Fenómenos ópticos atmosféricos



Manmarlopes

Cumulonimbus
Registo
21 Dez 2011
Mensagens
3,218
Local
Coja, Arganil, Coimbra (219m)
Foto tirada ontem ao final da tarde, pareciam dois sois a olho nu
d364d4ed29d20013adf8c57f44ab6c00.jpg


Enviado do meu Mi A2 Lite através do Tapatalk
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,377
Local
Ferreiros, Braga 160m
Revivendo aqui o tópico. :D
Fenómenos óticos visíveis no passado domingo, dia 17.
Vários fenómenos juntos e acho que é a segunda vez que vejo um arco circumzenital.
Reparei agora que acho que também se nota um supralateral arc (em inglês). Qual é o nome em português?
Editando a imagem de certa forma nota-se que o arco está lá.

xX0qiID.jpg

1OHkDwk.jpg


RfpZOEi.jpg
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,198
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
No Pico do Areeiro, ilha da Madeira.
Foto espectacular!

Este fenómeno também é usualmente visto de avião, há é pouca gente a olhar pela janela nessa altura, pois a paisagem já não é visível. :)
Devo ter fotos de há muitos anos atrás, das viagens transatlânticas, quando encontrar ponho aqui.
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,377
Local
Ferreiros, Braga 160m
Ressuscitando este tópico com este halo de 22º e um arco circum-horizontal bem intensos. :D
Penso que só vi o arco circum-horizontal umas três ou quatro vezes, mas nenhuma tão intenso como desta vez.
Foi visto entre Esposende e Apúlia no domingo, dia 18. Pena não ter a câmara comigo.

cK7ULcD.jpg

qWQdnvd.jpg
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Fica o registo de raios convergentes anti-poente ao final da tarde de hoje (23 de outubro), enquanto aparecia um arco-íris em Arronches.
9lh8lvF.jpg

0592yzL.jpg


@StormRic obrigado pela sugestão, já não me lembrava da existência deste tópico. :D De facto, este fenómeno também me chamou à atenção, mas não tinha conhecimento do que se tratava. Estamos sempre a aprender. :thumbsup:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,198
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
este fenómeno também me chamou à atenção
Na continuação, após o pôr-do-sol, são ainda visíveis como raios anticrepusculares, divergentes vindos do poente (raios crepusculares) e convergentes na direcção oposta. São os intervalos entre as sombras projectadas por nuvens, normalmente nuvens com algum desenvolvimento vertical. É necessário que haja humidade importante nos níveis médios ou poeiras ou simplesmente chuva, ou seja algo que seja iluminado pelo sol baixo ou já atrás do horizonte. Na verdade o que estamos a ver são sombras de nuvens distante do lado poente, sem elas não há esta alternância de luz e sombra que faz aparecer o efeito de raios de sol.
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,198
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Embora não seja em Portugal, creio que é o tópico onde melhor encaixa.


Este efeito é realmente notável mas deve ser mais frequente do que pensamos possível. Em qualquer zona perto da margem de um lago de águas calmas isto deve poder ser visto se o sol e o lago estiverem nas nossas costas. Também deve ter importância a altitude do observador relativa ao lago, embora a geometria do posicionamento não seja fácil de estabelecer à partida.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Nuvens altas a produzir uns pequenos fenómenos ontem ao final do dia. Alguns registos:
J0ppXaf.jpg

whWryMt.jpg

Q1c1Zvt.jpg

PSOQfed.jpg