Frio e Neve na Serra da Estrela, Janeiro 2021

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Nos dias 6,7 e 8 deste mês fiz uma escapadela à Serra da Estrela. Muito frio, mas dias de sol e com pouco vento. Paisagens espectaculares e bastante neve. Vestigios acima dos 1000 m e locais de sombra, acima dos 1300 metros a acumulação era muito generosa, especialmente na vertente norte da Serra. Ficam algumas fotos:

yQcE2cR.jpg


Covão d'Ametade

iVxIZUz.jpg


Penhas Douradas

5tWlrwN.jpg


i3FLB4p.jpg


Eb8FK1m.jpg


A lagoa do Vale do Rossim estava completamente congelada com uma espessura que permitia uma pessoa "levezinha" andar em cima sem partir.

Zona da Lagoa Comprida, também ela parcialmente congelada.

sEeh7Bq.jpg


nJ26DBT.jpg


xKO6EJ5.jpg


Vale Glaciar

lrE688G.jpg


Poço do Inferno

6GTTXYY.jpg


Planalto Central

C8QVgJL.jpg


E as temperaturas mais extremas que o meu carro alguma vez registou e que eu talvez tenha sentido na "pele". Neste dia, com brisa, custou-me horrores tirar as luvas por breves segundos para a foto anterior.

ZX9ydD0.jpg
 


PedroNTSantos

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
514
Local
Covilhã [562m]/Algoz (Silves)[49m]
Nos dias 6,7 e 8 deste mês fiz uma escapadela à Serra da Estrela. Muito frio, mas dias de sol e com pouco vento. Paisagens espectaculares e bastante neve. Vestigios acima dos 1000 m e locais de sombra, acima dos 1300 metros a acumulação era muito generosa, especialmente na vertente norte da Serra. Ficam algumas fotos:

yQcE2cR.jpg


Covão d'Ametade

iVxIZUz.jpg


Penhas Douradas

5tWlrwN.jpg


i3FLB4p.jpg


Eb8FK1m.jpg


A lagoa do Vale do Rossim estava completamente congelada com uma espessura que permitia uma pessoa "levezinha" andar em cima sem partir.

Zona da Lagoa Comprida, também ela parcialmente congelada.

sEeh7Bq.jpg


nJ26DBT.jpg


xKO6EJ5.jpg


Vale Glaciar

lrE688G.jpg


Poço do Inferno

6GTTXYY.jpg


Planalto Central

C8QVgJL.jpg


E as temperaturas mais extremas que o meu carro alguma vez registou e que eu talvez tenha sentido na "pele". Neste dia, com brisa, custou-me horrores tirar as luvas por breves segundos para a foto anterior.

ZX9ydD0.jpg
:palmas::uau:
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Nos dias 6,7 e 8 deste mês fiz uma escapadela à Serra da Estrela. Muito frio, mas dias de sol e com pouco vento. Paisagens espectaculares e bastante neve. Vestigios acima dos 1000 m e locais de sombra, acima dos 1300 metros a acumulação era muito generosa, especialmente na vertente norte da Serra. Ficam algumas fotos:

yQcE2cR.jpg


Covão d'Ametade

iVxIZUz.jpg


Penhas Douradas

5tWlrwN.jpg


i3FLB4p.jpg


Eb8FK1m.jpg


A lagoa do Vale do Rossim estava completamente congelada com uma espessura que permitia uma pessoa "levezinha" andar em cima sem partir.

Zona da Lagoa Comprida, também ela parcialmente congelada.

sEeh7Bq.jpg


nJ26DBT.jpg


xKO6EJ5.jpg


Vale Glaciar

lrE688G.jpg


Poço do Inferno

6GTTXYY.jpg


Planalto Central

C8QVgJL.jpg


E as temperaturas mais extremas que o meu carro alguma vez registou e que eu talvez tenha sentido na "pele". Neste dia, com brisa, custou-me horrores tirar as luvas por breves segundos para a foto anterior.

ZX9ydD0.jpg
Grandes registos Jorge! :w00t::thumbsup:
 

Zarb

Cumulus
Registo
20 Jun 2017
Mensagens
112
Local
Cepões de Viseu
Nos dias 6,7 e 8 deste mês fiz uma escapadela à Serra da Estrela. Muito frio, mas dias de sol e com pouco vento. Paisagens espectaculares e bastante neve. Vestigios acima dos 1000 m e locais de sombra, acima dos 1300 metros a acumulação era muito generosa, especialmente na vertente norte da Serra. Ficam algumas fotos:

yQcE2cR.jpg


Covão d'Ametade

iVxIZUz.jpg


Penhas Douradas

5tWlrwN.jpg


i3FLB4p.jpg


Eb8FK1m.jpg


A lagoa do Vale do Rossim estava completamente congelada com uma espessura que permitia uma pessoa "levezinha" andar em cima sem partir.

Zona da Lagoa Comprida, também ela parcialmente congelada.

sEeh7Bq.jpg


nJ26DBT.jpg


xKO6EJ5.jpg


Vale Glaciar

lrE688G.jpg


Poço do Inferno

6GTTXYY.jpg


Planalto Central

C8QVgJL.jpg


E as temperaturas mais extremas que o meu carro alguma vez registou e que eu talvez tenha sentido na "pele". Neste dia, com brisa, custou-me horrores tirar as luvas por breves segundos para a foto anterior.

ZX9ydD0.jpg
Obrigado por teres tirado as luvas. Sou um habitué da Estrela mas raramente a apanho assim tão bonita.
Que belas caminhadas em autonomia que podia combinar agora

Enviado do meu BLA-L29 através do Tapatalk
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Desculpa estar a discordar mas essas fotos não são dos dias que referes e muito menos a temperatura chegou a esse valor. Apenas houve acumulação e pouca acima dos 1700m que derreteu logo no dia a seguir na sua totalidade por causa da chuva. Penso que não seja necessário colocar aqui imagens das webcams desse dia. A Serra é sempre bonita agora temos de ser sérios. Obrigado pela partilha das fotos estão excelentes.
Estas imagens são de 2021 (ano passado), e no ano passado havia sim bastante neve na Serra da Estrela por esta altura do ano. Nevou bastante em dezembro por lá, e devido ao tempo frio a neve permaneceu durante mais de metade do mês de janeiro. :)
 
  • Gosto
Reactions: Aine

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Estas imagens são de 2021 (ano passado), e no ano passado havia sim bastante neve na Serra da Estrela por esta altura do ano. Nevou bastante em dezembro por lá, e devido ao tempo frio a neve permaneceu durante mais de metade do mês de janeiro. :)
Erro meu não reparei que era de 2021. Peço desculpa ehehe
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial