Fotos/Vídeo - Chuva, Vento, Ondulação forte - 12/17 Novembro 2009 - Evento «JÚLIA»



Weatherman

Cumulus
Registo
27 Nov 2006
Mensagens
145
Local
Vouzela
Evento «JÚLIA» - Chuva, Vento e Ondulação forte -13/18 Novembro 2009

Posso confirmar que foi apenas umas rajadas mais fortes os estragos foram telhas levantadas e arvores partidas. agora posso confirmar que não foi um mini tornado devido aos estragos estarem separados uns bons metros entre eles isto é não tem um seguimento tipo do ponto A ao ponto B. E já agora entre Santa Comba e Mogueirães vão uns bons Kms logo não era mini tornado mais dois, também é perciso ter atenção a altitude da zona que ronda os 700 a 800 metros. Ficam aqui algumas fotos não são da melhor qualidade mas é o que há.
dsc00194z.jpg
[/URL][/IMG]
dsc00196k.jpg
[/URL][/IMG]
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Obrigado pelas fotos Weatherman e precioso testemunho :thumbsup:
Tornado parece estar posto de parte, até pelas notícias mais detalhadas que já apareceram e falam de vento ao longo de várias horas e não de um evento momentâneo.

Vento destrói telhados e desaloja casal

por AMADEU ARAÚJO, Viseu

Na madrugada de sábado, rajadas fortes arrancaram telhados, derrubaram árvores e várias linhas de electricidade e de telefone. Norte e centro estão em alerta amarelo devido ao mau tempo.


Telhados arrancados, árvores derrubadas, várias linhas de electricidade e telefone caídas e muito pânico. Durante mais de três horas, o vento forte deixou um rasto de prejuízos em duas aldeias do concelho de Vouzela e nem uma capela escapou à intempérie. Um casal de idosos ficou desalojado na sequência do mau tempo da madrugada de sábado.

O vento forte "começou a soprar ao fim da noite de sexta-feira, mas com a madrugada aumentou de intensidade", disse ao DN o comandante dos Bombeiros de Vouzela. Joaquim Tavares adiantou que "houve danos em várias dezenas de habitações das aldeias de Santa Comba e Mogarães, na freguesia de Cambra". Em Santa Comba, "um casal de idosos teve de ser retirado de casa, que foi atingida por uma árvore e ficou sem telhado". O casal, com 82 anos, "foi levado para casa de familiares, onde passou a noite", concluiu o comandante.

"Foi uma tempestade brava que deixou as casas todas destelhadas", contou ao DN Luís Almeida, que reside em Santa Comba. "Só se ouvia o vento a soprar e nós tivemos de nos abrigar. Quando amainou e viemos à rua estavam muitas casas sem telhado e árvores arrancadas", precisou o morador. Luísa Esteves contou que a sua casa, em Mogarães, "foi atingida por uma árvore. Só conseguimos sair depois de os bombeiros cortarem os ramos. Foram horas de grande aflição e em que o vento soprou com grande violência", adiantou a mulher. Nas duas aldeias, as populações "viveram momentos de pânico porque o vento soprou com rajadas superiores a 100 km/h", contou o vice-presidente da Câmara de Vouzela. Em Santa Comba "uma árvore de grande porte caiu sobre o telhado da capela e provocou elevados estragos materiais", afirmou Rui Ladeira.

No total houve estragos "em três dezenas de casas, muitas das quais ficaram sem telhado", adiantou o autarca. Durante todo o dia de ontem bombeiros, populares e serviços da autarquia afadigaram-se em pequenos arranjos e consertos para "minorar o agravamento do estado do tempo", lembrou o vice-presidente (ver caixa). Várias estradas tiveram também de ser desobstruídas.

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1421267&seccao=Centro
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)

Henrique

Cumulus
Registo
28 Abr 2007
Mensagens
418
Local
Charneca de Caparica - Almada (67 m)
Re: Evento Especial «JÚLIA»: Litoral Centro - Chuva, Vento e Ondulação forte -Nov/200

Ao regresso a casa, decidi tirar umas quantas fotos.
Escusado será dizer que há muito tempo que não via chover desta maneira. Rios por todo o lado, as estradas converteram-se em pequenos riachos que obviamente dificultaram em demasia a minha rotineira viagem até casa.
De mais importante que tenha observado foi talvez dois carros bloqueados numa rua alagada.

Passo então a mostrar algumas fotos.

A chegada a Cacilhas, com alguns formações interessantes.
Virado a Este.
dsc00060sm.jpg


NO
dsc00061ha.jpg


NO
dsc00062t.jpg


Uma panorâmica 180º mal tirada :P
dsc00064s.jpg


Após alguns minutos, avista-se uma empolgante formação a SO.
dsc00063f.jpg


Já mais proxima.
dsc00066oh.jpg


E eis que começa a festa.
dsc00035d.jpg

dsc00036bs.jpg

dsc00068e.jpg


Ao contrario de alguns membros, não ouvi nem vi nenhuma descarga eléctrica, mas já valeu pela chuvada.

Neste momento tenho 18.8ºC e 90% Hr.