Foguetes supressão de granizo

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Hoje lançou-se a polémica sobre o uso de foguetes anti-cumulunimbus. pois bem, aqui fica a minha opinião mais sincera. Se quiser, a administração que encontre um local mais correcto e mova o tópico. Se alguém puder, arranje informação sobre os ditos cujos e participe na discussão.

Por um lado é compreensível, porque a precipitação por ventura intensa iria estragar as vindimas e as campanhas da azeitona, mas não deixa de ser inadmissível. Cá em casa, não se produz muito, porque o terreno é pouco, mas o meu avô tem hectares e hectares de vinha e olival, e não sei até que ponto não seria melhor deixar chover à vontade e estragar o quase nada que sobra de cachos, e salvar muita oliveira, carvalho, azinheira e castanheiro que está a secar. Estes impotentes estão a violar direitos civis, sejam eles quais forem ao privar a chuva quem precisar. Isto é decerto CRIME!

Esses incompetentes deveriam sofrer na pele os efeitos que porventura este acto que considero criminoso venha a provocar nos ecossistemas.:angry:
 


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Já tinha ouvido falar destes foguetes, penso que o principal objectivo seja impedir a formação de granizo que causaria grandes danos às culturas, mas Pedro acho que estes foguetes não impedem a formação das nuvens nem a chuva, apenas a saraiva/granizo.

Deixo aqui uma pergunta a quem perceba algo sobre o assunto:

Esta técnica resulta mesmo, é eficaz??:huh:
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Re: Seguimento Sul - Agosto 2011

Nunca tinha ouvido falar de tal coisa, parece-me um grande disparate nem entendo como poderia do ponto de vista físico funcionar. Mas se as pessoas acreditam, paciência, é difícil convencê-las, mas seria mais seguro para as florestas uma dança, reza ou procissão que o resultado seria o mesmo.

Vince, trata-se uma técnica muito utilizada no Alentejo, há várias dezenas de anos, em sítios onde haja por exemplo pomares. E podes crer que apresenta uma eficiência muitíssimo elevada, diluindo a formação de cumulunimbos e eliminando a queda de granizo quase por completo, uma vez que se transforma em água antes de chegar ao solo; claro está que só é utilizada nos períodos mais críticos das culturas, quando estão a pronto de serem apanhadas (geralmente a partir de Junho e até Setembro). Nestes dias propícios à queda de granizo, pasta uma deslocação até aos pomares do Monte Branco (arredores de Juromenha) para os ouvires constantemente.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
:huh::huh::huh::huh:

Já se fazem experiências com o clima desde a década de 50. Essencialmente "matar" e/ou enfraquecer furacões, os ditos cumulonimbus para não produzirem tornados e/ou precipitarem saraiva de consideráveis dimensões mas também o contrário, tentar fazer chover.

A guerra do Vietname foi um dos campos de testes de tais experiências, tentando por tudo enfraquecer o inimigo pela via meteorológica, a verdade é que durante a guerra eles sofreram com muitas cheias, não prova que as experiências tenham resultado a verdade é que se andaram a fazer experiências com as nuvens e químicos. Muitos proprietários de vinhas no sul de França também lançam os ditos "foguetes" pra evitar a queda de saraiva ou a formação de trovoadas muito violentas.

Em Portugal em 2005 também se andou a lançar pela força aérea (se a memória não me falha em relação ao químico) cloreto de prata na atmosfera pra tentar acelerar a condensação das nuvens e assim fazer chover, a verdade é que não mudou muito, mas talvez se tenham chegado a algumas conclusões.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
info32.jpg

Fonte: Argentina aposta em foguetes "anti-granizo"
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Re: Seguimento Sul - Agosto 2011

Artefactos pirotécnicos é demasiado abrangente. O que é que está a ser libertado nas explosões?
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Se realmente for só o impedimento da formação de granizo, menos mal, mas acho perigoso andar a manipular a atmosfera. Não sou uma mente conservadora, nem nada que se lhe pareça, mas...
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Apenas não estou de acordo porque, pelo que percebi, é ilegal este tipo de acções.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seguimento Sul - Agosto 2011

Artefactos pirotécnicos é demasiado abrangente. O que é que está a ser libertado nas explosões?

Pois, pela conversa inicial falavam de foguetes, mas pelo esquema que o Gerofil pôs depreende-se que será o lançamento de um produto específico qualquer.
Tratando-se de foguetes normais seria patético, ainda se fosse a explosão de uma bomba de várias toneladas em pleno Cb, aí sim acreditaria que uma explosão secaria parte da humidade e alteraria todo o equilíbrio da célula. Agora foguetes normais... Num Cb duma trovoada está envolvida muita energia, não são uns foguetezitos que alteram aquilo.

