Ferramentas para verificar a existência de neve

pedrojoper

Cirrus
Registo
2 Dez 2008
Mensagens
13
Local
Porto
Boas! Gostaria de saber quais as ferramentas que usam para verificar a existência de neve nas nossas serras. Tenho visto muitos posts com imagens de satélite em que se vê claramente onde está a neve, e queria saber onde posso encontrá-las. Já procurei e encontrei alguns sites mas não se vê claramente porque as imagens têm cores reais e ás vezes só se vêem nuvens, eu procuro imagens de alto contraste, num comprimento de onda no qual a neve sobressaia.

P.S: Este é o meu primeiro post, primeiro de muitos :D
Grande comunidade que aqui está!
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
As imagens de satélite são do rapidfire:

http://rapidfire.sci.gsfc.nasa.gov/subsets/
http://rapidfire.sci.gsfc.nasa.gov/realtime/

Ferramentas para Portugal não há, havia um layer para o Google Earth chamado Snowwatch da Simbiose Systems, mas parece que não está a funcionar de momento:

http://www.simbiose-systems.com/

De qualquer forma, a neve em Portugal é tão rara para além da Estrela, que aqui pelo fórum sabemos mais ou menos a situação ao longo dos meses.
No Inverno anterior tínhamos um tópico no fórum para fazer o seguimento disso, em breve podemos abrir o deste Inverno.
 

pedrojoper

Cirrus
Registo
2 Dez 2008
Mensagens
13
Local
Porto
Ok. Obrigado, mas já conheço esse. O único defeito é que quando está nublado não se vê nada. Em relação a ficheiros .kml também há este, mas está sempre uns dias desactualizado e não me parece ser muito fiável (só aparecem no mapa os locais carregadinhos de neve e mesmo esses parecem estar desviados do sítio, tipo em vez de aparecer neve na serra da estrela aparece em arganil :p). Parece que vou ter de seguir pelo forum. Estive no Marão dia 1/12 e não quero perder oportunidades daquelas quando aparecem... Sou Madeirense e ainda não sei onde costuma nevar, soube do Marão este fim-de-semana e fui lá, mas não sei se há algum sítio perto do Porto, onde vivo, que não conheça e então queria começar a seguir por satélite para ver onde neva e poder escolher melhor os sítios.