Floresta portuguesa e os incêndios

Chovesse bem e tivéssemos pluviosidade em condições dentro do normal para cada mês do ano, e ninguém andava a discutir eucaliptos e pinheiros ou coisa que o valha.
Haveria água com fartura para dar e vender e não andaríamos nisto.

A dinâmica pode ser complexa, mas proibir o plantio de eucalipto é urgente e simples! Daqui a umas décadas o problema rebenta nas nossa frente e aí será mais difícil travar as suas consequencias.
A espécie Pinus pinaster, vulgo pinheiro-bravo, é aparentemente uma espécie nativa, mas isso é diferente de afirmar que a distribuição actual seja a natural da espécie. Todavia e, apesar de se ter expandido muito pelas políticas de arborização do Estado Novo, entrou em declínio nas últimas décadas. Várias razões para isso, incluindo o melhor rendimento obtido com o eucalipto, com revoluções (cortes) que podem começar nos nove anos, mas também devido aos incêndios florestais. Os eucaliptos rebentam de toiça depois de um corte ou incêndio, os pinheiros muitas vezes morrem. Nos grandes incêndios, como os que assistimos neste ano, o banco de sementes do pinheiro pode demorar 20 anos a recuperar...Dinâmica muito complexa!

• Gosto
Reactions: joselamego
Como se pode travar o eucalipto? Como biólogo estas questões tiram-me do serio por não ver solução para este problema. Mas pronto este não é o lugar certo para desabafos deste tipo.

Travar como? O problema não é a espécie eucalipto, mas o abandono e falta de alternativas tangíveis para o sector. O problema é o abandono e despovoamento do mundo rural. Os fogos incidem sobretudo, sobre zonas de matos e sistemas mistos de pinheiro com eucalipto, pois estes últimos estão associados a um maior abandono e falta de gestão, por isso ardem frequentemente, pois 'não têm interesse'. Obviamente que os fogos tem origens muito diversas, mas sobretudo devido a negligência.

Só quem não tem o mínimo conhecimento daquilo que o eucalipto faz no solo, nem da sua ecofisiologia pode afirmar de que a culpa não passa também pela extensiva plantação do eucalipto. O Eucalipto potência o efeito seca ao empobrecer aquíferos e ao deteriorar solos. Este tipo de plantação é totalmente irresponsável... O Eucalipto nada tem a ver com a chuva que cai, mas ao secar tudo à sua volta, ele está a criar um ecossistema com tendência ao lado seco do espectro e daí a potenciação das situações de seca, pela agravante de retirar agua ao sistema. Não pode de todo ser descorado este efeito nefasto na situação edafoclimática que estamos a atravessar.

Sou eng. florestal sei bem o que provoca o eucalipto, sei também dos muitos mitos que provoca em muitas pessoas.. Não confundamos a beira da estrada com a estrada da Beira. ok?

No meio desta seca, em que não chove há meses, dizer que a culpa é do eucalipto é apenas ridículo. O eucalipto é que deve estar a promover o bloqueio anticiclónico... :rolleyes: Esta seca não precisa de ser potenciada por nenhum eucalipto, se chovesse dentro do normal nada disto se falaria...

E para que conste não sou nem nunca fui defensor do eucalipto, mas temos que ser razoáveis. Parece que agora o eucalipto é culpa de tudo neste País.... :calor::cold:

Última edição:
  • Gosto
Reactions: dahon
Desculpe, mas o problema é bem mais serio do que a gestão...gestão de uma floresta altamente artificial como a nossa, é a gestão da agressão continua do ecossistema, é gerir se vai agredir mais aqui ou menos ali. O Problema está simplesmente na espécie escolhida e por NÃO ter nada que ver com o nosso clima, por ser nefasta qdo plantada num clima como o português e por destruir e potenciar o fogo. Basta ver o que acontece aos diferentes estratos florestais num eucaliptal para se perceber o graus de devastação que significa este tipo de "floresta". São desertos vivos, com consequências altamente nocivas. Enquanto não se travar o Eucalipto continuaremos a assistir à morte. E Sim, o problema está na espécie escolhida, o Eucalipto! EU ACUSO! Assunto encerrado, este não é o local certo para este tipo de discussão.

Esqueçam a paulownia, é mais uma banha da cobra! e talvez mais uma invasora... ;)

Não é preciso inventar outra roda quando já existem muitas inventadas... Sobreiros, medronheiros, carvalhos castanheiros... etc...

Tantas espécies com potencial, não precisamos de mais experimentalismos na nossa floresta...

Há 40 atrás provavelmente o eucalipto era visto como essa planta. Espantosa e muito boa para a economia. Depois é o que se vê.

:rolleyes:

Pelos vistos o senhor é engenheiro, eu sou biólogo...mas, o senhor não sabe ler o que escrevi.

Sou eng. florestal sem bem o que provoca o eucalipto, sei também dos muitos mitos que provoca em muitas pessoas.. Não confundamos a beira da estrada com a estrada da Beira. ok?

