va la metam umas fotos
eu tenho cafezeiros....
para alem das bananeiras, das anoneiras (? fruto anonas), nespreiras.....
cafezeirose frutuficam?
metam fotos de quaquer coisa desde que de acordo com o topico.
sim, neste momento estão ambos carregados de café.
só que não lhe faço nada, por isso as bagas caem para o chão. estou a ver se consigo fazer com que nasça plantio mas está dificil.
se alguem souber como se faz que me diga. já tentei tudo (axo eu)
Fotos já não posso por , mas um primo meu tinha um Maracujazeiro perto de Abrantes. Ele comprou uma casa que já lá o tinha há vários anos e dava uns belos maracujás (não muito grandes,mas bem saborosos). Mas como é uma planta trepadeira e ele não gostava do local para onde ela estava a crescer e também devido à muita quantidade de insectos que lá albergava acabou por a cortar. quando soube fiquei .
Fica aqui o registo.
não impossivel não é, até penso que existe uma fajã em s.jorge que tem como principal atração o café produzido nessa fajã, pelo proprietário de um estabelecimento.
mas como só tenho dois cafeeiros e como os bagos tem de secar, coisa que nos Açores devido à humidade é dificil de o fazer, fico mesmo apenas pela beleza de ver estas plantas floridas e cheias de fruto
A minha avó também tinha alguns pés de maracujá no quintal agarrados a uma estrutura metálica, todos os anos a minha avó fazia um licor com os maracujas, eu também gostava de os comer à colher. Mas houve um Inverno que já não recordo qual foi em que houve uma semana de fortes geada e os maracujas ficarram todos queimados e nunca mais conseguimos colher frutos.
Para criar maracujás basta semear as sementes num vaso e depois de estas germinarem e as plantas terem algum tamanho plantam-se na terra, junto a uma estrutura para a planta se agarrar porque os maracujázeiros são plantas trepadeiras, o problema é que as plantas são sensiveis às fortes geadas...