Fenómenos extremos em Portugal

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
]ToRnAdO[;31368 disse:
Bons dias...

La vou eu espalhar mais brasas...:p :p

Essa historia dos 63Cº foi comunicada pelas noticias espanholas em que tinham batido o recor em toda a penisula com este valor!! Lembro-me tao bem como fosse hoje...alias ainda o povo aki mais chegado a espanha lembra-se disso!
(...)

:lmao: :lmao: ;) Ganda ]ToRnAdO[ :thumbsup:

Olha que termómetros ao Sol não vale :D, isso até o do meu carro marca se eu o deixar ao Sol umas boas horas! :D

Mas a sério eu sinceramente não me recordo de tal feito e olha que eu nasci com a television espanhuela em casa! :confused:
Mas de qualquer modo diz-me lá se assim foi porque não existem notícias e registos sobre esse sucesso? Isso, como já viste seria um record mundial de temperatura.

Olha até te coloco aqui os registos diários da Estação Meteorológica de Sevilha do INM ;).
julho2004eu6.jpg


Como vês não chegou a tanto e olha que não são dados de uma estação amadora, são os oficiais ;)

Ainda te digo mais, se por ventura não ficás-te convencido. A temperatura máxima absoluta medida em Sevilha e homologada pelo IM foi de 47,2ºC, no dia 1 de Agosto de 2003. Como podes consultar aqui:

http://es.wikipedia.org/wiki/Sevilla
 


Bruno Campos

Nimbostratus
Registo
7 Out 2005
Mensagens
646
Local
V. N. Famalicão
Episódios extremos em Trás-os-Montes

Olá pessoal, precisava da vossa ajuda para localizar no tempo e no espaço a ocorrência de fenómenos extremos na região de trás-os-montes, nomeadamente episódios de precipitação extrema (relacionadas essencialmente com actividade convectiva), episódios de extremo frio e grandes nevões!

obrigado!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga

Bruno Campos

Nimbostratus
Registo
7 Out 2005
Mensagens
646
Local
V. N. Famalicão
Re: Episódios extremos em Trás-os-Montes

Já tinha colocado este link no outro tópico Fenómenos extremos em Portugal pelo que se calhar já tens este ficheiro. Se não tiveres, aqui vai. Não é sobre Trás-os-Montes, mas sobre o Douro, mas pode ser que ajude.


Precipitações extremas na Região Demarcada do Douro
http://web.letras.up.pt/aspedros/Precipitações Extremas na Região Demarcada do Douro.pdf

ok. obrigado!
já me esquecia desse topico!
Peço ao admnistrador que mova o conteudo deste para esse topico!
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Eu não te posso ajudar muito, não creio que haja muita documentação sobre fenómenos extremos em Portugal, quanto mais em Trás-os-Montes! Assim recentemente lembro-me da enxurrada em Freixo de Espada à Cinta no passado mês de setembro, em 2h a altura da água ultrapassou os 2m. Para frio extremo, temos que recuar ao inicio de março de 2005. Nessa altura as mínimas andaram entre -10ºC e -11ºC em Bragança e Miranda do Douro, e bastante menos nas muitas aldeias da região.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Esse fenómeno de baixas temperaturas ocorrido em Março de 2005 afectou a região onde me encontro, colocando-a abaixo dos -3 ºC !
Viviamos nessa altura um período bastante seco.

Quanto aos records de temperatura máxima, Agosto de 2003 foi um ano bastante quente e seco, chegando as temperaturas a atingir os quase 45 ºC aqui pela Rigorosa, ultrapassando cidades como Évora e Beja. (como podem confirmar, na minha assinatura estão presentes esses valores).
Nessa mesma altura, Amareleja chega aos 47,3 ºC.

Após tudo isto vivemos 2 anos consecutivos com queda de neve nas regiões circundantes de Lisboa (e também um pouco por todo o país) como esta em que me encontro, chegando as temperaturas a descer novamente a valores muito baixos, atingindo-se temperaturas negativas.

Os fenómenos de neve de que falo ocorreram ambos num domingo, mas o primeiro no dia 29/01/2006 e o segundo precisamente um ano depois, no dia 28/01/2007.

Nos últimos anos cada vez testemunhamos fenómenos meteorológicos mais severos e violentos, pelo que passarão a ser cada vez mais frequentes.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Deixo aqui um link para um ficheiro sobre um estudo feito relativamente à média das temperaturas máximas e mínimas da Freguesia onde me encontro.
É óbvio que não conta como normais climatológicas pois este estudo só foi feito durante 2 anos.
Ainda assim fica uma ideia das temperaturas que em média aqui ocorrem.

http://moscavide.com.sapo.pt/MeteoPro2004.doc
 

cm3pt

Cumulus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
257
Local
Vila Real (Pombal nas ferias)
Re: Episódios extremos em Trás-os-Montes

Olá pessoal, precisava da vossa ajuda para localizar no tempo e no espaço a ocorrência de fenómenos extremos na região de trás-os-montes, nomeadamente episódios de precipitação extrema (relacionadas essencialmente com actividade convectiva), episódios de extremo frio e grandes nevões!

obrigado!

Só para dar uma achega (uma vez que muitos dos fenómenos já aparecem nos tópicos enviados por "Vince"), falo nalguns fenómenos a que assisti, na região de Vila Real

- Nevão de 7 de Janeiro de 1997, cobriu toda a zona. Em Vila Real, ruiu o tecto de um stand de automóveis e houve enormes prejuízos em estufas agrícolas. As aulas estiveram interrompidas por três dias.

- Um tornado (infelizmente, não tenho imagens) formou-se claramente a SW da cidade de Vila Real a 23 de Maio de 1997. Nesse dia, cairam na estação metereológica de Vila Real (aeródromo) 28 mm de chuva em apenas 2 horas.

- Nos meses de Dezembro de 2000 e Janeiro, Fevereiro e Março de 2001 caiu um total de 1596 mm de precipitação, cerca do dobro do normal. No dia 21 de Março de 2001 cairam 117 l/m2, record para esta estação. Nesse dia, em Amarante, ocorreu a maior inundação de sempre do Rio Tâmega.

-A 14 de Junho de 2006 correu uma impressionante queda de granizo acompanhada por uma das piores trovoadas de sempre. Nesse dia, a queda de raios foi incrível, como se pode ver na imagem de Blitz (arquivo) da Univ Karlsruhe.



By cm3pt

(este site ja não funciona, mas ainda tem as imagens de arquivo).