Comprei no passado Natal, um kit de Meteorologia da Discovery Channel...
E nele vinha um livro de intruções, com o material e várias "experiências" e modelo de fabrico artesanal de intrumento meteorológicos...
E uma delas era:
"Como fabricar um Pluviómetro...".
E assim dizia(por minhas palavras):
Essa tabela tem do lado direito a temperatura real, entre 11ºC e 30ºC e por cima, tinha a diferênça térmica entre os dois termómetros.
Depois, era fazer corresponder a diferênça térmica com a temperatura real, e fornecia assim a HR.
E tem sido assim que tenho dado a HR ao Fórum, mas começo a desconfiar se este método realmente dará a HR real, mas tenho confiado, pois é um produto da Discovery Channel...
E nele vinha um livro de intruções, com o material e várias "experiências" e modelo de fabrico artesanal de intrumento meteorológicos...
E uma delas era:
"Como fabricar um Pluviómetro...".
E assim dizia(por minhas palavras):
Para fabricar um pluviómetro basta apenas 2 termómetros de álcool, um normal, e um com a ampola coberta com um bocado de papel ou gaze húmida...
Depois, coloque os dois termómetros ao ar livre, durante 15minutos, ou se for para a temperatura interior, ponha-os em frante a um ventilador durante o mesmo tempo.
Passado esse tempo, tire os termómetros e confira a temperatura registada pelos 2 temómetros.
Após isso, calcule a diferença e confira a HR segundo a tabela.
Essa tabela tem do lado direito a temperatura real, entre 11ºC e 30ºC e por cima, tinha a diferênça térmica entre os dois termómetros.
Depois, era fazer corresponder a diferênça térmica com a temperatura real, e fornecia assim a HR.
E tem sido assim que tenho dado a HR ao Fórum, mas começo a desconfiar se este método realmente dará a HR real, mas tenho confiado, pois é um produto da Discovery Channel...