Floresta portuguesa e os incêndios

Em frente a minha casa era este o cenario , a foto nao e minha , que dizer , sem meios alguns (bombeiros , gips )nada ate a agua faltou devido a falta de energia .
231062a90a27ab605ff07db0fa6ef2dd.jpg

Sent from my STARADDICT 6 using Tapatalk

Passei por Arganil no mês passado para passar uma tarde com um casal amigo italiano, hospedado na Quinta das Lágrimas, que queria conhecer o Piodão. Durante o percurso, o cenário é desolador até perder-se de vista… O ano passado, por esta altura de Páscoa, fiz uma roadtrip a solo de Vespa, de norte a sul do país, (depois publico no fórum) e conheci um país que perdeu-se. Não registei uma única fotografia por respeito — até eu estava destroçado por aquilo que conheci e o que encontrei. Não queria passar por ali, ao contrário de muitos curiosos, mas era inevitável.

Passei por Arganil no mês passado para passar uma tarde com um casal amigo italiano, hospedado na Quinta das Lágrimas, que queria conhecer o Piodão. Durante o percurso, o cenário é desolador até perder-se de vista… O ano passado, por esta altura de Páscoa, fiz uma roadtrip a solo de Vespa, de norte a sul do país, (depois publico no fórum) e conheci um país que perdeu-se. Não registei uma única fotografia por respeito — até eu estava destroçado por aquilo que conheci e o que encontrei. Não queria passar por ali, ao contrário de muitos curiosos, mas era inevitável.
A parte do Piodao tambem foi muito afectada assim como a minha Freguesia Pomares , as semanas seguintes foram muito dificeis ... Andar diariamente nas areas ardidas e ver tudo destruido for muito dificil , ouvir o relato na primeira pessoa por aquilo que as pessoas passaram nao foi nada facil , nao tivemos ajuda de ninguem ... Populacoes idosas entregues a si proprias que tiveram que defender as suas casas porque o resto ardeu tudo .Vao ser preciso geracoes para repor o patrimonio natural e nada vai voltar a ser como dantes , de facto para quem gosta de fotografar estas belas paisagens e Uma dor de Alma .

...assim como a minha Freguesia Pomares , as semanas seguintes foram muito dificeis ... Andar diariamente nas areas ardidas e ver tudo destruido for muito dificil ,
Em julho de 2016 conheci a freguesia e gostei muito mesmo. Também a pequena praia fluvial (piscina fluvial) é fantástica.
314bfcdc-23ab-4e42-a06f-b38d357b2e7d-754x394.jpg

Mas temo que os solos queimados tenham degradado a paisagem e a qualidade das águas.
Por esse motivo dificilmente voltarei às aldeias do Xisto nos próximos 2\3 anos.
Espero um dia regressar pois é uma zona pitoresca, muito agradável, boa gente...
Até a Mata da Margaraça praticamente desapareceu...:(

Em julho de 2016 conheci a freguesia e gostei muito mesmo. Também a pequena praia fluvial (piscina fluvial) é fantástica.
https://nit.pt/wp-content/uploads/2016/10/314bfcdc-23ab-4e42-a06f-b3
Mas temo que os solos queimados tenham degradado a paisagem e a qualidade das águas.
Por esse motivo dificilmente voltarei às aldeias do Xisto nos próximos 2\3 anos.
Espero um dia regressar pois é uma zona pitoresca, muito agradável, boa gente...
Até a Mata da Margaraça praticamente desapareceu...:([/QUOTE]

Ainda bem que gostou , quando por aqui voltar a passar diga alguma coisa .
De facto a paisagem conforme conheceu desapareceu por completo , nao restou nada , toda a Freguesia ficou dizimada .
Quanto a nossa praia fluvial como tem chovido bastante nos ultimos tempos pose ser que as aguas nao fiquem afectadas , tenho essa esperanca .
A mata da margaraca tambem ficou bastante afectada , mas creio que Vai recuperar , ate a fraga da pena Uma parte ficou afectada , so nao ardeu tudo devido ao estrato arboreo .
Ainda assim na Freguesia do Piodao ficou Uma parte da Serra do Acor intacta que nao ardeu .

Isso já me parece exagerado. A lei só diz para para limpar á volta de estradas e infraestruturas, sejam habitacionais, industriais, etc. Tudo o resto ninguém obriga a limpar, nem é necessário. Eu que pratico BTT vejo muitos hectares de floresta que não foi tocada. Isto em relação ao distrito de Viseu.
Além disso nos terrenos que são para limpar não é para cortar as árvores todas. Há distâncias mínimas entre copas a serem cumpridas. Distância essa que é muito maior no caso do pinheiro e do eucalipto(10m), tudo resto são 5m(excepto árvores de fruto).

Agora se as pessoas não conseguem interpretar um texto que uma criança de 8 anos consegue, isso já é outra história.

A lei de limpeza já existe há muitos anos e é geral, não é apenas de volta das casas.
As coisas até começaram bem com isso que refere, a prioridade é mesmo essa, de volta das casas e casos mais exagerados junto ás estradas mas por qualquer razão que não entendo houve de certo modo uma campanha de choque e pavor e a informação chegou confusa às populações, fez-me muita impressão um comunicado da GNR a certa altura.

Mas tem razão no resto que refere, podemos andar dezenas de quilometros na região centro sem ver grande limpeza, estes atentados ambientais referidos aqui serão casos isolados.

Para aferirmos a real vontade do governo mudar a situação no que toca à gestão do combustivel e faixas de contenção basta esperar uns dois anos e ver quanto desta iniciativa será mesmo feita:

Governo cria 3600 quilómetros de faixas contra os fogos
Depois de garantir a abertura ou manutenção de 1179 quilómetros de faixas de gestão de combustível nas áreas geridas pelo Estado, o Governo prepara-se para avançar com mais 2441 quilómetros na floresta privada.
https://www.publico.pt/2018/03/15/s...quilometros-de-faixas-contra-os-fogos-1806661

Se daqui a uns dois anos por parte do Estado pouco tiver sido feito já sabemos, pimenta no cu dos outros é refresco.

"Os investimentos em causa visam a intervenção nas etapas de descasque e destroçamento de madeira e de lavagem e branqueamento, possibilitando uma total alteração e transformação destas atividades que condicionam todas as atividades subsequentes do processo, garantindo a obtenção das condições adequadas para produzir novos tipos de pasta: pastas “premium” de brancura elevada e pastas de baixo teor em organoclorados para o mercado “Tissue”.
As novas tecnologias adotadas no processo de produção configuram o estado da arte, permitem dotar da maior unidade do mundo de descasque de rolaria de eucalipto."

Alguém por aqui no fórum pode dizer-me depois de ler o texto acima se os eucaliptos de que falam podem ser aqueles que foram queimados pelos incêndios, ou não.

A minha dúvida reside na parte em que está escrito “produzir novos tipos de pasta: pastas “premium” de brancura elevada e pastas de baixo teor em organoclorados para o mercado “Tissue”, fiquei com duvidas se estas pastas podem ser feitas a partir de madeira queimada.

Se as pastas podem ser produzidas da Madeira queimada , entao e um verdadeiro negocio da China , compram a Madeira queimada por Uma bacatela.

Eu perguntei porque descobri isto:-> https://dre.pt/home/-/dre/105599349...2-26&date=2017-01-01/en/en/en&dreId=105599341 e fiquei com a pulga atrás da orelha. Se os eucaliptos a que se referem poderem ser queimados então os fogos do ano passado começam a fazer sentido. Por isso perguntei se alguém sabe se eles se referem a poder utilizar eucaliptos queimados.

Eu perguntei porque descobri isto:-> https://dre.pt/home/-/dre/105599349...2-26&date=2017-01-01/en/en/en&dreId=105599341 e fiquei com a pulga atrás da orelha. Se os eucaliptos a que se referem poderem ser queimados então os fogos do ano passado começam a fazer sentido. Por isso perguntei se alguém sabe se eles se referem a poder utilizar eucaliptos queimados.
Eles copram a Madeira queimada seja eucaliptos ou pinheiros ,.para onde os levam nao sei , sei que temos cerca de 7 hectares de pinho queimado embora tivesse sido plantado a 10 anos e o que ofereciam nao era quase nada.

Eles copram a Madeira queimada seja eucaliptos ou pinheiros ,.para onde os levam nao sei , sei que temos cerca de 7 hectares de pinho queimado embora tivesse sido plantado a 10 anos e o que ofereciam nao era quase nada.

"Com este investimento, a Celbi torna-se a única detentora em Portugal e na Europa deste processo industrial, de muita elevada capacidade e complexidade, integrando-se num muito restrito grupo de empresas, a nível mundial, detentora destas tecnologias e desta dimensão de processo

Este investimento começou em 1 de Janeiro de 2016 e prolonga-se até 31 de Dezembro de 2017.

O projeto encontra-se na sua fase final de instalação e teste dos equipamentos."
http://www.celbi.pt/pt/noticias/detalhes/32

Eu ao ler isto saltaram-me logo os olhos então olhar para as datas foi o cumulo. espero muito sinceramente que o tão grande projeto a nível mundial abranja só lenha que NÃO seja queimada
E já agora a Celbi e Celtejo são do mesmo grupo.

Última edição:
Também vão ter abrigos contra fogo em 6000 aldeias de 185 municípios...
Sim, parece.me uma boa medida! Mas continuo a achar que tudo se está a fazer é na defesa das populações, que claro é o mais importante! Mas tanta coisa vai ficar por fazer na floresta! Esta medida de dizimar tudo, e mais alguma coisa sem se saber o que se esta a cortar é um crime ambiental quase tão grande como os milhares de hectares que arderam em 2017

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

Sim, parece.me uma boa medida! Mas continuo a achar que tudo se está a fazer é na defesa das populações, que claro é o mais importante! Mas tanta coisa vai ficar por fazer na floresta! Esta medida de dizimar tudo, e mais alguma coisa sem se saber o que se esta a cortar é um crime ambiental quase tão grande como os milhares de hectares que arderam em 2017

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
Tem de se começar por algum lado. Onde nada estava feito e está tudo por fazer é complicado... e vai ficar muita coisa por fazer.

• Gosto
Reactions: Ricardo Carvalho