Formou-se a Depressão Tropical Nove (DT9). Move-se para NW a 8 mph (cerca de 13 km/h) com ventos máximos sustentados de 30 mph (cerca de 48 km/h) e uma pressão mínima central de 1009 hPa. No sábado, deverá rodar para NNW. 22h30 UTC Deverá aproximar-se das Bahamas do Noroeste e, depois, movimentar-se a E da costa leste da Flórida. Trajeto previsto e cone de incerteza (NHC) Rotas previstas pelos modelos A maioria dos modelos apresenta a mesma tendência de trajetória. Estão em vigor os seguintes avisos/alertas: Espera-se que este sistema gere acumulados de: - 50 a 100 mm, com quantidades isoladas de 150 mm nas Bahamas; - 50 a 100 mm na Costa Atlântica dos EUA, desde a Flórida Central até à Carolina do Sul. No que diz respeito à intensidade, prevê-se uma intensificação gradual do sistema ao longo dos próximos dias. Deverá tornar-se uma tempestade tropical amanhã, sendo Humberto o próximo nome da lista, e poderá chegar à categoria de furacão no dia 16. Apenas 2 modelos colocam este sistema a atingir a categoria de major hurricane (cat3+).
A DT 9 intensificou-se nas últimas horas (+10 mph) e é agora uma tempestade tropical - TT Humberto - com ventos máximos sustentados de 40 mph (64 km/h). Movimenta-se para NW a 6 mph (10 km/h). A pressão mínima central é 1008 hPa. 03h00 UTC Rota prevista NHC Não deverá fazer landfall nas ilhas Ábaco nem na Grande Bahama. A Bermuda pode vir a ser afetada pelo Humberto como furacão. Mantém-se a previsão de fortalecimento do Humberto nos próximos dias, que se tornará furacão em 2/3 dias. Foi descontinuado o alerta de tempestade tropical para a Costa Leste da Flórida.
Neste modelo o ciclone, intenso, passaria ao largo da Bermuda e pouco depois começaria a transição extra-tropical. Continua a não aparecer ser uma ameaça relevante para os Açores mas ainda falta muito tempo.
O Humberto está mais forte, com ventos máximos sustentados de 70 mi/h (cerca de 113 km/h) e rajadas superiores. A pressão mínima central está nos 989 hPa. Às 23h45 UTC, apresentava-se assim: Movimenta-se para N a 6 mi/h (cerca de 10 km/h). Espera-se que continue esse movimento nas próximas horas, rumando depois para NE e, seguidamente, para NE/ENE. Esta é a rota prevista pelo NHC. Há probabilidade de afetar a Bermuda, podendo esta sofrer efeitos de furacão cat 2. Nenhum modelo coloca o Humberto a fazer landfall na Bermuda, estando posicionado a NW da Bermuda por muitos modelos. Um modelo coloca o sistema a passar pelos Açores. Apresenta ventos com força de tempestade tropical ainda (<74 mph), mas deverá intensificar-se ao longo dos próximos dias, atingindo a categoria de furacão em breve. Prevê-se um pico de intensidade de 110 mph (forte furacão cat 2) no dia 18. Há consenso nos modelos de que o Humberto se torne furacão nas próximas 12-24h. Apenas 1 dos modelos coloca o Humberto a atingir a cat 3 (major hurricane).
O Humberto intensificou-se ligeiramente (+5 mph) e é agora um furacão - o 3º da época - com ventos máximos sustentados de 75 mph ≈ 121 km/h e rajadas da ordem das 92 mph ≈ 148 km/h. A pressão mínima central baixou para os 988 hPa (-1 hPa). 03h10 UTC Abrandou a sua velocidade (3 mph ≈ 5 km/h) e curvou para NE. Posteriormente, deverá mudar de direção para ENE e acelerar. É provável que a Bermuda comece a sentir os efeitos do Humberto a partir de quarta. Previsão de rota e cone de incerteza (NHC) Mantém-se a previsão de fortalecimento gradual do Humberto, atingindo um pico de intensidade às 72h (dia 19) de 110 mph (cat 2 forte).
