Fotografar tempestades

cmsilva

Cirrus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
1
Local
Alcochete
Boas a todos,

Descobri agora este forum e vejo que é muito interessante toda a troca de conhecimentos associado à meteorologia, fotografia e video.
Eu sou um apaixonado pela fotografia e especialmente pelo tema de fotografar paisagens em inicio de tempestade, trovoada, etc.
Não sendo minimamente conhecedor das técnicas e interpretações dos dados meteorológicos, onde posso encontrar um site que indique previsões de zonas de trovoada com algum rigor em Portugal?
Não é necessário ser uma informação em tempo real ou quase tipo storm chaser.
Obrigado.
 


*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Boas a todos,

Descobri agora este forum e vejo que é muito interessante toda a troca de conhecimentos associado à meteorologia, fotografia e video.
Eu sou um apaixonado pela fotografia e especialmente pelo tema de fotografar paisagens em inicio de tempestade, trovoada, etc.
Não sendo minimamente conhecedor das técnicas e interpretações dos dados meteorológicos, onde posso encontrar um site que indique previsões de zonas de trovoada com algum rigor em Portugal?
Não é necessário ser uma informação em tempo real ou quase tipo storm chaser.
Obrigado.

O melhor que pode fazer é ser visitante assíduo deste fórum e ir lendo os post's recentes como os "seguimentos", assim que se falar em trovada, tem de estar apenas mais alerta.
Pode visitar também este site e colocar lá o nome da localidade e ver quando há previsão de trovoadas.
Outro concelho é o de possuir sempre um rádio portátil que tenha AM/MW. Ao ligar o rádio, sintonize numa qualquer frequência e espera ouvir algum ruído, assim que ouvir, faça dispara o obturador (que deverá estar em longa exposição) da máquina fotográfica.
O ruído é ouvido instantes antes de se ver o relâmpago.
Depois é uma questão de sorte e acertar com o local onde este irá surgir, mas isso é quase instintivo, facilmente se vê isso.


Espero ter ajudado :thumbsup::thumbsup:
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Boa tarde.

Visto que se aproxima bastante animação para esta noite e como nunca consegui fazer fotos de jeito a trovoadas, pergunto-vos qual a técnica para captar esses momentos.

Obrigado
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
tambem e preciso saber trabalhar com ela... :lol:

se quizeres dou te o link do forum onde me indicaram esse site.

Vá estamos a dia 3 e estou á espera do link. ;) Entretanto aproveitei a oportunidade e mesmo não tendo havido grande convectividade, ainda consegui captar umas fotos engraçadas.Experiências...!!!:D:thumbsup: