Fontes de Dióxido de Carbono e Metano

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Olá a todos :cool:

Tenho estado um pouco atarefado com um trabalho no âmbito da área de Ambiente e sua sustentabilidade em que além de já ter elaborado boa parte dele com outros elementos, preciso de fazer uma abordagem breve ao tema do Aquecimento Global.
Confesso que em relação a esta matéria não me encontro ainda em terreno firme, talvez pelo facto de não ter pesquisado o suficiente sobre o tema e achar que há muita controvérsia na sua discussão; o que não ajuda! Tenho vagueado pelo tópico “Há mesmo aquecimento global?” e muito já foi dito, mas do que realmente desejava encontrar, de uma forma mais concisa, é como procurar uma agulha no palheiro!
Bom, o tipo de ajuda que peço resume-se numa análise a dois pontos duma narrativa a qual fui anotando, sobre o tema, emitido no “Natgeo” há algumas semanas, que a meu ver, em termos de conteúdo e volume do mesmo forma o resumo perfeito para o que pretendo; só gostava de um feedback da vossa parte para pelo menos tentar avaliá-lo para o efeito.

“Muito cientistas admitem o aumento do teor do dióxido de carbono na atmosfera, mas lembram que grande parte desse gás tem origem na concentração de vapor de água; destacando também outra fonte de libertação deste gás e que tem suscitado grande preocupação na comunidade científica. Situa-se nas zonas de Tundra (latitudes acima dos 60 ºN), quase desprovida de árvores, cujo solo permanentemente gelado, designado por Permafrost, até a uma profundidade de cerca de 5 m e que permite apenas o crescimento de alguns líquenes, musgos e raros vidoeiros-anões; com a tendência do aumento das temperaturas, este solo, em algumas áreas, agora derretido em boa parte do ano, liberta doses maciças deste gás aprisionado no solo anteriormente gelado.”

“O metano, também referenciado como um dos grandes responsáveis pela retenção de calor na Terra, tem sido também considerado motivo de grande preocupação. Este gás, para além de também oriundo de focos de poluição por actividades humanas, o que curiosamente representa apenas uma pequena parte face à sua verdadeira dimensão, é de destacar os exemplos de locais como pântanos e lagos de baixas profundidades (em caso de grandes profundidades, a enorme pressão da água impediria a libertação deste gás aprisionado no fundo, ou pelo menos, retardaria este processo tornando-o mais lento), que segundo descobertas recentes, o fundo destes, composto essencialmente por matéria orgânica em decomposição, devido a este processo, torna-se um dos grandes emissores deste gás, o que à escala global representa uma preocupação cumulativa ao existente contributo humano.”

Obrigado :)
 


Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Olá a todos :cool:

Tenho estado um pouco atarefado com um trabalho no âmbito da área de Ambiente e sua sustentabilidade em que além de já ter elaborado boa parte dele com outros elementos, preciso de fazer uma abordagem breve ao tema do Aquecimento Global.
Confesso que em relação a esta matéria não me encontro ainda em terreno firme, talvez pelo facto de não ter pesquisado o suficiente sobre o tema e achar que há muita controvérsia na sua discussão; o que não ajuda! Tenho vagueado pelo tópico “Há mesmo aquecimento global?” e muito já foi dito, mas do que realmente desejava encontrar, de uma forma mais concisa, é como procurar uma agulha no palheiro!
Bom, o tipo de ajuda que peço resume-se numa análise a dois pontos duma narrativa a qual fui anotando, sobre o tema, emitido no “Natgeo” há algumas semanas, que a meu ver, em termos de conteúdo e volume do mesmo forma o resumo perfeito para o que pretendo; só gostava de um feedback da vossa parte para pelo menos tentar avaliá-lo para o efeito.

“Muito cientistas admitem o aumento do teor do dióxido de carbono na atmosfera, mas lembram que grande parte desse gás tem origem na concentração de vapor de água; destacando também outra fonte de libertação deste gás e que tem suscitado grande preocupação na comunidade científica. Situa-se nas zonas de Tundra (latitudes acima dos 60 ºN), quase desprovida de árvores, cujo solo permanentemente gelado, designado por Permafrost, até a uma profundidade de cerca de 5 m e que permite apenas o crescimento de alguns líquenes, musgos e raros vidoeiros-anões; com a tendência do aumento das temperaturas, este solo, em algumas áreas, agora derretido em boa parte do ano, liberta doses maciças deste gás aprisionado no solo anteriormente gelado.”

“O metano, também referenciado como um dos grandes responsáveis pela retenção de calor na Terra, tem sido também considerado motivo de grande preocupação. Este gás, para além de também oriundo de focos de poluição por actividades humanas, o que curiosamente representa apenas uma pequena parte face à sua verdadeira dimensão, é de destacar os exemplos de locais como pântanos e lagos de baixas profundidades (em caso de grandes profundidades, a enorme pressão da água impediria a libertação deste gás aprisionado no fundo, ou pelo menos, retardaria este processo tornando-o mais lento), que segundo descobertas recentes, o fundo destes, composto essencialmente por matéria orgânica em decomposição, devido a este processo, torna-se um dos grandes emissores deste gás, o que à escala global representa uma preocupação cumulativa ao existente contributo humano.”

