Floresta portuguesa e os incêndios

Ola a todos.
Sou um leitor que aprecia a contribucoes de todos os contribuites desta comunidade meteopt.
Sou um lusodescente em frança que só vem a Portugal 1 a 2 semanas por ano (desculpa o meu portugues assim assim).

Queros vos dar uma visao 'externa' : cada ano que passa (nos passados 20 anos), vejo certas realidades :
- as condicoes de combate (avioes, autoestradas, barragens com reservas de agua,...) sao cada vez melhores
- a presença dos eucaliptos se developa em todos as partes (até ví muitos eucaliptos no algarve !! Nos solos algarvios, jà nao deve haver muito agua !)
- e o impacto dos maiores incendios tem tendencia a aumentar (estradas cortadas, empregos e producoes perdidas, mortes, destruicoes...)

O que me revolta é de ver que a sociedade portuguesa fica a aceitar esta situacao sem exigir que se muda totalmente de paradigma.
Na frança (6 vezes o tamanho de portugal) nao se podia aceitar 2 anos seguidos com mais de 25000 hectares. Em portugal, um ano com 50000 hectares ardidos é um ano excelente...Nao é possivel continuar assim !

À minha conviccao é que tem que se dizer a verdade : ganhar dinheiro individualmente com eucaliptos ou pinheiros porque uma vez plantados, so é esperar pelo lucro ao fim de 6-10 anos va conduzir a uma catastrofe coletiva. E o discurso que limpar as matas é a solucao...nao vai à ser. Simplesmente porque se um proprietario deve limpar o seu eucaliptal cada ano, ele vai gastar mais que o lucro esperado ao fim dos tais 6-10 anos ...mais com o risco de perder tudo com um fogo que se propagiou nuns eucaliptais ou pinhais pertos que nao foram limpos.

À unica solucao é de minimizar o risco de incendios de grandes proporcoes...portanto obrigando a respeitar o que penso estar na lei : cortar os eucaliptos/pinhos 10 metros a volta das estradas e 50 metros a volta das casas.
Podemos todos testemunhar que quando se anda de carro por Portugal, nao é a realidade que vemos.

Posso lhe dizer que todos os amantes de Portugal e da sua terra devem se unir para mudar as mentalidades : um eucaliptal nao é uma floresta. É simplesmente uma monocultura.
Aceito perfeitamente que existe em Portugal mais tem que ser os donos dos eucaliptais e pinhais a pagar pelos custos de combate ao fogo e das destruicoes em caso de responsabilidade.

Vai ser muito dificil porque os lobis da cellulose sao muito potentes.
Mais juntos, vamos conseguir. Força !

Corrida ao eucalipto antes da lei que proíbe novas plantações
Legislação pode entrar em vigor só em Fevereiro

fotografia-ricardo-graca1c0f06fc.jpeg

Embora o Presidente da República tenha promulgado a reforma da floresta esta terça-feira, a lei, que entre outras medidas proíbe novas áreas de eucalipto, poderá entrar em vigor só em Fevereiro.

Até lá, explica Domingos Patacho, ambientalista da Quercus, são muitos os que estão a plantar esta espécie, nalguns casos sem a devida autorização, procurando antecipar-se à implementação de uma lei que se prevê mais dura com os prevaricadores.

O JORNAL DE LEIRIA teve conhecimento de três zonas onde foram recentemente plantados eucaliptos: junto à Estrada Atlântica, próximo da Praia da Légua e do Vale Furado, no concelho de Alcobaça, e também na Quinta da Várzea, no concelho da Batalha.

• Gosto
Reactions: trovoadas e jkmc
bandevelugo está a dizer que ter uma floresta de eucaliptos ou de sobreiros é a mesma coisa? ardem os dois de igual forma?

