Fenómenos ópticos atmosféricos



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,036
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Ontem às 21H30, mirando em direção Oeste-WNW quase a 2/3 de altura acima do horizonte.

A essa altura será Júpiter. Tinha realmente uma coroa no dia 17 pelas 21h/22h.
Isto é o que foi possível apanhar:
1JoDUDu.jpg
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
A pedido e sugestão do StormRic e até porque é o tópico mais correto, deixo também aqui algumas fotos já colocadas no tópico do Seguimento Interior Norte e Centro relativas a um sundog e a um halo solar no poente de ontem (dia 14/08/2015):

Sundog e halo solar:

l3IRujF.jpg

jUF74ct.jpg

zYRG3BH.jpg

lXq1TSH.jpg

GNg75x6.jpg

YEm5aS0.jpg

7kexIRj.jpg


Sundog:

i9nOB4X.jpg

9a22Wjs.jpg

4b3cV1s.jpg

1aVB3Bn.jpg

mFFYVJw.jpg

CjfukS9.jpg

V7Lvv2m.jpg
 

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
Bom dia.
Foto tirada ontem, ao final do dia com o telemovel.

nrCp43u.jpg


98ufbBN.jpg


bhKZWeK.jpg
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Dia 28 Agosto 2015, registei várias formações ópticas que as nuvens altas proporcionaram.



Sundogs:


Com mais zoom:


Arco Circunzenital:


Mais alguns registos ;)
Dia 25 Agosto 2015 , pilar solar


Dia 14 junho 2015, Aguaceiro a produzir um pequeno Arco-íris


Dia 19 Maio 2015, leve pilar luz formado ao poente


Dia 22 Março 2015, visível a refração do sol e também o aparecimento do raio verde no limite da barra de nuvens baixas.


 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,036
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Dia 28 Agosto 2015, registei várias formações ópticas que as nuvens altas proporcionaram.
Sundogs:
Com mais zoom:
Arco Circunzenital:
Mais alguns registos ;)
Dia 25 Agosto 2015 , pilar solar
Dia 14 junho 2015, Aguaceiro a produzir um pequeno Arco-íris
Dia 19 Maio 2015, leve pilar luz formado ao poente
Dia 22 Março 2015, visível a refração do sol e também o aparecimento do raio verde no limite da barra de nuvens baixas.

:palmas: magnífica série de imagens de qualidade excelente!
Nunca presenciei um arco circunzenital, este registo é muito bom.:thumbsup:
A primeira foto é que tenho dificuldade em identificar, pois não será parte de um circunzenital, pela posição deslocada em relação ao azimute do sol.
Há que garantir, através da obtenção de várias fotos em diferentes direcções, que não são efeitos internos da lente da câmara, ou então confirmar à vista a existência do efeito (por vezes não é possível devido ao perigo de receber nos olhos a luz solar directa, sempre a evitar). No primeiro caso conseguiste observar à vista aquele arco? Que tipo de efeito achas que poderá ser?
 
  • Gosto
Reactions: Joaopaulo

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
:palmas: magnífica série de imagens de qualidade excelente!
Nunca presenciei um arco circunzenital, este registo é muito bom.:thumbsup:
A primeira foto é que tenho dificuldade em identificar, pois não será parte de um circunzenital, pela posição deslocada em relação ao azimute do sol.
Há que garantir, através da obtenção de várias fotos em diferentes direcções, que não são efeitos internos da lente da câmara, ou então confirmar à vista a existência do efeito (por vezes não é possível devido ao perigo de receber nos olhos a luz solar directa, sempre a evitar). No primeiro caso conseguiste observar à vista aquele arco? Que tipo de efeito achas que poderá ser?

Obrigado!! É a primeira vez que observo um arco circunzenital
No caso da primeira foto, posso garantir que não é efeito da lente , eu vi com os próprios olhos.
Tinha a Gopro a fazer um timelapse das nuvens e captei parte da formação deste tal arco. O video não está nada bom, má qualidade :ill:, mas deixo aqui para verem.

Ver em 720p, perto do final ( minuto 4:00) começa a notar-se:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,036
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
No caso da primeira foto, posso garantir que não é efeito da lente , eu vi com os próprios olhos.
Tinha a Gopro a fazer um timelapse das nuvens e captei parte da formação deste tal arco.

Espectacular! Então é mesmo um arco. Será também um circunzenital? Ou parte de um arco de Parry? Vou procurar mais informação.

O único problema do vídeo é o intervalo entre fotogramas durante a montagem, precisa de ser diminuido.