Fenómenos luminosos relacionados com sismos

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Boas.

Ao longo da história houve diversos testemunhos sobre fenómenos luminosos que ocorrem pouco antes (A luz move-se mais depressa que uma onda sísmica) ou durante um sismo de grande magnitude. É muito raro este tipo de fenómeno e apenas podem ocorrer em certos locais que reúnem condições geológicas. Uma das teorias..

Quando uma onda sísmica poderosa atravessa o chão e embate contra uma camada de rochas, comprime as rochas com grande pressão e velocidade, criando condições para a libertação de quantidades enormes de energia positiva e negativa. Estas cargas positivas e negativas podem viajar juntas, num estado considerado de plasma, que poderão ser ejectadas no ar.


Traduzido de.. USAToday

Vídeo filmado no Peru, durante o sismo de Mag 8.0 em 2007.



Artigo recente do Jornal USATodaysobre este fenómeno.
Wikipedia - Earthquake Light
 
Editado por um moderador:
  • Gosto
Reactions: Wessel1985


nelson972

Cumulus
Registo
22 Abr 2010
Mensagens
355
Local
Mira de Aire
Ao minuto 0:11 as luzes brancas/azuladas ao centro da imagem apagam-se no momento do primeiro clarão . O que me leva a perguntar se e' por coincidência, ou se o clarão azulado no horizonte e' na verdade uma descarga eléctrica na rede que leva ao apagao de uma determinada área.
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Ao minuto 0:11 as luzes brancas/azuladas ao centro da imagem apagam-se no momento do primeiro clarão . O que me leva a perguntar se e' por coincidência, ou se o clarão azulado no horizonte e' na verdade uma descarga eléctrica na rede que leva ao apagao de uma determinada área.

Exactamente o que eu pensei. Subestações a ir com o carvalho e montes de curto-circuitos em múltiplos locais. Já se viu coisas dessas nos furacões nos EUA.