Daqui a 1 hora há mais um aviso. Para ilustrar o negrito acima assinalado: Este Humberto pode passar mais perto da Bermuda do que o Humberto de 2001.
O Humberto continua a intensificar-se. Move-se para ENE a 7 mph ≈ 11 km/h com ventos máximos sustentados de 90 mph ≈ 145 km/h e rajadas até 115 mph ≈ 185 km/h. A pressão mínima central é de 966 hPa. Imagem de satélite das 01h40 UTC Trajeto + cone de incerteza (NHC) Deverá manter este rumo nas próximas horas, com um posterior aumento na velocidade de deslocamento. Foi ativado um alerta de tempestade tropical (Tropical Storm Watch) para a Bermuda, que deverá começar a sentir os efeitos a nível de precipitação e de ondulação a partir de hoje e a nível de vento a partir de quarta. É considerado ainda um furacão cat 1 (< 96 mph), no entanto deverá continuar a ganhar intensidade, estando previsto neste momento que atinja a categoria de major hurricane ainda hoje e um pico de intensidade de 115 mph amanhã, dia 18.
O Humberto é agora um furacão cat 2 com ventos máximos sustentados de 100 mph ≈ 161 km/h e rajadas superiores. A pressão mínima central encontra-se nos 961 mb. Movimenta-se para ENE a 8 mph ≈ 13 km/h. 13h52 UTC Foi alterado o alerta de tempestade tropical (watch) para a Bermuda para um aviso de tempestade tropical (warning).
O olho do Humberto está a ficar mais definido. Foi emitido um alerta de furacão para a Bermuda, que se junta ao aviso de tempestade tropical anteriormente emitido.
O Humberto intensificou-se ligeiramente (+5 mph ≈ 8 km/h). Apresenta ventos máximos sustentaoos de 105 mph ≈ 169 km/h, podendo as rajadas atingir os 127 mph ≈ 204 km/h. A pressão mínima central está nos 960 mb. 21h40 UTC Rota atualmente prevista pelo NHC Neste momento, avança para ENE a 12 mph ≈ 19 km/h. Deverá manter este rumo nos próximos 2 dias, com um aumento da velocidade de deslocamento e depois mudar de direção para NE. Deverá passar a NW e N da Bermuda. Foram, entretanto, substituídos o aviso e alerta anteriores por um aviso de furacão para a Bermuda. Deverá continuar a intensificar-se nas próximas horas. Prevê-se que atinja amanhã a cat 3 (major hurricane). O Humberto poderá gerar acumulados da ordem dos 50 a 100 mm, isoladamente 150 mm. Poderá causar uma sobreelevação do nível do mar entre 0,3 e 0,9 m na costa S da Bermuda.
O Humberto é agora um major hurricane, o 2º da época. É um furacão cat 3 com ventos máximos sustentados de 115 mph ≈ 185 km/h. A pressão mínima baixou para os 951 mb (-9 mb). 00h02 UTC Os efeitos do Humberto a nível de vento fazer-se-ão sentir a partir de hoje, com os primeiros ventos com força de tempestade tropical a chegarem à Bermuda pela tarde.
O Humberto mantém a sua intensidade - 115 mph, cerca de 185 km/h - com rajadas até 138 mph, cerca de 222 km/h. 03h12 UTC Previsão de rota + cone de incerteza (NHC) Movimento previsto: ENE (atual), depois NE/NNE. A rota atualmente prevista aponta para uma passagem do Humberto a NW e N da Bermuda ainda como major hurricane, na cat 3. A Bermuda não está sequer no cone. Previsão de rota pelos modelos Os modelos não prevêem qualquer aproximação do sistema dos Açores. Deverá manter a intensidade nas próximas horas, começando a enfraquecer a partir de quinta, dia 19. A partir de dia 21, poderá entrar numa fase de transição extratropical. A maioria dos modelos mostra essa tendência de permanecer na cat 3 durante as próximas 12-36h. Apenas 1 modelo coloca o Humberto a atingir a cat 4.