Floresta portuguesa e os incêndios

Esta campanha corte de matos/árvores foi mal delineada desde o inicio, isto é um facto indesmentível. Seja desde a forma como foi divulgado, até à forma como está a ser executado, quando até o próprio Primeiro Ministro vem dizer "antes cortar a mais do que a menos", está tudo dito sobre a forma como tudo isto foi conduzido. É claro que cidadão informados vão correr atrás da informação, mas infelizmente a maioria não o fez nem o vai fazer.

Com todo este aparato acredito que a probabilidade de arderem casas, ou outras infraestruturas diminuiu, pelo menos no próximo Verão, no entanto nada foi feito de concreto com vista ao aumento da eficácia do combate ou da diminuição do número de ocorrências, ou seja quando as condições de 2017 repetirem vamos voltar a ter 500mil hectares ardidos ou mais ainda. :(
Se não se fizesse nada é que eu estava preocupado! Este é um trabalho colossal que vai levar muitos anos a ficar totalmente implementado, se é que alguma vez vai ficar, porque a vontade que corra mal é muita!

As pessoas andam a cortar o que não devem porque já o queriam fazer e se aproveitam. Como em tudo há Câmaras e organismos que funcionam e outros que não. A lei é a lei e é clara. A confusão foi criada porque aproveita a muitos!

A confusão foi criada pelos próprios organismos públicos! Isto é que é grave! :evilmad:
A começar pelo video que passou na televisão, o video em si é um atentado! Meter medo às pessoas e leva-las erradamente a cortar tudo.

• Gosto
Reactions: Mr. Neves
Esse termo até em Espanha é usado... :facepalm:

-> http://visao.sapo.pt/actualidade/so...ta-se-em-ovelhas-bombeiro-para-prevenir-fogos

Talvez a reação dos soldados da paz tivesse sido diferente se, em vez de cabras, o Governo tivesse decidido chamar ovelhas aos bombeiros de quatro patas. Pelo menos não houve o mesmo tipo de reações negativas quando as autoridades da Gran Canária anunciaram a criação de "ovelhas-bombeiro" - um plano de subsídios aos pastores da ilha para, à maneira antiga, gerirem o combustível (em linguagem corrente, os animais comem o mato).

Para fins de coerência... :lmao:

Uma designação estúpida não deixa de o ser independentemente da finalidade.

Já que se está na 'onda', proponho carregar os animais com extintores e libertá-los na natureza. Assim, quando houver um incêndio os transeuntes - doravante transeuntes bombeiros - poderão ser os primeiros a tentar apagá-lo.

cDi8wmO.jpg

Última edição:
Se não se fizesse nada é que eu estava preocupado! Este é um trabalho colossal que vai levar muitos anos a ficar totalmente implementado, se é que alguma vez vai ficar, porque a vontade que corra mal é muita!
Esta é a minha opinião e não vou mudar! Era necessário agir, naturalmente com erros porque não há nada que seja perfeito. E eu tenho esta opinião com este governo ou outro que estivesse. Nada é feito à décadas numa área caótica que já é difícil de gerir. Uma área com interesses económicos enormes... é fácil criticar! Já disse o que tinha a dizer, não quero continuar com esta conversa!

bMmDCMk.jpg

ze4k5Nl.jpg

sh3ubHk.jpg

Este folheto, foi distribuído por toda a população do concelho de Almada que como toda a gente sabe, é um concelho Litoral. Mais responsabilidade, têm os concelhos do Interior em ter algo igual ou até melhor que isto. Quem achar, que este folheto está imperceptível então não há mais nada a fazer. Volto a frisar, a Lei é clara, cabe aos organismos locais e conhecedores do próprio terreno informar correctamente a sua população.