No meio desta seca, em que não chove há meses dizer que a culpa é do eucalipto é apenas ridículo. O eucalipto é que deve estar a promover o bloqueio anticiclónico... :rolleyes: Esta seca não precisa de ser potenciada por nenhum eucalipto, se chovesse dentro do normal nada disto se falaria...

E para que conste não sou nem nunca fui defensor do eucalipto, mas temos que ser razoáveis. Parece que agora o eucalipto é culpa de tudo neste País.... :calor::cold:

Eu só gostava de relembrar que o eucalipto e o pinheiro são espécies invasoras.
E atenção não me estou a meter nas discussões sobre eucaliptais ou pinheirais pois nada percebo sobre isso.

Gostava de te relembrar que estás errado! O pinheiro é uma espécie nativa!

O eucalipto tem de facto comportamento invasor, mas está por todo lado não por ser invasor mas por ter sido plantado!

Desculpe, mas o problema é bem mais serio do que a gestão...gestão de uma floresta altamente artificial como a nossa, é a gestão da agressão continua do ecossistema, é gerir se vai agredir mais aqui ou menos ali. O Problema está simplesmente na espécie escolhida e por NÃO ter nada que ver com o nosso clima, por ser nefasta qdo plantada num clima como o português e por destruir e potenciar o fogo. Basta ver o que acontece aos diferentes estratos florestais num eucaliptal para se perceber o graus de devastação que significa este tipo de "floresta". São desertos vivos, com consequências altamente nocivas. Enquanto não se travar o Eucalipto continuaremos a assistir à morte. E Sim, o problema está na espécie escolhida, o Eucalipto! EU ACUSO! Assunto encerrado, este não é o local certo para este tipo de discussão.

Os radicalismos como o exposto constituem frequentemente mais um problema do que a solução. Só um detalhe de ecologia. O Eucalyptus globulus, salvo erro é uma espécie nativa do Sudeste da Austrália e Tasmânia. O clima destas zonas apresenta muitas similitudes com o clima de tom mais atlântico de Portugal e Galiza - está muito bem adaptado e não se dá mal com os incêndios.
Outra nota: obviamente que as monoculturas de árvores, nomeadamente de eucaliptos são bastante pobres do ponto vista biológico - regra geral não há volta a dar. Mas, uma vez mais noto que o principal problema não está aí, mas sim nas matas desordenadas, muitas vezes com eucaliptos, acácias e até pinheiros, pois correspondem normalmente a zonas de maior abandono e qualquer tipo de gestão.

Pelos vistos o senhor é engenheiro, eu sou biólogo...mas, o senhor não sabe ler o que escrevi.

Jamestorm, li perfeitamente o que escreveu, e concordo em quase tudo... Mas não podemos é estar aqui a exagerar o efeito do eucalipto, quando é um factor pequeno no meio de toda esta desgraça que é a seca. Agrava o problema? Talvez sim, mas não da forma que se está a fazer querer passar. Volto a dizer, se chovesse como num ano normal nada disto se falaria. Agora que promove a alteração do solo, causa empobrecimento do mesmo, diminui a biodiversidade, etc. nisso estamos de acordo. ;)

• Gosto
Reactions: Mr. Neves
Basta bater com um martelinho e, pronto, está feito. Depois é mandar dezenas de milhares para a prisão e usá-los para arrancar os eucaliptos.

Só há fogos florestais onde há eucaliptos?

Não, há fogos onde há, por regra mais para arder: norte e centro e alguns locais do Sul. Os fogos têm realidades complexas e, não são uma coisa recente. Recente são as tragédias humanas que assistimos neste verão, mas mesmo assim já tinha havido uma semelhante em Sintra no final dos anos 60...

• Gosto
Reactions: MSantos
Sim o Eucalipto é um espécie da Austrália das zonas mais secas e com fogos recorrentes. O Pinheiro é uma espécie nativa de Portugal, temos 4 espécies europeias, mas infelizmente a que esta a ser plantada foi introduzida e veio de Africa.

Um pouco mais de rigor, pois por vezes nem sei de que fala. O eucalipto é muita coisa - mais de quinhentas espécies, nem todos de climas secos, pois muitos são das zonas húmidas e tropicais da Australia (Norte) outras mais temperadas (e.g., Sudeste). A espécie mais usada por cá, embora muitas vezes objecto de melhoria é o Eucalyptus globulus. Os pinheiros- bravos tiveram diversas proveniências, mas nunca ouvi falar de África . mas pronto estamos sempre a aprender!

• Gosto
Reactions: MSantos
Sou eng. florestal sem bem o que provoca o eucalipto, sei também dos muitos mitos que provoca em muitas pessoas.. Não confundamos a beira da estrada com a estrada da Beira. ok?

No meio desta seca, em que não chove há meses, dizer que a culpa é do eucalipto é apenas ridículo. O eucalipto é que deve estar a promover o bloqueio anticiclónico... :rolleyes: Esta seca não precisa de ser potenciada por nenhum eucalipto, se chovesse dentro do normal nada disto se falaria...

É isso 'colega'. Convém alguma racionalidade, pois a banalidade não é uma resposta adequada à complexidade. O que falta é mesmo ordenamento, saber onde se pode, deve fazer as coisas.

• Gosto
Reactions: dahon