De qualquer forma continuo muito céptico, penso que os tipos nos EUA para impedir aquele granizo extremo que eles tem (muito mais violento que aqui) então gastariam metade do arsenal militar em Oklahoma em vez de guerras espalhadas pelo mundo.

Sendo um produto específico anti-granizo e que realmente funcionasse, então todos já o conheceríamos há muito, e até em Portugal seria usado em outros locais onde existe um maior historial de grandes devastações da agricultura por granizo, como em Trás os Montes.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Tinha conhecimento de uma técnica diferente. Um produto que acelera a produção de granizo. A velocidade com que se forma o granizo é inversamente proporcional ao tamanho dos grãos. Mais rápido, grãos mais pequenos.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,394
Local
Olhão (24 m)
Se isso realmente funcionasse, porque não se usa, quando existem tempestades que causam estragos maiores do que na agricultura. Se isso funcionasse, não havia mortes em situação dessas. Disparavam contra a tempestade e ela morria.

Como se diz quem semeia ventos colhe tempestades, mandam tudo para a atmosfera e depois não se queixem quando a natureza mandar tudo cá para abaixo.

Vejam lá se os foguetes anti-cumulonimbus não são foguetes para pregar fogo à floresta. :D

Eu acredito tanto nisso como no pai natal. :D
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Obviamente que não é uma técnica para aplicar num pós-frontal nem para dispersar maciçamente pela troposfera. O que se pretende é actuar no mecanismo convectivo da nuvem e acelerar a formação do granizo, tudo num evento isolado.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Hoje lançou-se a polémica sobre o uso de foguetes anti-cumulunimbus. pois bem, aqui fica a minha opinião mais sincera. Se quiser, a administração que encontre um local mais correcto e mova o tópico. Se alguém puder, arranje informação sobre os ditos cujos e participe na discussão.

Por um lado é compreensível, porque a precipitação por ventura intensa iria estragar as vindimas e as campanhas da azeitona, mas não deixa de ser inadmissível. Cá em casa, não se produz muito, porque o terreno é pouco, mas o meu avô tem hectares e hectares de vinha e olival, e não sei até que ponto não seria melhor deixar chover à vontade e estragar o quase nada que sobra de cachos, e salvar muita oliveira, carvalho, azinheira e castanheiro que está a secar. Estes impotentes estão a violar direitos civis, sejam eles quais forem ao privar a chuva quem precisar. Isto é decerto CRIME!

Esses incompetentes deveriam sofrer na pele os efeitos que porventura este acto que considero criminoso venha a provocar nos ecossistemas.:angry:

A IPCC proibe a manipulação do clima/fenomenos meteorologicos pois sendo a atmosfera um sistema tão complexo e com um equilibrio tão precário, a manipulação significativa de fenomenos meteorologicos poderia levar a ocorrencia de fenomenos extremos ou de, em ultimo caso, um caos climatico.

O ser humano mal compreende a complexidade da teia global, na qual todos os pequenos actos teem uma consequencia quase imprevisivel


Um exemplo importante são os furacões...que são importantissimos para absorver a energia excessiva nos tropicos e recoloca-la nas latitudes mais elevadas.
Se os contivessem, o desequilibrio causado poderia ter consequencias horriveis!
 

adiabático

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
319
Local
Lumiar
Não há seguro algum que possa cobrir largas dezenas de milhões de euros de prejuízos que uma repentina tempestade de verão possa provocar sobre qualquer casta de vinha.

E não há direito nenhum que possa legitimar a qualquer particular a intervenção, em seu exclusivo benefício, sobre o tempo que o afecta a si e a todos os seus vizinhos.

O Alentejo tem um déficit hídrico recorrente. Impedir a chuva porque calha numa altura inconveniente para alguém... Para mim, está tudo dito. Aqui em Nisa as charcas estão quase todas secas, mas esta até é uma região de aquíferos bons. Noutros sítios não há essa sorte.
 

adiabático

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
319
Local
Lumiar
Se realmente for só o impedimento da formação de granizo, menos mal, mas acho perigoso andar a manipular a atmosfera. Não sou uma mente conservadora, nem nada que se lhe pareça, mas...

Caro Pedro, não tenha receio de dizer o que pensa só porque o "bem-pensismo" deste país tornou quase "deselegante" tomar uma posição. Ainda bem que isto é ilegal, Geiras. Só falta um pouco de exposição pública para este assunto ser condenado pela sociedade como o vandalismo que é...