• Gosto
Reactions: luismeteo3
Esta é a minha opinião e não vou mudar! Era necessário agir, naturalmente com erros porque não há nada que seja perfeito. E eu tenho esta opinião com este governo ou outro que estivesse. Nada é feito à décadas numa área caótica que já é difícil de gerir. Uma área com interesses económicos enormes... é fácil criticar! Já disse o que tinha a dizer, não quero continuar com esta conversa!
O problema desta alteração relativamente ás FGC (faixas de gestão de combustivel) é (entre outros) que permitem aumentar o fitovolume, ou a carga de combustivel passivel de arder num eventual incêndio!
Isto é, não só o afastamento de copas permite potenciais de crescimento do sub-bosque muito superiores (lembro que é o sub bosque o responsável pela propagação do fogo de superficie), como a propria altura de vegetação herbácea e arbustiva permitida será catastrófica em incendios com fwi alto (ou médio até).
O grande problema destes nossos governantes é que perante anos extremos (como 2017) não seriam faixas com o dobro da profundidade das previstas que impediriam o que quer que fosse (veja se Oliveira do Hospital por exemplo). Mas para anos "normais" (ex: 2009, 2016 etc) 30 metros são MAIS que suficientes...sem critério técnico (que foi o caso) dá nestas embrulhadas monumentais...não tenho a mais pequena duvida que esta Lei será alterada no proximo ano...

• Gosto
Reactions: bandevelugo
O problema desta alteração relativamente ás FGC (faixas de gestão de combustivel) é (entre outros) que permitem aumentar o fitovolume, ou a carga de combustivel passivel de arder num eventual incêndio!
Isto é, não só o afastamento de copas permite potenciais de crescimento do sub-bosque muito superiores (lembro que é o sub bosque o responsável pela propagação do fogo de superficie), como a propria altura de vegetação herbácea e arbustiva permitida será catastrófica em incendios com fwi alto (ou médio até).
O grande problema destes nossos governantes é que perante anos extremos (como 2017) não seriam faixas com o dobro da profundidade das previstas que impediriam o que quer que fosse (veja se Oliveira do Hospital por exemplo). Mas para anos "normais" (ex: 2009, 2016 etc) 30 metros são MAIS que suficientes...sem critério técnico (que foi o caso) dá nestas embrulhadas monumentais...não tenho a mais pequena duvida que esta Lei será alterada no proximo ano...
Com erros certamente, mas era melhor não fazer nada? Não fazer nada é o que a indústria dos incêndios quer!

• Gosto
Reactions: criz0r
Com erros certamente, mas era melhor não fazer nada? Não fazer nada é o que a indústria dos incêndios quer!
Não ha industria dos incêndios...a industria são 10 milhoes de descuidados e uns 100 incendiarios...
A enorme (e otima) campanha de mobilização devia ser usada mas com faixas justificadas em criterios técnicos!
Não se pode colocar a questão de ou assim ou nada...a mobilização teria de ser assim, mas podia era ser com criterio tecnico...não custava nada...

• Gosto
Reactions: bandevelugo
Não ha industria dos incêndios...a industria são 10 milhoes de descuidados e uns 100 incendiarios...
A enorme (e otima) campanha de mobilização devia ser usada mas com faixas justificadas em criterios técnicos!
Não se pode colocar a questão de ou assim ou nada...a mobilização teria de ser assim, mas podia era ser com criterio tecnico...não custava nada...
Pois sim, esse discurso é muito suspeito! É música para os madeireiros incendiários, pirómanos e construtores que querem deixar terrenos limpos! É excelente para não fazer nada, cheia de critérios subjectivos e inconclusivas discussões!

Pois sim, esse discurso é muito suspeito! É música para os madeireiros incendiários, pirómanos e construtores que querem deixar terrenos limpos! É excelente para não fazer nada, cheia de critérios subjectivos e inconclusivas discussões!
Mas ha alguma conclusividade ou factualidade no que escreves? Para lá de suspeitas infundadas e sem provas o que sobra? uma reportagem sensacionalista (para não variar) da Ana Leal que ja foi desmascarada?