Furacão EDOUARD (Atlântico 2014 #AL05)

rubenpires93

Cumulus
Registo
13 Abr 2010
Mensagens
280
Local
Castelo Branco (400)
Vários modelos colocam ainda este sistema a atravessar os Açores. O GFS prevê que quando este sistema se aproximar do arquipélago, do Grupo Ocidental, se movimente para SE, passando a sul das ilhas.


4BHQFcO.jpg
Mas aqui é que está a chave para o prolongamento da instabilidade para nós!
Pois há chances de este sistema na altura se acopele com a depressão que anda aqui ao largo.. Veremos, temos de ter olho bem vivo sobre os modelos e sobre estes sistemas ;) :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Afgdr


james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Mas aqui é que está a chave para o prolongamento da instabilidade para nós!
Pois há chances de este sistema na altura se acopele com a depressão que anda aqui ao largo.. Veremos, temos de ter olho bem vivo sobre os modelos e sobre estes sistemas ;) :thumbsup:



E estamos numa altura crítica , ou seja , olhando ao historial , muitas vezes é nesta altura do ano que este tipo de depressões tropicais se aproximam do Continente .

A acompanhar com atenção . . .
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Será que vai chegar aos Açores com bastante intensidade? Será que vai passar ao lado? Será que vai morrer aos nossos pés? Aguardem os próximos desenvolvimentos ;)

Ainda é cedo, está tudo por um fio..

Creio que os mapas do jetstream são importantes, pois se o furacão/tempestade tropical se cruzar com o jet stream, é como se diz "apanhada na circulação". Observando os mapas do jet stream para 19/20 de setembro (data em que se aproxima dos açores), parece que o jet se dirige para norte, o que significa que muito provavelmente a tempestade seguirá o mesmo caminho, o NE dos açores em direção às ilhas britânicas:

http://www.meteociel.fr/modeles/gfse_cartes.php?ech=6&code=0&mode=5

Mas lá está, parece-me que o jet passa a uma latitude superior, a uma distância de segurança, o suficiente para não se cruzar com a rota da tempestade. Se assim for, seguirá direitinha para os Açores, caso contrário é transportada pelo jet stream.

É seguir os mapas do jetstream, até dia 20!

Corrijam-me se estiver enganado, sou iniciado nestas coisas, mas quero aprender mais! :thumbsup:
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Se as previsões não se alterarem muito, vamos apanhar apenas com chuva forte, ou seja nada que já não seja novidade por estas bandas.

Troquemos a palavra Furacão por ciclone, ou depressão muito cavada, que vão ver que o impacto é logo outro...

Furacão propriamente dito, já era (no tempo da guerra)...
 
  • Gosto
Reactions: Tstorm

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Mas aqui é que está a chave para o prolongamento da instabilidade para nós!
Pois há chances de este sistema na altura se acopele com a depressão que anda aqui ao largo.. Veremos, temos de ter olho bem vivo sobre os modelos e sobre estes sistemas ;) :thumbsup:

Este furacão na minha opinião já tem os dias contados Ruben.

É mais fácil chegar aos Açores ainda com "vida" do que ao continente, e parece (pelo que os modelos apresentam) que ele ao chegar aos Açores vai começar a perder as suas características tropicais devido à injecção de ar frio presente nesta Região causado por uma depressão em altitude, o que cai logo por terra com toda e qualquer expectativa de ver este sistema ainda vivo e de boa saúde...

Depois de ter passado os Açores parece que pode-se aglutinar a uma depressão, e aí definitivamente poderá morrer por completo, não sem antes poder energizar esta mesma depressão, logo, tudo o que conseguir chegar aí já nem será furacão, nem tempestade, mas sim uma mera depressão cavada....
...ainda se as águas do Continente estivessem à mesma temperatura que as dos Açores, talvez ainda pudesse haver alguma esperança num possível "Ressuscitamento" do sistema, mas, como não é o caso, o Continente pode dormir descansado.
 
  • Gosto
Reactions: Tstorm

rubenpires93

Cumulus
Registo
13 Abr 2010
Mensagens
280
Local
Castelo Branco (400)
Este furacão na minha opinião já tem os dias contados Ruben.

É mais fácil chegar aos Açores ainda com "vida" do que ao continente, e parece (pelo que os modelos apresentam) que ele ao chegar aos Açores vai começar a perder as suas características tropicais devido à injecção de ar frio presente nesta Região causado por uma depressão em altitude, o que cai logo por terra com toda e qualquer expectativa de ver este sistema ainda vivo e de boa saúde...

Depois de ter passado os Açores parece que pode-se aglutinar a uma depressão, e aí definitivamente poderá morrer por completo, não sem antes poder energizar esta mesma depressão, logo, tudo o que conseguir chegar aí já nem será furacão, nem tempestade, mas sim uma mera depressão cavada....
...ainda se as águas do Continente estivessem à mesma temperatura que as dos Açores, talvez ainda pudesse haver alguma esperança num possível "Ressuscitamento" do sistema, mas, como não é o caso, o Continente pode dormir descansado.

Ora nem mais, eu não disse que chegaria como Furacão a lado nenhum, bem sei que as chances de passar um furacão nos Açores são mais elevadas que no Continente e mesmo nos Açores não é assim tão fácil..

Coloquei a negrito aquilo que eu penso sobre este mesmo sistema tropical de momento Furacão e a tal depressão que anda por aqui entre Açores e Continente que tem perturbado o estado do tempo em todo o PT incluindo ilhas ;)

Mas agora há outra coisa as água aqui na zona estão acima da média, sei que são temperaturas frias para sistemas tropicais, mas a alimentação deste sistema tropical Edouard com a tal depressão e anomalia SST+ aqui na zona (=) significa prolongamento da instabilidade de 20/09 em diante!! :thumbsup:

Foi isto que quis diz ;)
 
  • Gosto
Reactions: Tstorm

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Ora nem mais, eu não disse que chegaria como Furacão a lado nenhum, bem sei que as chances de passar um furacão nos Açores são mais elevadas que no Continente e mesmo nos Açores não é assim tão fácil..

Coloquei a negrito aquilo que eu penso sobre este mesmo sistema tropical de momento Furacão e a tal depressão que anda por aqui entre Açores e Continente que tem perturbado o estado do tempo em todo o PT incluindo ilhas ;)

Mas agora há outra coisa as água aqui na zona estão acima da média, sei que são temperaturas frias para sistemas tropicais, mas a alimentação deste sistema tropical Edouard com a tal depressão e anomalia SST+ aqui na zona (=) significa prolongamento da instabilidade de 20/09 em diante!! :thumbsup:

Foi isto que quis diz ;)

Pois, de facto é isso, instabilidade normal que não passará apenas do mesmo de sempre : chuva+trovoada+vento . Resumindo, o mesmo de sempre.

Animação tropical "verdadeira" como manda a lei, parece que não vai ser desta, e muito possivelmente nem da próxima...

Contentemos-nos com "restos" :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: Tstorm

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Edouard está quase a tornar-se um major hurricane.

Desloca-se para NW com ventos máximos sustentados de 175 km/h, muito próximo de ser considerado um furacão de categoria 3.

Pressão mínima: 963 mb/hPa


ahzH6e7.jpg





O NHC prevê-se que este sistema continue o seu movimento para NW, seguindo depois para N. Posteriormente, está previsto que se movimente para NE, progredindo depois para SE, aproximando-se das ilhas dos Açores já como ciclone pós-tropical.


3zh7SiO.jpg
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
O Furacão Edouard desloca-se para NNW com a mesma força, com ventos máximos sustentados de 175 km/h. Deverá intensificar-se hoje, terça, aumentado para categoria 3, começando a enfraquecer na quarta.

O olho deste sistema está muito mais definido, como se pode ver na imagem de satélite abaixo.



WyBLcFG.jpg





O NHC continua a prever que o Furacão Edouard se aproxime dos Açores já como ciclone pós-tropical.


jdZLI43.jpg