Está mais que provado que o eucalipto têm um poder de combustão e de propagação do fogo muito maior do que sobreiros ou carvalheiros, podendo as folhas do eucalipto andar vários quilómetros incandescentes provocando facilmente outro incêndio.
Claro que não basta substituir o eucalipto ou o pinheiro por outras árvores menos combustíveis é também preciso limpar as nossas florestas que estão completamente abandonadas ou seja é preciso um conjunto de medidas para prevenir os fogos, agora tenho a certeza que se plantarem outras árvores como sobreiros, carvalheiros ou azinheiras em vez de eucalipto já é um grande passo na prevenção e propagação dos incêndios.:)

Eu, cá não tenho assim tanta certeza que substituindo o eucalipto que vá diminuir os incêndios em Portugal.

Então, diga-me lá, porque é que o incêndio em Tavira em 2012, era até este ano o maior do país com mais de 26 mil hectares e cerca de 50% era sobreiros. enquanto, o eucalipto só tinha 1%. :rolleyes:

Nem que plantem bananeiras, que vai arder tudo, porque se as pessoas pudessem até dentro de casa tinham mato, e essa é uma realidade que basta ver nas tv's todos os dias.

A maior percentagem de área ardida é de mato e isso é em todos os incêndios, basta lerem os relatórios.

Mas, a culpa ser do eucalipto, é mais fácil e aquela que menos trabalho dá.

Eu, cá não tenho assim tanta certeza que substituindo o eucalipto que vá diminuir os incêndios em Portugal.

Então, diga-me lá, porque é que o incêndio em Tavira em 2012, era até este ano o maior do país com mais de 26 mil hectares e cerca de 50% era sobreiros. enquanto, o eucalipto só tinha 1%. :rolleyes:

Nem que plantem bananeiras, que vai arder tudo, porque se as pessoas pudessem até dentro de casa tinham mato, e essa é uma realidade que basta ver nas tv's todos os dias.

A maior percentagem de área ardida é de mato e isso é em todos os incêndios, basta lerem os relatórios.

Só falta dizer que quer que plantem mais eucaliptos que quanto mais melhor por amor de deus.
Claro que não é só substituir os eucaliptos por outras árvores que se resolve o problema dos incêndios mas ajudava de certeza,obviamente que são precisas outras medidas de prevenção como limpeza de matos, ordenação da floresta, colocação de sapadores florestais, criação de corta fogos etc.
.
O que eu sei é que não existe prevenção nenhuma e os eucaliptos são árvores extremamente combustíveis e com uma velocidade de propagação das chamas enorme.
Não quer dizer que os sobreiros não ardam aliás se estiver cheios de mato como é óbvio ardem, agora acredito piamente que a velocidade de propagação e a intensidade do incêndio em sobreiro é menor no que do eucalipto.

Está é a minha opinião sincera:)

Só falta dizer que quer que plantem mais eucaliptos que quanto mais melhor por amor de deus.
Claro que não é só substituir os eucaliptos por outras árvores que se resolve o problema dos incêndios mas ajudava de certeza,obviamente que são precisas outras medidas de prevenção como limpeza de matos, ordenação da floresta, colocação de sapadores florestais, criação de corta fogos etc.
.
O que eu sei é que não existe prevenção nenhuma e os eucaliptos são árvores extremamente combustíveis e com uma velocidade de propagação das chamas enorme.
Não quer dizer que os sobreiros não ardam aliás se estiver cheios de mato como é óbvio ardem, agora acredito piamente que a velocidade de propagação e a intensidade do incêndio em sobreiro é menor no que do eucalipto.

Está é a minha opinião sincera:)

Concordo : olha para este video (chove fogo !). E estamos a falar de situacoes que acontece todos os anos...
http://www.tvi24.iol.pt/videos/soci...efugiar-se-numa-casa/598b6f930cf2ab080d50846a

Todos sabemos que fogo com sobreiros, isto nunca podia acontecer.
E so por esta unica razao, jà é suficiente para acabar com a eucaliptizaçao sem controlo de Portugal...
Mais nao se preocupe que ira haver eucaliptos que chega para todos os amantes desta especie...Hoje com mais de 800 000 hectares (e se calhar atè pode ser mais), havera sempre eucalipto em muitos lugares no futuro

Concordo : olha para este video (chove fogo !). E estamos a falar de situacoes que acontece todos os anos...
http://www.tvi24.iol.pt/videos/soci...efugiar-se-numa-casa/598b6f930cf2ab080d50846a

E so por esta unica razao, jà é suficiente para acabar com a eucaliptizaçao sem controlo de Portugal...
Mais nao se preocupe que ira haver eucaliptos que chega para todos os amantes desta especie...Hoje com mais de 800 000 hectares (e se calhar atè pode ser mais), havera sempre eucalipto em muitos lugares no futuro

É assustador no mínimo:eek::surprise::shocking::disgust:

Essa conversa da área ardida de sobreiro vs eucalipto é ridícula! No caso da serra do caldeirão arderam maioritariamente áreas de sobro, ora pela teoria de muitos chega-se à conclusão que o sobreiro também arde sem controlo mas esquecem-se que na generalidade estes povoados de sobro encontram-se em declinio e circundados por extensas áreas de mato. Aliado a isso os levantamentos também não são de confiar e facilmente se atribuem áreas de sobro onde não o são. Posto isto é fácil subverter os dados a favor do que mais lhes convêm. A realidade é só uma o eucalipto e o pinheiro são mais inflamáveis que sobreiros ou outras folhosas, no entanto não se resolvem os problemas da nossa floresta combatendo só estes dois fatores.
Problemas complexos = diversas variáveis;)

Corrida ao eucalipto antes da lei que proíbe novas plantações
Legislação pode entrar em vigor só em Fevereiro

fotografia-ricardo-graca1c0f06fc.jpeg

Embora o Presidente da República tenha promulgado a reforma da floresta esta terça-feira, a lei, que entre outras medidas proíbe novas áreas de eucalipto, poderá entrar em vigor só em Fevereiro.

Até lá, explica Domingos Patacho, ambientalista da Quercus, são muitos os que estão a plantar esta espécie, nalguns casos sem a devida autorização, procurando antecipar-se à implementação de uma lei que se prevê mais dura com os prevaricadores.

O JORNAL DE LEIRIA teve conhecimento de três zonas onde foram recentemente plantados eucaliptos: junto à Estrada Atlântica, próximo da Praia da Légua e do Vale Furado, no concelho de Alcobaça, e também na Quinta da Várzea, no concelho da Batalha.

As pessoas não aprendem, só quando têm o fogo à porta de casa..e mesmo assim.
Como é que ainda há gente capaz de teorizar acerca da "inocência" do pobre coitado do eucalipto? É conversarem com pessoas com propriedades com áreas de carvalho ou sobreiro "entaladas" nas florestas do Pinhal Interior e elas dirão o que aconteceu. Folhas e ramos a arder a caírem em cima das folhosas, sustos que felizmente não valiam a pena, agora o fogo a tocar nas resinosas era outra história. Como sempre acho que são escolhas que se fazem e há que saber geri-las.

Aqui no cadeirão o problema foi o mato, não o sobreiro! A culpa não morre solteira e o eucalipto não é o unico culpado. A esteva, tojos, urzes, silvas, etc também são pólvora a arder. As inúmeras ignições criminosas e negligentes também têm a sua quota- parte.

Mal vi esse vídeo, dramático sem dúvida, pensei logo para comigo, essa chuva que referes não é eucalipto, são faúlhas típicas de pinheiro e mato.

Não é que eucalipto seja melhor, até é pior, muitas vezes chovem folhas a arder e que se mantém acesas por bastante mais tempo e distância do que essas faúlhas agravando o risco de projecções.
E tal como pensei, fui verificar e consegui identificar essa rua e casas do vídeo, e trata-se efectivamente de pinheiros e mato
https://www.google.pt/maps/@41.3400...4!1sXU2sBUJ7IzSPqdhoL5Sy_w!2e0!7i13312!8i6656

Não é muito importante mas é mais um exemplo de como afunilar o debate exclusivamente nos eucaliptos é errado, se formos por aí não vamos mudar grande coisa.

