Fabricar um pluvíómetro com 2 termómetros de álcool...

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Comprei no passado Natal, um kit de Meteorologia da Discovery Channel...

E nele vinha um livro de intruções, com o material e várias "experiências" e modelo de fabrico artesanal de intrumento meteorológicos...

E uma delas era:
"Como fabricar um Pluviómetro...".
E assim dizia(por minhas palavras):

Para fabricar um pluviómetro basta apenas 2 termómetros de álcool, um normal, e um com a ampola coberta com um bocado de papel ou gaze húmida...
Depois, coloque os dois termómetros ao ar livre, durante 15minutos, ou se for para a temperatura interior, ponha-os em frante a um ventilador durante o mesmo tempo.
Passado esse tempo, tire os termómetros e confira a temperatura registada pelos 2 temómetros.
Após isso, calcule a diferença e confira a HR segundo a tabela.

Essa tabela tem do lado direito a temperatura real, entre 11ºC e 30ºC e por cima, tinha a diferênça térmica entre os dois termómetros.
Depois, era fazer corresponder a diferênça térmica com a temperatura real, e fornecia assim a HR.
E tem sido assim que tenho dado a HR ao Fórum, mas começo a desconfiar se este método realmente dará a HR real, mas tenho confiado, pois é um produto da Discovery Channel...:(
 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Comprei no passado Natal, um kit de Meteorologia da Discovery Channel...

E nele vinha um livro de intruções, com o material e várias "experiências" e modelo de fabrico artesanal de intrumento meteorológicos...

E uma delas era:
"Como fabricar um Pluviómetro...".
E assim dizia(por minhas palavras):



Essa tabela tem do lado direito a temperatura real, entre 11ºC e 30ºC e por cima, tinha a diferênça térmica entre os dois termómetros.
Depois, era fazer corresponder a diferênça térmica com a temperatura real, e fornecia assim a HR.
E tem sido assim que tenho dado a HR ao Fórum, mas começo a desconfiar se este método realmente dará a HR real, mas tenho confiado, pois é um produto da Discovery Channel...:(

Não sei se o método permite uma informação real da humidade, mas atenção a uma coisa:

O instrumento que mede a humidade relativa do ar é um HIGRÓMETRO e não um PLUVIÓMETRO ;)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Quando o meu puto fez anos comprei um desses kit's do Discovery Channel no hiper Continente. Eles tem uma série de kits que parecem interessantes, desde biologia, meteorologia ou astronomia. Apesar da marca associada, que bem me enganou, não valem nada, apenas plástico barato chinês, dinheiro atirado fora. Lixo.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Quando o meu puto fez anos comprei um desses kit's do Discovery Channel no hiper Continente. Eles tem uma série de kits que parecem interessantes, desde biologia, meteorologia ou astronomia. Apesar da marca associada, que bem me enganou, não valem nada, apenas plástico barato chinês, dinheiro atirado fora. Lixo.

Realmente, nunca me inspiraram muita confiança...:(

Mas, qual é que comprste ao teu filho?:unsure: