Fenômeno luminoso no céu

beckernunes

Cirrus
Registo
19 Out 2009
Mensagens
14
Local
Cachoeira Paulista, Brasil
Amigos,

Não sei se já postaram este vídeo (procurei no Fórum e não achei).
Trata-se de um estranho fenômeno luminoso, de dificil definição:



Contudo, acho que a única suspeita mais provável é que se trata de um contrail,
sendo a forte luminosidade devida à incidência da luz solar do pôr-do-sol.
Alguém tem outra sugestão?

Outros vídeos, fotos e curiosidades meteorológicas em http://papodemeteoro.blogspot.com/

Abraço,
André.
 
Editado por um moderador:


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
É claramente um contrail ao pôr do sol filmado com muito zoom. Tal como nas trovoadas, se temos a sorte de apanhar o topo da bigorna no pôr do sol no ângulo, luz e hora certa a mesma apresenta geralmente um espectacular dourado.

Alguns belos contrails

0989956.jpg


0569626.jpg


0332946.jpg


0613921.jpg







E já agora, aproveitando o tópico, os contrails por refração da luz no gelo ou água como noutras nuvens altas pode também gerar também espectaculares efeitos ópticos

1235035.jpg


1417749.jpg


1088680.jpg
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
óptimas imagens, gosto especial mente da última!

Uma vez, naquelas tardes convectivas deste Verão, uma bigorna ofereceu-me uma cor num tom de amarelo/ouro!Bestial...:D
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Na 1ª imagem há um pormenor que (batam-me se estiver errado! :p:D) me parece pouco real!

Se o reflexo do suposto pôr-do-sol está a incidir no (nosso) lado esquerdo do avião, significa que o sol está posicionado à nossa esquerda.

Será normal ver-se na área inferior da imagem, quase em direcção oposta ao sol tons tão alaranjados habitualmente observados em redor do mesmo ou por cima deste quando já desaparecido no horizonte?

Mais me parece que o pôr-do-sol se posiciona por trás do avião e avaliar pelos jogos de luz dessa linha de Cirrus ao fundo...! :rolleyes:

Vá, devo dizer que está fantástica! :lol: