Forte chuva de meteoros dia 8 de Outubro de 2011

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Numa hora vi aproximadamente uns 5, 6 meteoritos. Basta olhar directamente para cima que eles têm estado a aparecer de Sueste para Noroeste. :)

No entanto, os satélites e o diria quase intenso tráfego aéreo de e para a Portela batem sem apelo nem agravo as Dracónidas... esperemos que apenas para já! ;)
 


Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
Eu em pouco mais de meia-hora já vi 30, observadas apenas na zona das constelações Cassiopeia-Cefeu-Cisne.

Numa hora vi aproximadamente uns 5, 6 meteoritos. Basta olhar directamente para cima que eles têm estado a aparecer de Sueste para Noroeste. :)

No entanto, os satélites e o diria quase intenso tráfego aéreo de e para a Portela batem sem apelo nem agravo as Dracónidas... esperemos que apenas para já! ;)

Meteoritos:confused: ou talvez meteoros?:D;)
 

godzila

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2008
Mensagens
540
Local
Barragem de santa luzia -600m
Bem, finalizei a observação com 54 meteoros contabilizados.
Em termos de número foi muito animadora de facto mas em brilho foi muito fraquinha.
Fiquei mal habituado com o meteoro que vi outro dia.

de 40 fotos que tirei só esta captou um meteoro digno
6224280478_48c319192c_z.jpg
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
Bem, finalizei a observação com 54 meteoros contabilizados.
Em termos de número foi muito animadora de facto mas em brilho foi muito fraquinha.
Fiquei mal habituado com o meteoro que vi outro dia.

de 40 fotos que tirei só esta captou um meteoro digno
6224280478_48c319192c_z.jpg

Ainda viste bastantes. Também para mim foi muito animadora, foi a primeira noite, que apesar de ter sido em pouco mais de meia-hora, vi 30 meteoros. O brilho também esperava mais:unsure:

Bem apanhado esse:thumbsup:
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Eu ainda apenas contei cerca de 20 :D
 

jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta
Boa noite.
Pela Madeira também se viu qualquer coisa :D , contei 25 em menos de meia hora
Fotografar a que não foi fácil, o melhor que consegui fui isto:
317747_10150346262049860_515334859_8022099_1222981475_n.jpg


desculpa pelo tamanho da imagem, origem é do meu facebook.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Também vi bastantes numa hora de observação, talvez cerca de 1 por minuto/minuto e meio, em média. Pena não ter aparecido nenhum dos grandes.

Em relação ao pico, não sei donde vem isso das 4h, pelo menos nos sites de referência da área, o pico foi o até aqui indicado. De qualquer forma é natural que continuem a ocorrer bastantes nas próximas horas e até nos próximos dias, mas aí em menor quantidade. Nos Açores penso que as melhores horas devem estar agora para começar.

Neste site é possível visualizar o ritmo com que entram na atmosfera:
http://www.meteorscan.com/meteor-live.html
(embora nós não vejamos todos estes, aqui tem aparecido por vezes uns 5 por minuto, e parece-me haver mais agora do que há uma hora ou duas atrás)
 

Kispo

Cumulus
Registo
17 Ago 2008
Mensagens
189
Local
Monte Abraão, Queluz (195m)
tb vi alguns numa média de 1 a cada 1-2minutos! nunca tinha visto :) Houve um particularmente mais intenso. Talvez por volta das 21h de norte para sul, a leste de uma estrela(?) muito brilhante por cima de nós.

Passam a uma velocidade vertiginosa! A q velocidade se deslocam? a uns bons milhares de km/h não?
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Eu em 15min de observação consegui ver nada, nem SE/NE nem SW/NW! Nem uma gota por aqui, quanto mais tempestade.. Também a esta hora começa já a ser complicado observar o que quer que seja, devido à posição da Lua bem alta e quase cheia!
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
tb vi alguns numa média de 1 a cada 1-2minutos! nunca tinha visto :) Houve um particularmente mais intenso. Talvez por volta das 21h de norte para sul, a leste de uma estrela(?) muito brilhante por cima de nós.

Passam a uma velocidade vertiginosa! A q velocidade se deslocam? a uns bons milhares de km/h não?

A uns 72000km/h (20km/s).
 

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
tb vi alguns numa média de 1 a cada 1-2minutos! nunca tinha visto :) Houve um particularmente mais intenso. Talvez por volta das 21h de norte para sul, a leste de uma estrela(?) muito brilhante por cima de nós.

Passam a uma velocidade vertiginosa! A q velocidade se deslocam? a uns bons milhares de km/h não?

Esse intenso que viu não foi um meteoro mas sim um iridium que por acaso fotografei:thumbsup: