Faz hoje um ano ... Granizo de 6cm distrito de Braga - Setembro de 2004

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
... que Braga foi atinjida por fortíssima trovoada que nos presenteou com bolas de granizo de até 6 cm :eek:
Vou ver se mais logo ponho fotos . Tenho de subi-las a algum servidor .

Já agora , não seria boa ideia ser possível pôr fotos directamente do disco duro , como é possível em Espanha , por exemplo ?
É que isto dos servidores é uma boa chatice e por vezes até limpam tudo e ficamos sem nada .
Bem , deixo a sugestão ... :)
 


Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
GranNevada disse:
... que Braga foi atinjida por fortíssima trovoada que nos presenteou com bolas de granizo de até 6 cm :eek:
Vou ver se mais logo ponho fotos . Tenho de subi-las a algum servidor .

Já agora , não seria boa ideia ser possível pôr fotos directamente do disco duro , como é possível em Espanha , por exemplo ?
É que isto dos servidores é uma boa chatice e por vezes até limpam tudo e ficamos sem nada .
Bem , deixo a sugestão ... :)

Uma trovoada com pedras de saraiva desse tamanho é um fenómeno que eu nunca presenciei “ao vivo”.
Normalmente provoca estragos de alguma importância, essa é a parte negativa.
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
bragagranizotrs9ii.jpg
[/URL][/IMG]
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
bragagranizoum4rx.jpg
[/URL][/IMG]



Granizo do tamanho de ovos destrói carros na A3

2004-09-05

"Um cenário impressionante. Nunca tinha visto uma coisa assim. Parecia o fim do mundo". É a única forma que Alexandre Neves tem para exprimir o que viu, ontem, a meio da tarde, na A3, quando se dirigia para Braga: "De repente ficou escuro como breu (liguei os máximos e, mesmo assim, não via nada) e começou a cair muita chuva e granizo do tamanho de ovos. Mas muito".

Alexandre Neves estava quase a passar por baixo do viaduto de Cruz, onde diversos automobilistas tentavam proteger-se da queda impressionante de granizo, e via passar carros "com os vidros de trás todos estilhaçados". O tejadilho da viatura de Alexandre também "ficou todo amassado".

Segundo o Centro de Operações e Socorro de Braga, houve, ainda, "algumas inundações e telhados danificados, mas nada de muito grave".

Pior, foi anteontem, em Vilas Boas, Vila Flor, onde uma enxurrada, que durou cerca de 15 minutos, provocou prejuízos em muros de terrenos agrícolas, estimados em 200 mil euros. O presidente da Câmara, Artur Pimentel, passou ontem pela localidade para avaliar os estragos e disse que vai recorrer ao Governo para comparticipar parte das obras. "A Câmara também vai contribuir", assegurou.

"Foi incrível, veio muita água pela estrada abaixo e até levou os carros na frente", recorda um habitante.

Além de vários muros, a enxurrada destruiu ainda hortas e vinhas, cuja produção ficou arruinada. Oito carros ficaram danificados e 16 casas foram inundadas.E.P. e A.C.R.
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
bragagranizodois4ls.jpg
[/URL][/IMG]
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
:eek:

Aquelas 3 bolas de granizo na mão são incrivelmente grandes, não há chapa ou cabeça que aguente aquilo :p

O maior granizo que já vi era umas 10x menor que esse... :disgust:

Quanto tempo durou essa tempestade?
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
Mais ou menos 20 min. , mas as bolas maiores eram muito espaçadas . De qualquer maneira , deu cabo de muitos carros .
Interessante eram os Mammatus impressionantes que se viam no céu :eek:
Como sempre , eu sem câmara :mad:
Foi também mais localizado nuns sítios do que noutros , o que é normal à medida que o CB se deslocava . A imagem de satélite é impressionante , mas não consigo colocá-la aqui . Posso enviá-la a quem quizer e talvez alguém consiga fazê-lo .
Também houve notícias de fenómenos tornádicos .
Um amigo meu que mora em Dume disse-me que , ao vir para Braga , viu um "redemoinho" que levantava sinais de trânsito e tudo ... também ficou com o carro bonito :rolleyes:
 

Zoelae

Nimbostratus
Registo
11 Nov 2005
Mensagens
725
Local
Vinhais (775m),Bragança/Porto
Eu já vi pedras de granizo, aqui em Vinhais con um 3cm-4cm de diametro, nesse mesmo dia, mas abrangiu uma area geográfica pequena, mas parecia k tinha nevado, 24 horas depois ainda havia granizo, em pleno ínicio de Setembro. Estragou as árvores e vi perseanas de casas bastante danificadas.