A minha opinião é muito simples:
Todos os incêndios na floresta e mato são criminosos, excepto aqueles causados por ação da natureza, ou aqueles intencionais como técnica de contrafogo, ou aqueles que sejam permitidos pelas autoridades (ex: pirotécnia).
Negligência é crime, e fogo posto é crime, somados ambos é talvez superior a 95% do total de incêndios florestais!
Por isso a culpa é toda ela humana em mais de 90% dos casos, quer seja intencional ou não:
- negligência (queimadas e trabalhos florestais sem qualquer meios de extinção de incêndio, deitar o cigarro fora, fazer churrascos no campo, desfazer-se de produtos químicos inflamáveis mesmo que quase vazios, etc..)
- negligência sem dolo
- intencional por motivos futeis: vingança, divertimento, satisfação, suicídio, homicídio, ter pastos verdes, ter madeira barata para comprar, ser chamado para o combate, ver helicópteros e aviões, ver na tv, sei lá!
Se a piromania é uma doença rara?! Não deve ser assim tão rara.. O ser humano tem um fascínio próprio pelo fogo, é algo ancestral, todos nós nos perdemos a mirar uma lareira à semelhança do mar!

A verdade é que em média se apanham talvez 50 piromanos, às vezes 30 outros anos 70. Este ano já vai em 35! Ora todos sabemos que a polícia não é 100% eficiente, pois se apanharem 1% já era bom e isso significa que em média existem 100x50=500 piromanos todos os anos. Talvez nem sejam os mesmos nos últimos 10anos, pelo que temos em Portugal, potencialmente milhares de piromanos, mas na boa!
Mas para os políticos é mais fácil culpar os proprietários, do que fazer e cumprir leis penais exemplares, daquelas superiores a 4anos de pena, que é para irem mesmo para a prisão! Só assim lá vamos!
Claro que se deve investir mais na prevenção do que no combate! A população rural, envelhecida e esquecida na interioridade, deve receber incentivos para manter a floresta limpa. A floresta deve ser ordenada e a responsabilidade deve ser das autarquias!!
O próprio estado devia dar o exemplo e manter limpas todas as matas nacionais! Bons acessos aos bombeiros, mais pontos de água, todas as bermas das estradas limpas antes de junho!
Mas mesmo assim continuarão a ocorrer incêndios, pois o mal está mesmo na mentalidade de todos nós. Aquela mentalidade de isto passa, aquilo só acontece aos outros, vou arriscar só desta vez esta queimada fora de tempo, o cinzeiro do meu carro tá sempre limpo, tantos cigarros deitados fora ia logo ser o meu a fazer mal! etc, etc..
Façam campanhas diárias, exaustivas! Não falem só de políticos, crise e futebol! Dêem emprego na floresta, na vigilância, na limpeza, na exploração como acontecia décadas atrás! Pensem um pouco..