Ventiled, MetSpec Rad02, ...
A escolha do SHT45 é bastante simples, em comparação com o SHT35 ganhamos precisão numa gama de temperaturas muito frequentes na Primavera e no Outono.

SHT35

P01.jpg

SHT45



P02.jpg



P03.jpg

P04.jpg

Ao analisar as características do SHT35/45, dois parâmetros são muito interessantes para os nossos propósitos:
1/ O tempo de resposta da medição da humidade relativa vai de 8seg. a 4seg.!
2/ A repetibilidade em RH e t° ganha um pouco.
A repetibilidade declarada é igual a 3 vezes o desvio padrão (3σ) de vários valores de medição consecutivos em condições constantes, sobre a saída física do sensor.
O progresso do SHT45 abre um caminho adicional de investigação: a humidade absoluta.
Como isto é calculado utilizando a fórmula recomendada pela OMM (graças a Barani pela informação), será possível ver se a condensação ocorre em certos contextos.
Escusado será dizer que é necessária uma montagem rigorosa para explorar esta SHT45.
Montagem sem silicone, cola, suporte de latão, etc...
Começámos com este apoio:

P05.jpg


A escolha foi ditada pelo seu comprimento (126mm), o seu filtro removível (para futuras investigações), e a sua câmara onde se encontra o SHT45 é isolada do resto sem cola, silicone.
Isto permite que o sensor seja montado a uma altura estritamente idêntica em todos os sensores.

P06.jpg


Cada sensor é montado num tubo de PTFE para montagem normalizada na Barani/Comet/MetSpec.
Como o tubo de PTFE não é um condutor térmico, nenhuma influência térmica externa é transmitida para a câmara de abrigo.

P07.jpg


A continuação em poucos dias com exemplos de conjuntos num Barani e Comet, bem como um sistema de caixa que alberga o transmissor e conectores externos para uma fácil intervenção, troca, manutenção sem ter de desmontar tudo.


 
  • Gosto
Reactions: StormRic e AnDré

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Boa noite,

Após o protótipo da terceira versão do abrigo, é com uma certa satisfação pessoal que posso anunciar que Jan Barani me confiou um protótipo do som ventilado.
Os meus estudos sobre sensores e filtros, o estudo aprofundado da humidade absoluta, a colaboração com o meu amigo franco-italiano Antonio com uma configuração idêntica (SHT35/SHT45/Barani/Comet F8004/Metspec Rad14-02) traz à luz as particularidades do nosso clima português, uma vez que adoptámos um processamento de dados idêntico. O nosso trabalho parece concludente.
Muito curioso em ver como se comporta aqui em Portugal.
Algumas fotografias:

20221213_181356.jpg

20221213_181338.jpg

20221213_182014.jpg
 
  • Gosto
Reactions: fernandinand