E os modelos apontam para uma trajectória de leste a partir de 6ªfeira e no início da próxima semana os restos chegarão ao estreito GIBRALTAR DE NOVO!
Epsilon já é furacão. Um furacão de categoria 1 com vento médio de 120 km/h e 987mb de pressão no centro.
Penso que não mas..., o que há de assinalar também é que existe um padrão semelhante ao que ocorreu durante as décadas de 30/40 e 50, isto é a formação de sistemas tropicais em Outubro e no Mar das Caraíbas e inclusivé em Dezembro. Neste caso penso que irá afectar os Açores mas ainda falta muito a ver vamos podem ver os percursos dos sistemas tropicais a partir de 1928 neste link (alterem a data no endereço para irem avançando: http://www.nhc.noaa.gov/tracks/1928.gif Um abraço
Incrível, o furacão Epsilon mantém-se na Cat 1 apesar de ter já subido mais de 1º de latitude (desde que se tornou furacão) e como tal deve ter entrado em águas mais frias. No entanto, em vez de debilitar-se, está cada vez mais profundo. A última medição indica uma pressão de 985hPa com ventos de 130km/h.
Epsilon perdeu força e passou novamente a tempestade tropical com vento médio de 111 km/h e uma pressão de 990mb.
O Epsilon voltou a ganhar força e é novamente um furacão com vento médio de 130 km/h e uma pressão de 982 mb.
Está com uma trajectória totalmente imprevisível. Depois de vários dias em direcção a Oeste parece estar a querer mudar para o sentido totalmente oposto...
O Epsilon é agora uma simples Depressão Tropical. Os últimos dados indicam 1006mb de pressão e ventos de 55km/h.... Adeus Epsilon!! (ou não? )