Exemplares de plantas tropicais em Portugal que se dão bem e frutificam



stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
eu tenho cafezeiros....

para alem das bananeiras, das anoneiras (? fruto anonas), nespreiras.....

cafezeiros:shocking:e frutuficam?:surprise:
metam fotos de quaquer coisa desde que de acordo com o topico.;)
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,681
Local
AGH,terceira,açores
cafezeiros:shocking:e frutuficam?:surprise:
metam fotos de quaquer coisa desde que de acordo com o topico.;)

sim:), neste momento estão ambos carregados de café.
só que não lhe faço nada, por isso as bagas caem para o chão. estou a ver se consigo fazer com que nasça plantio mas está dificil.
se alguem souber como se faz que me diga. já tentei tudo (axo eu)
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,461
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
sim:), neste momento estão ambos carregados de café.
só que não lhe faço nada, por isso as bagas caem para o chão. estou a ver se consigo fazer com que nasça plantio mas está dificil.
se alguem souber como se faz que me diga. já tentei tudo (axo eu)

Então não aproveitas as bagas para fazer café?
Claro que isso exige um processo, mas não me parece de todo impossível...lol
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,681
Local
AGH,terceira,açores
não impossivel não é, até penso que existe uma fajã em s.jorge que tem como principal atração o café produzido nessa fajã, pelo proprietário de um estabelecimento.

mas como só tenho dois cafeeiros e como os bagos tem de secar, coisa que nos Açores devido à humidade é dificil de o fazer, fico mesmo apenas pela beleza de ver estas plantas floridas e cheias de fruto
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Fotos já não posso por :(, mas um primo meu tinha um Maracujazeiro perto de Abrantes. Ele comprou uma casa que já lá o tinha há vários anos e dava uns belos maracujás (não muito grandes,mas bem saborosos). Mas como é uma planta trepadeira e ele não gostava do local para onde ela estava a crescer e também devido à muita quantidade de insectos que lá albergava acabou por a cortar. quando soube fiquei :shocking::disgust:.

Fica aqui o registo.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,622
Local
Aveiras de Cima
Fotos já não posso por :(, mas um primo meu tinha um Maracujazeiro perto de Abrantes. Ele comprou uma casa que já lá o tinha há vários anos e dava uns belos maracujás (não muito grandes,mas bem saborosos). Mas como é uma planta trepadeira e ele não gostava do local para onde ela estava a crescer e também devido à muita quantidade de insectos que lá albergava acabou por a cortar. quando soube fiquei :shocking::disgust:.

Fica aqui o registo.

A minha avó também tinha alguns pés de maracujá no quintal agarrados a uma estrutura metálica, todos os anos a minha avó fazia um licor com os maracujas:w00t:, eu também gostava de os comer à colher:D. Mas houve um Inverno que já não recordo qual foi em que houve uma semana de fortes geada e os maracujas ficarram todos queimados e nunca mais conseguimos colher frutos.

Para criar maracujás basta semear as sementes num vaso e depois de estas germinarem e as plantas terem algum tamanho plantam-se na terra, junto a uma estrutura para a planta se agarrar porque os maracujázeiros são plantas trepadeiras, o problema é que as plantas são sensiveis às fortes geadas...
 
  • Gosto
Reactions: rick80

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,461
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
não impossivel não é, até penso que existe uma fajã em s.jorge que tem como principal atração o café produzido nessa fajã, pelo proprietário de um estabelecimento.

mas como só tenho dois cafeeiros e como os bagos tem de secar, coisa que nos Açores devido à humidade é dificil de o fazer, fico mesmo apenas pela beleza de ver estas plantas floridas e cheias de fruto

Pois o clima nas fajãs tem características especiais e muitas vezes é mais ensolarado, o que certamente facilita a secagem.
Mas na falta de dias de sol seguidos, pode-se colocar os grãos numa arrecadação arejada e com janelas ( que se podem abrir assim que o tempo permita). Mas se preferes tê-los com plantas ornamentais, também fazes bem, porque são plantas vistosas.

Neste site há informações interessantes:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-cafe/historia-do-cafe-1.php


A minha avó também tinha alguns pés de maracujá no quintal agarrados a uma estrutura metálica, todos os anos a minha avó fazia um licor com os maracujas:w00t:, eu também gostava de os comer à colher:D. Mas houve um Inverno que já não recordo qual foi em que houve uma semana de fortes geada e os maracujas ficarram todos queimados e nunca mais conseguimos colher frutos.

Para criar maracujás basta semear as sementes num vaso e depois de estas germinarem e as plantas terem algum tamanho plantam-se na terra, junto a uma estrutura para a planta se agarrar porque os maracujázeiros são plantas trepadeiras, o problema é que as plantas são sensiveis às fortes geadas...


Maracujás na zona de Bragança?
Há uns anos tive um maracujeiro muito grande que dava frutos 2 vezes por ano, mas depois teve que ser cortado, porque crescia demais e até já subia os postes da electricidade que estavam junto ao muro. lol
É uma planta que requer algum controle no crescimento, senão...
Tenho aqui agora também um sapoti que está bastante viçoso, a ver vamos no que dá.
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
Há uma árvore que se chama 'pata de elefante' acho que é tropical, alguém me podia dizer o nome correcto dela e onde posso encontrar uma?
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
interessantes os vossos relatos:):thumbsup:
em santo andré vou plantar uma bananeira, uma lichieira, uma mangueira e um abacateiro..tinha lá um coqueiro mas morreu no mes de dezembro de há um ano devido as baixas temperaturas e ao facto de ser ainda muito jovem :(
em santo andre ha pessoas com mangueiras, bananeiras e tamareiras sendo que todas frutificam mas as magueiras só por vezes é que chegam a concluir a maturação do fruto:)
em lisboa tenho conhecimento de multiplas especies tropicais que se dão mesmo muito bem e crescem optimamente:D