Forte chuva de meteoros dia 8 de Outubro de 2011



AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Comecei por me instalar num miradouro junto às Azenhas do Mar, mas sem grandes condições para observar o céu. Havia bastante neblina. O momento mais interessante (20:10) foi quando num espaço de 5 segundos apareceram 3 meteoritos com a origem praticamente no mesmo ponto.

Farto da neblina fui até à Peninha, em Sintra.
Apesar do muito vento, a Peninha revelou-se um grande spot. No local estavam também uma dúzia de pessoas a olhar o céu. Foi engraçada a interacção das pessoas que afinal não se conheciam mas estavam ali para o mesmo.
Aí vi dezenas delas. Muito bom. ;)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Esse intenso que viu não foi um meteoro mas sim um iridium que por acaso fotografei:thumbsup:

Até pode ter visto também um iridium, mas nunca o mesmo dada a distância entre queluz e rio maior, o mesmo iridium vê-se num raio bastante menor que isso.
 

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Meteoritos:confused: ou talvez meteoros?:D;)

Lapsus linguae... :o

Bom, fecho as contas para já em 35, isto porque a Exma. Sra. Dª Lua chegou e disse que o céu afinal é dela e prontos, acabou-se a brincadeira. Tenho também na frente dois chatos holofotes duma discoteca de Lisboa que passam a vida de lá para cá, por isso por aqui contas arrumadas. Linda noite, lindo céu (Cassiopeia magnífica como sempre), excelente tráfego aéreo e espacial, foi porreiro (pá!). :D;)
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
Boas

Bem o destino quis que parte da equipa Meteoalerta viesse morar junta :D fomos ao cabo e acabamos por apanhar algo estranho que vou colocar aqui.

Vou colocar 2 fotos com 30s de exposição, logo 1 minuto de céu, na primeira foto aparece algo estranho, alguém com mais formação que eu e que me possa explicar o que está na foto, o local é perto do cabo Espichel, zona totalmente escura.

chuva%20de%20estrelas1.jpg


chuva%20de%20estrelas2.jpg


A maior actividade que vimos foi antes de arrancar para o cabo, por parvoíce pensávamos que iria-mos ter mais actividade lá , mas acabou por ser fraco eu só vi 1 lá no cabo e isto que aparece na foto não vi mas, também não estavamos a olhar sempre para cima se não um gajo fica tonto :D

Abraços
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
mais uma vez boa noite,

pela zona oeste da ilha terceira, o céu ficou totalmente forrado, e não dá para ver nada:angry:
contudo das 20h ás 21h, mais ou menos, no intercalar das nuvens consegui ver 1 meteoro...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Pessoal mas o pico e por volta das 4h?

De acordo com contagens provisórias, o pico foi pelas 21h10 de Portugal, de resto como foi indicado aqui no fórum. Mas ainda se vêm umas quantas.
As 4 horas que alguma comunicação social nacional referiu já percebi de onde veio o erro, eram as 16 horas da tarde (4pm EDT) na costa leste americana, ou seja, 21h em Portugal :D

DRACONID METEOR UPDATE: According to worldwide observers reporting to the International Meteor Organization, there was indeed an outburst of Draconid meteors on October 8th. Preliminary counts suggest a peak rate of 660 meteors per hour at 2010 UT (4:10 pm EDT).

http://spaceweather.com/