Recordo uma opinião que deixei aqui antes:

A floresta portuguesa enfrenta dois paradoxos muito dificeis de transpôr

- O paradoxo da rentabilidade-abandono
São as propriedades que tem rentabilidade as que são habitualmente melhor limpas/tratadas, embora nem sempre, ainda há muitos proprietários que podiam fazer algum esforço extra embora em muitos casos seja humanamente impossível, até pelo tipo de proprietários que são, silvicultura de subsistência, às vezes até pessoas que vivem com pensões de sobrevivência, ou urbanos que herdaram pequenos terrenos cujas vidas não são a exploração dessa actividade.
Existe um paradoxo porque são essas que dão alguma rentabilidade que são as mais inflamáveis, nomeadamente eucalipto e pinheiro. E quase ninguém se questiona se optarmos por outras espécies o que vai acontecer ao abandono que as mesmas vão gerar, se calhar até se cria um problema ainda maior.

- O paradoxo da supressão de fogo, em inglês fire suppression paradox, podem pesquisar na internet em inglês, quanto mais e com maior eficiência impedimos e extinguimos incêndios mais inflamáveis se tornam as florestas devido à biomoassa que se vai acumulando. E é injusto comparar com alguns outros países, Portugal tem uma faixa atlântica cuja humidade favorece a floresta e o crescimento muito rápido da biomassa mas ao mesmo tempo tem periodos regulares com incursões de ar quente e seco do Sahara africano. Durante séculos, até meados do século XX, a silvicultura e agricultura de subsitência foi controlando isso, a madeira era usada para aquecimento e construção, os matos eram cortados para servir de cama ao gado que depois era usada como fertilizante na agricultura, incêndios de origem natural também existiam mas nunca tomavam estas proporções, não era necessário combatê-los, as localidades geralmente estavam rodeadas de um bom perimetro agricola, e muitas vezes incêndios até davam jeito para a pasturicia e as madeira semi-queimada serviam perfeitamente para aquecimento, um ciclo harmonioso mas de grande pobreza e vidas muito duras de trabalhar do nascer ao pôr do sol desde tenra idade. Essa realidade já não existe à medida que Portugal se foi desenvolvendo, muitos terrenos agricolas até foram abandonados para a floresta, e outras factores como a baixa da natalidade ou até o aquecimento global também tem vindo a agravar a situação.

Há muitas coisas que se podem fazer, claro que há, mas não há soluções milagrosas de resultados instantâneos, sobretudo se não levarem conta estes dois paradoxos. Decisores geralmente precipitam-se com leis avulsas e investimento em mais meios de combate para responder ao anseio e inquietação das populações mas se há país aonde já se percebeu que assim não vamos lá é Portugal

Já agora, observem as imagens dessa rua do vídeo e digam-me vocês o que há aqui mais errado para além do tipo de floresta e sua combustibilidade

w5x1N03.jpg

• Gosto
Reactions: AnDré
Mal vi esse vídeo, dramático sem dúvida, pensei logo para comigo, essa chuva que referes não é eucalipto, são faúlhas típicas de pinheiro e mato.

Não é que eucalipto seja melhor, até é pior, muitas vezes chovem folhas a arder e que se mantém acesas por bastante mais tempo e distância do que essas faúlhas agravando o risco de projecções.
E tal como pensei, fui verificar e consegui identificar essa rua e casas do vídeo, e trata-se efectivamente de pinheiros e mato
https://www.google.pt/maps/@41.3400...4!1sXU2sBUJ7IzSPqdhoL5Sy_w!2e0!7i13312!8i6656

Não é muito importante mas é mais um exemplo de como afunilar o debate exclusivamente nos eucaliptos é errado, se formos por aí não vamos mudar grande coisa.

Recordo uma opinião que deixei aqui antes:

Já agora, observem as imagens dessa rua do vídeo e digam-me vocês o que há aqui mais errado para além do tipo de floresta e sua combustibilidade

w5x1N03.jpg

Tens razao.
É de facto o cenario mais provavel (pinheiro e mato...mais pode se tambem que as folhas venham de mais longe da estradas e seja tambem eucaliptos).
Nunca estive numa situacao dessa portanto errei no pormenor (eucalipto em vez de pinheiro) mais o essencial do meu pensamento é dito (especies altamente inflamaveis sao uma bomba relogio que nao devia estar autorizado perto das casas, sejam acacias, pinheiro ou eucaliptos)

O debate com argumentos e serenidade é bom. Obrigado pelo o teu contributo!

Ok, já reparei que para além de não ler os meus posts com atenção (ou então não percebe o que quer dizer "Na grande área ardida dos incêndios de 17 de junho, que coalesceram no dito "incêndio de Pedrógão"(...)"), continua a ver eucaliptos por todo o lado. E não apresenta nada, nem dados, nem números verificáveis. Só me oferece bitaites.

Desisto. Se há uma coisa que não se discute é religião.

Mas o Cova da Beira aflora uma outra questão interessante. Diz que a minha posição é "algo estranha", imputa-me o facto imaginário de defender "arvores que destroem toda a ecologia das florestas" (seja lá o que isto for), sugerindo que eu não sou suficientemente "puro" para frequentar este site!!!!.

Já percebi que se o Cova da Beira mandasse no meteopt.com, irradiava-me num instante. Enfim, para alguns é assim que funciona a democracia, até no nosso Portugal!

Mas, apesar de eu ter aderido muito antes que o Cova da Beira à espectacular comunidade meteopt.com, onde ideias e factos se podem discutir livremente (desde que com respeito e urbanidade), estou disposto a fazer-lhe a vontade.

Só coloco uma condição.

Que o Cova da Beira comprove, sem margem para qualquer dúvida, que:

1- Nunca respirou oxigénio produzido por eucaliptos;
2- Nunca habitou ou trabalhou em edifícios em que foi utilizada madeira ou mobiliário de eucalipto, desde vigas, soalhos e tacos, acabamentos e todo o tipo de madeiramentos;
3- Nunca utilizou papel ou produtos de papel feitos com pasta de eucalipto, incluindo livros, fotocópias, folhas A4, papel de embrulho, cartões e cartolinas variadas;
4- Nunca limpou o rabiosque com papel higiénico feito em Portugal;
5- Nunca provou mel de eucalipto, ou consumiu-o (mesmo sem saber) em bolos, pastéis, etc..
6- Nunca chupou rebuçados de São Brás e outros produtos farmacêuticos produzidos com óleo de eucalipto português;

Sabe, é que a sua naturalidade de Figueiró dos Vinhos levantou-me muitas suspeitas. Então não é que aquele concelho está cheio de eucaliptos? E quem é que os planta? Serão marcianos, à noite? E quem é que recolhe as receitas dos cortes das árvores? Tem a certeza que ninguém da sua família está envolvido neste esquema diabólico de destruição da natureza em Figueiró dos Vinhos? E fico-me por aqui, porque não quero levantar falsos testemunhos e provocar injustiças.

Repito: se comprovar, sem margem para dúvidas, que nunca cometeu os 6 "crimes" acima descritos, dou-lhe a minha palavra de honra que peço para me desarriscarem do meteopt.com (o que muito me custaria).

Esta discussão já roça o ridículo, mas gostava então de saber qual a sua solução para a floresta estou curioso.

Esta discussão já roça o ridículo, mas gostava então de saber qual a sua solução para a floresta estou curioso.

Uma estratégia para não responder às perguntas, e esconder os factos embaraçosos, é fazer mais perguntas.

Em vários posts estou farto de lhe dar números e factos, comprováveis, e você ignora-os. Assim como documentos técnicos de cientistas insuspeitos, que presumo que nem se dê ao trabalho de ler.

Sinceramente, não leve a mal, mas como lhe disse, já desisti!

Uma estratégia para não responder às perguntas, e esconder os factos embaraçosos, é fazer mais perguntas.

Em vários posts estou farto de lhe dar números e factos, comprováveis, e você ignora-os. Assim como documentos técnicos de cientistas insuspeitos, que presumo que nem se dê ao trabalho de ler.

Sinceramente, não leve a mal, mas como lhe disse, já desisti!

meu amigo eu não venho para aqui para ganhar ou perder discussões apenas estamos a discutir o tema do tópico e parece-me que a conversa já foi longe demais.