Furacão Gordon (Atlântico 2006)

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Parece que contra as espectativas, o furacão Gordon intensificou-se e tornou-se um furacão de cat. 3. Segundo a trajectória prevista, passará ao largo dos Açores...

gordon.gif


O relatório do NHC:


BOLETIN
HURACAN GORDON ADVERTENCIA NUMERO 13
NWS TPC/CENTRO NACIONAL DE HURACANES MIAMI FL AL072006
500 PM EDT MIERCOLES 13 DE SEPTIEMBRE DE 2006

...GORDON SE CONVIERTE EN UN HURACAN PODEROSOS CON VIENTOS DE 120
MPH...MOVIENDOSE HACIA MAR ABIERTO...

A LAS 1100 PM EDT...0300Z..EL CENTRO DE HURACAN GORDON ESTABA
LOCALIZADO CERCA DE LA LATITUD 27.8 NORTE...LONGITUD 57.1 OESTE O
COMO A 555 MILLAS...895 KM...AL ESTE SURESTE DE BERMUDA.

GORDON SE ESTA MOVIENDO HACIA EL NOR NORESTE A CERCA DE 13 MPH...20
KM/HR Y SE ESPERA QUE REDUZCA SU VELOCIDAD DURANTE EL POXIMO DIA O
DOS.

LOS VIENTOS MAXIMOS SOSTENIDOS ESTAN A CERCA DE 120 MPH...195
KM/HR... CON RAFAGAS MAS FUERTES. ESTO CONVIERTE A GORDON EN UN
PODEROSO HURACAN CATEGORIA TRES EN LA ESCALA SAFFIR-SIMPSON.
ALGUNAS FLUCTUACIONES EN SU INTENSIDAD SON PROBABLE DURANTE LAS
PROXIMAS 12 A 24 HORAS.

LOS VIENTOS CON FUERZA DE HURACAN SE EXTIENDEN HASTA 30 MILLAS... 45
KM DEL CENTRO Y LOS VIENTOS CON FUERZA DE TORMENTA TROPICAL SE
EXTIENDEN AFUERA HASTA 140 MILLAS...220 KM DEL CENTRO.

LA PRESION MINIMA CENTRAL ESTIMADA ES DE 955 MILIBARAS...28.20
PULGADAS.

REPITIENDO LA POSICION A LAS 1100 PM EDT...27.8 NORTE...57.1 OESTE.
SE MUEVE...AL NOR NORESTETE A CERCA DE 13 MPH. VIENTOS MAXIMOS
SOSTENIDOS... 120 MPH. PRESION MINIMA CENTRAL...955 MILIBARAS.

LA PROXIMA ADVERTENCIA SERA EMITIDA POR EL CENTRO NACIONAL DE
HURACANES A LAS 500 AM EDT.
 


Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Re: Furacão Gordon em cat. 3

O furacão gordon mantém a cat. 3 com ventos de 195 km/h. A pressão está a 955 hPA.
Os Açores poderão vir a ser afectados mesmo que indirectamente, mas tudo dependerá da evolução do furacão e depois da possível tempestade tropical. Não está também afastada a possibilidade de Portugal continental estar na rota deste sistema, mas só as próximas previsões poderão confirmar ou não estas suspeitas.

gordon1.gif


gordon2.jpg
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Re: Furacão Gordon em cat. 3

O furacão gordon mantém a cat. 3 com ventos de 195 km/h. A pressão está a 955 hPA.
Os Açores poderão vir a ser afectados mesmo que indirectamente, mas tudo dependerá da evolução do furacão e depois da possível tempestade tropical. Não está também afastada a possibilidade de Portugal continental estar na rota deste sistema, mas só as próximas previsões poderão confirmar ou não estas suspeitas.

gordon1.gif


gordon2.jpg

Cheira-me que o GORDON já não nos foge, talvez infelizmente :angry: :angry: :angry: . Acho que está forte demais para os Açores poderem lidar com esta situação.

Para quando a criação de uma entidade que estude e lide com os furacões em Portugal? Começam a ser demais os que nos chegam e tentam chegar :disgust:
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Re: Furacão Gordon em cat. 3

Cheira-me que o GORDON já não nos foge, talvez infelizmente :angry: :angry: :angry: . Acho que está forte demais para os Açores poderem lidar com esta situação.

Para quando a criação de uma entidade que estude e lide com os furacões em Portugal? Começam a ser demais os que nos chegam e tentam chegar :disgust:

O furacão deve perder força e talvez quando estiver perto dos Açores seja "apenas" uma tempestade tropical, mas claro, isto se as previsões actuais sairem certas, o que a probabilidade de isso acontecer é ...:rolleyes:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Re: Furacão Gordon em cat. 3

Bem, os Açores já foram atingidos várias vezes por tempestades tropicais.

Por exemplo em 1998.

1998_Atlantic_hurricane_season_map.png
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Re: Furacão Gordon em cat. 3

Bem, os Açores já foram atingidos várias vezes por tempestades tropicais.

Por exemplo em 1998.

E já agora Portugal Continental, embora já estivesse como extratropical nessa imagem...
Mas não há duas tempestades iguais, e é essa incerteza que faz a expectativa de o Gordon e quem sabe a helene poder vir para estas bandas.
A circulação este ano está muito mais a leste do que é normal, e é quase caso para dizer que tudo é possível!
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Re: Furacão Gordon em cat. 3

Como é bem sabido o que mais me fascina é o tempo frio e a neve, por isso, e desculpem-me os que se interessam por este tipo de fenómenos, prefiro que nenhum monstro destes passe por nós nem perto nem longe! :hehe: :disgust:
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Re: Furacão Gordon em cat. 3

Como é bem sabido o que mais me fascina é o tempo frio e a neve, por isso, e desculpem-me os que se interessam por este tipo de fenómenos, prefiro que nenhum monstro destes passe por nós nem perto nem longe! :hehe: :disgust:

Embora os furacões fascinem, eles que andem por lá que para "nós" basta os vermos de satélite. Com um pouco de entusiasmo e perdemos a noção da força e poder de destruição que causaria se passa-se por cá. Esperemos que não.
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Re: Furacão Gordon em cat. 3

Como é bem sabido o que mais me fascina é o tempo frio e a neve, por isso, e desculpem-me os que se interessam por este tipo de fenómenos, prefiro que nenhum monstro destes passe por nós nem perto nem longe! :hehe: :disgust:

Tb não gosto deste animais :disgust: , mas infelizmente , a meu ver para podermos dar o "salto2 para a mini idade do gelo temos de aguentar mais 3 anos destes amigos a rondar-nos:cool:
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Re: Furacão Gordon em cat. 3

Tb não gosto deste animais :disgust: , mas infelizmente , a meu ver para podermos dar o "salto2 para a mini idade do gelo temos de aguentar mais 3 anos destes amigos a rondar-nos:cool:

Mini-idade do gelo daqui a 3 anos? Não sei se será assim tão rápido. Digo até sinceramente que olhando para diversos dados, tanto me sugerem aquecimento como outros me sugerem arrefecimento global e até dados que mostram alguma normalidade pelas próximas décadas.
(Não que alguma das hipóteses seja boa, mas preferia a mini-idade do gelo :) . )
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Furacão Gordon

Furacão gordon diminuiu a intensidade, agora com ventos de 160km/h, e em cat. 2. A pressão está nos 973mb. As previsões mais recentes afastam a possibilidade de passar por Portugal.

gordon7.gif

Boas,

As mais recentes previsões apontam o contrário, isto é o seu fluxo extratropical ´poderá afectar Portugal e os Açores já não escapam:(