Dan
Moderação
O fator meteorológico teve muita importância nesses valores.
O fator meteorológico teve muita importância nesses valores.
Pois não, não vale a pena fazer nada quem manda é o tempo!É o principal responsável pelos valores apresentados, não vale a pena ter ilusões.
Pois não, não vale a pen fazer nada quem manda é o tempo!

Vai ser difícil ser eu a ter razão (infelizmente). Com o aquecimento global, estaremos cada vez mais expostos a ondas de calor mais frequentes e prolongadas com muito baixa humidade. Se associarmos o vento forte, os eventos podem-se tornar facilmente explosivos. Tudo o que se fizer em limpeza de terrenos, promoção e plantio de espécies autóctones e implementação de faixas de protecção, será pouco. O ataque inicial tem de ser cada vez mais eficaz e o uso de retardantes talvez inevitável...
Luís não vale a pena termos esta discussão de novo... O tempo dirá quem tem razão (Espero para bem da nossa floresta que sejas tu).
O problema base do Eucalipto é, a meu ver, o seu carácter invasor...as restantes questoes que enumeram, nao menos importantes, deverão ser tratadas a juzante
Eu também acho que foi a meteorologia a maior responsável (provavelmente não a única) nos números deste ano. Mas também acho que foi a meteorologia a maior responsável (não a única) no ano passado...

Mas eu não digo que o factor meteorológico não é o principal. O que eu já disse aqui no passado, foi que me parece ter sido feito um esforço em mudar um pouco as coisas, principalmente na limpeza e no ataque inicial. Mas não interessa... já agora como só o tempo favorável é que interessa, a malta católica podia organizar umas correntes de oração ao São Pedro para pedir tempo favorável até ao Verão...Eu também acho que foi a meteorologia a maior responsável (provavelmente não a única) nos números deste ano. Mas também acho que foi a meteorologia a maior responsável (não a única) no ano passado...

Mas eu não digo que o factor meteorológico não é o principal. O que eu já disse aqui no passado, foi que me parece ter sido feito um esforço em mudar um pouco as coisas, principalmente na limpeza e no ataque inicial. Mas não interessa... já agora como só o tempo favorável é que interessa, a malta católica podia organizar umas correntes de oração ao São Pedro para pedir tempo favorável até ao Verão...![]()
Se bem me lembro não foi um ano fácil, basta ver os picos de calor com vento forte que existiram. Mas não sei se foram dos anos mais difíceis, teria de ver as estatísticas do nº de ignições com a progressão dos fogos.Está a inverter as coisas, todos os governos é que tendem a culpar a meteorologia, as alterações climáticas, os incendiários, quando as coisas correm mal, quando correm bem puxam pelos galões.
A afirmação do ministro Eduardo Cabrita de que este foi um dos anos mais difíceis de sempre está ao nível dos tweets do Trump sobre o aquecimento global, alguma dúvida sobre isso?
Se fosse um Trump a dizer uma coisa destas por cá seria alvo de chacota generalizada mas em Portugal que é uma sociedade em geral cientificamente atrasada ninguém liga, só em locais como este aparece uma ou outra pessoa a expor o disparate
Pois está muito mal, claro que sim, o que não invalida ter de facto havido o dispositivo musculado, como aliás devia ser sempre!Não foi um ano fácil que são raros, foi mediano, muito distante dos piores, como o ano passado.
Já agora avisem o governo para pagar o que deve, é que as dívidas do dispositivo musculado deste ano ascendem a dezenas de milhões de euros e não há forma do dinheiro aparecer e muitas entidades começam a sufocar. Nos próximos meses vão saber dessas coisas.
Se bem me lembro não foi um ano fácil, basta ver os picos de calor com vento forte que existiram. Mas não sei se foram dos anos mais difíceis, teria de ver as estatísticas do nº de ignições com a progressão dos fogos.