Floresta portuguesa e os incêndios

PAULOWNIA, A ÁRVORE DO FUTURO?

paulownia-200x300.jpg

Paulownia é um género de árvores com origem na Ásia oriental. A madeira de Paulownia já é bastante utilizada em vários países europeus, nos mais variados setores industriais, desde fabrico de painéis, móveis, pranchas de surf e também na indústria aeroespacial e naval.

A espécie Paulownia tomentosa já está presente em Portugal como ornamental em parques e jardins. Em anos recentes muitos têm proposto a instalação de povoamentos de Paulownia como alternativa a outras exóticas de crescimento rápido como o Eucalipto.

Será esta a árvore do futuro em Portugal?

No dia 11 de novembro, o Engº José Bernardino, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) junta-se a nós para discutir este tema. O enquadramento legal destas plantações, áreas potenciais de utilização, características especificas e potencialidades e valorização do espaço são alguns dos temas a abordar neste colóquio.

https://www.ccvfloresta.com/actividades/conferencias-e-palestras/289-paulownia-a-arvore-do-futuro

Esqueçam a paulownia, é mais uma banha da cobra! e talvez mais uma invasora... ;)

Não é preciso inventar outra roda quando já existem muitas inventadas... Sobreiros, medronheiros, carvalhos castanheiros... etc...

Tantas espécies com potencial, não precisamos de mais experimentalismos na nossa floresta...

Última edição:
Esqueçam a paulowinia, é mais uma banha da cobra! e talvez mais uma invasora... ;)

Não é preciso inventar outra roda quando já existem muitas inventadas... Sobreiros, medronheiros, carvalhos castanheiros... etc... Tantas espécies com potencial, não precisamos de mais experimentalismos na nossa floresta...
Concordo completamente. As nossas árvores autóctones são fabulosas mas se se verificar que esta espécie tem mais valias que pontos negativos não vejo porque não... :)

• Gosto
Reactions: 4ESTAÇÕES
em Viseu com a quantidade de Eucalipto que plantaram no distrito todo ajudaram a potenciar a seca, os aquíferos estão a ser destruídos por esta maldita praga...sei que dá muito dinheiro e num país pobre como Portugal essa fonte de rendimento é bem vinda, mas esta a destruir o país!

Isto ou começa a chover à seria, ou estamos lixados, estas chuvadas que veio ainda nem repuseram água dos poços, os rios vão secos. Como eu li hoje no DN, esta seca se fosse na idade media tinha matado ja milhares de pessoas e o país estaria em colapso. :facepalm::buh:

em Viseu com a quantidade de Eucalipto que plantaram no distrito todo ajudaram a potenciar a seca, os aquíferos estão a ser destruídos por esta maldita praga...sei que dá muito dinheiro e num país pobre como Portugal essa fonte de rendimento é bem vinda, mas esta a destruir o país!

Isto ou começa a chover à seria, ou estamos lixados, estas chuvadas que veio ainda nem repuseram água dos poços, os rios vão secos. Como eu li hoje no DN, esta seca se fosse na idade media tinha matado ja milhares de pessoas e o país estaria em colapso. :facepalm::buh:

Não querendo defender o eucalipto, importa no entanto reter que a culpa da falta de água pouco tem haver com o eucalipto, mas sim com as reduzidas precipitações que tem havido sistematicamente durante os últimos meses.

Só quem não tem o mínimo conhecimento daquilo que o eucalipto faz no solo, nem da sua ecofisiologia pode afirmar de que a culpa não passa também pela extensiva plantação do eucalipto. O Eucalipto potência o efeito seca ao empobrecer aquíferos e ao deteriorar solos. Este tipo de plantação é totalmente irresponsável... O Eucalipto nada tem a ver com a chuva que cai, mas ao secar tudo à sua volta, ele está a criar um ecossistema com tendência ao lado seco do espectro e daí a potenciação das situações de seca, pela agravante de retirar agua ao sistema. Não pode de todo ser descorado este efeito nefasto na situação edafoclimática que estamos a atravessar.

Não querendo defender o eucalipto, importa no entanto reter que a culpa da falta de água pouco tem haver com o eucalipto, mas sim com as reduzidas precipitações que tem havido sistematicamente durante os últimos meses.

Eu só gostava de relembrar que o eucalipto e o pinheiro são espécies invasoras.
E atenção não me estou a meter nas discussões sobre eucaliptais ou pinheirais pois nada percebo sobre isso.

• Gosto
Reactions: joselamego
E atenção não me estou a meter nas discussões sobre eucaliptais ou pinheirais pois nada percebo sobre isso.

Não, o eucalipto é uma espécie invasora o pinheiro-bravo (Pinus pinaster) é uma espécie nativa. Todavia e, por exemplo, durante o Estado Novo foram realizadas plantações de pinheiros-bravos, ocasionalmente de outras espécies, em locais onde a espécie ou, as variedades usadas não estavam bem adaptadas, resultando em povoamentos florestais pobres e muito degradados. A seca não tem nada a ver com eucaliptos ou coisa que o valha, mas obviamente consomem água...O processo é muito complexo e depende de muitos outros factores, como a exposição, qualidade dos solos, etc. Enfim, convém ter algum cuidado com afirmações do tipo 'bombásticas'.

• Gosto
Reactions: 4ESTAÇÕES
Sim o Eucalipto é um espécie da Austrália das zonas mais secas e com fogos recorrentes. O Pinheiro é uma espécie nativa de Portugal, temos 4 espécies europeias, mas infelizmente a que esta a ser plantada foi introduzida e veio de Africa.

• Gosto
Reactions: joselamego
É preciso travar urgentemente o plantio de Eucalipto se não quisermos ter um desastre ecológico nas próximas décadas, agravado pela falta de chuva. O Eucalipto é uma arvore excelente para a desertificação (leiam os estudos franceses e gregos sobre o assunto).
É certo que num país pobre como o nosso é o Ouro verde, mas pode ser constrito a certas zonas ja degradadas e não se avançar com mais plantações. Temo que muita da área ardida será plantada justamente com eucalipto. Depois tb ha o problema da acácia...

Por isso disse que nada percebia sobre isso. Apenas disse e digo que tudo ajuda e que o eucalipto não é uma espécie nativa. Quanto ao pinheiro pensei que o era. Erro meu.

Certo, mas a minha intervenção foi só para assinalar a complexidade das coisas 'agora que está na moda' comentar a floresta e os sistemas florestais do país. As tragédias têm sempre consequências, mas falta muita pedagogia sobre o meio natural ou melhor, sobre o mundo rural e os sistemas de produção existentes, conservação etc.

A
Bem então o pinheiro-bravo que vejo por Portugal não é nativo correcto?

A espécie Pinus pinaster, vulgo pinheiro-bravo, é aparentemente uma espécie nativa, mas isso é diferente de afirmar que a distribuição actual seja a natural da espécie. Todavia e, apesar de se ter expandido muito pelas políticas de arborização do Estado Novo, entrou em declínio nas últimas décadas. Várias razões para isso, incluindo o melhor rendimento obtido com o eucalipto, com revoluções (cortes) que podem começar nos nove anos, mas também devido aos incêndios florestais. Os eucaliptos rebentam de toiça depois de um corte ou incêndio, os pinheiros muitas vezes morrem. Nos grandes incêndios, como os que assistimos neste ano, o banco de sementes do pinheiro pode demorar 20 anos a recuperar...Dinâmica muito complexa!