Obrigado :)
- "Confesso que em relação a esta matéria não me encontro ainda em terreno firme, talvez pelo facto de não ter pesquisado o suficiente sobre o tema e achar que há muita controvérsia na sua discussão; o que não ajuda! Tenho vagueado pelo tópico “Há mesmo aquecimento global?” e muito já foi dito, mas do que realmente desejava encontrar, de uma forma mais concisa, é como procurar uma agulha no palheiro!"
Ninguém, com preocupação científica, tem certezas sobre este tema...
As inúmeras escalas temporais em que o "ciclo do carbono" evolui, não se compadece com as especulações e hipóteses académicas que se vão colocando...ainda há muito caminho a percorrer e a recolha de dados fiáveis e com critério, é algo muito recente...comparado com a Idade da Terra...
Cumpts
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
-
Ninguém, com preocupação científica, tem certezas sobre este tema...
As inúmeras escalas temporais em que o "ciclo do carbono" evolui, não se compadece com as especulações e hipóteses académicas que se vão colocando...ainda há muito caminho a percorrer e a recolha de dados fiáveis e com critério, é algo muito recente...comparado com a Idade da Terra...
Cumpts

Olá Chingula :)

Entendo.
Isso poderá significar que tais afirmações poderão permanecer por tempo indeterminado no campo das hipóteses. Certo?
Portanto deduzo que ao apresentar estes dados como correctos, terei sempre a salvaguarda de os mesmos se encontrarem ainda em fase de pesquisa? :intrigante:
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Olá Chingula :)

Entendo.
Isso poderá significar que tais afirmações poderão permanecer por tempo indeterminado no campo das hipóteses. Certo?
Portanto deduzo que ao apresentar estes dados como correctos, terei sempre a salvaguarda de os mesmos se encontrarem ainda em fase de pesquisa? :intrigante:

Boa noite
O colocarem-se hipóteses com coerência é o caminho correcto.
Se pensarmos:
Que cada ser vivo, enquanto tal, é uma reserva de Carbono - A humanidade tem crescido exponencialmente...desde que existe!!!
Que nas rochas estão retidas (há milhões de anos) enormes quantidades de Carbono (por ex: Calcários, Margas, Marmores...).
Que todo o processo da fotossíntese, alimentação animal e sedimentação Oceânica dos restos dos seres vivos, envolve milhões de toneladas de Carbono.
Que em cada episódio de Vulcanismo são libertadas enormes quantidades de dióxido e monóxido de Carbono...assim como nos incendios florestais.
Que a desflorestação de vastas áreas Equatoriais é também preocupante. A existência de dióxido de carbono na atmosfera é essencial no efeito de estufa - permite a existência de vida, na fotossíntese, assim como nas trocas Oceânicas - águas mais quentes libertam dióxido de carbono dissolvido (usado pelas algas para a fotossíntese) enquanto as águas mais frias dissolvem o dióxido de carbono atmosférico - as correntes marítimas encarregam-se do transporte....
Enquanto estes multiplos ciclos estiverem em equilibrio...tudo bem!!!

Percebemos que não é fácil a abordagem deste tema, embora em cada disciplina em que seja estudado o Carbono (Ambiente, Biologia, Geologia, Mineralogia etc) o contributo para a "Sintese do saber" é fundamental.

Cumpts
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Olá Chingula :)

Ajudaste-me a completar o raciocínio!
É interessante como abordaste aspectos que sabia existirem mas não tinha no momento a mínima percepção de quão úteis eles são na ajuda da compreensão do tema!
Ou seja, é preciso alguém nos falar de determinadas coisas para tomarmos consciência delas!
Muito obrigado. :thumbsup:
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Olá Chingula :)

Ajudaste-me a completar o raciocínio!
É interessante como abordaste aspectos que sabia existirem mas não tinha no momento a mínima percepção de quão úteis eles são na ajuda da compreensão do tema!
Ou seja, é preciso alguém nos falar de determinadas coisas para tomarmos consciência delas!
Muito obrigado. :thumbsup:

Não agradeças, pois o falar de assuntos que nos interessam é sempre agradável. Aprendemos todos uns com os outros e, nesse aspecto, acho que este forum preenche perfeitamente esse campo...
Penso que existem milhares de pessoas a estudar e a investigar...o importante é partilhar as dúvidas e transmitir o que se vai conhecendo...pois todos nós, só aprendemos com o que outros nos ensinam.
Temos é de estar disponíveis para estudar, aprofundar e partilhar os saberes.
A minha certeza é que cada vez tenho mais duvidas em relação a estes temas ...Aquecimento Global...causas naturais ou antropogénicas...não será o desenvolvimento da humanidade um facto natural ?...equilibrios e desiquilibrios...a Física e a Química alertam-nos constantemente para esses factos...Interacção Atmosfera/Oceano...Ciclos Solares, Vento Solar, Radiação Cósmica e Interacção com a Terra..seja na Atmosfera, nos Oceanos, na Litosfera, na Criosfera ou na Biosfera...a síntese de tudo é complicada.
Cumps