Furacão IRENE (Atlântico 2011 #AL09)

Tópico em 'Tempo Tropical' iniciado por Vince 21 Ago 2011 às 09:22.

1. Danilo2012

Danilo2012
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    18 Abr 2010
    Local:
    Japao,Nagano 720m 36N
    Esse video me lembra quando eu morava na ilha de sado no estado de niigata japao e uma vez fui na praia numa tempestade de inverno os ventos erao parecido a este video era possivel ate voar um pouco se pulasse contra o vento.

A velocidade das nuvens sao incriveis no video !

2. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    :D:D:D

#122 Mário Barros, 28 Ago 2011 às 15:38
    Editado por um moderador: 21 Set 2014 às 03:52
  3. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    As coisas não correram mal em NY onde Irene chegou como Tempestade Tropical. Apesar de já terem morrido ao todo 14 pessoas, na última hora tenho lido imensa gente a gozar com a situação no twitter ilustrando com fotos mensagens (ver em baixo) a falar dos graves danos da passagem da Irene.

Enfim, é sempre assim, há pessoas estúpidas e no dia que a coisa correr mal a lei de Darwin tratará dos estúpidos, pena que depois muitas vezes outros tenham que arriscar as vidas para salvar aqueles que não tomaram precauções.

4. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
  5. adiabático

adiabático
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    19 Nov 2007
    Local:
    Lumiar
    Apesar de me gostar da atitude "non-chalant" dos nova-iorquinos, a verdade é que tiveram imensa sorte. A tempestade perdeu muita intensidade com a passagem sobre a Carolina do Norte e teve uma intromissão de ar seco proveniente do continente americano, quando atingiu NY a maior parte da precipitação estava no quadrante Norte e o centro já estava praticamente exposto a Sul. Se tivesse tido um trajecto um pouco mais para Este, a temperatura da água do mar ainda era suficiente para manter uma intensidade maior. Não me parece que as medidas tomadas pelas autoridades (evacuações, fecho do sistema de transporte público) tenham sido exageradas. Faltou muito pouco para que a baixa de Manhattan sofresse inundações muito mais graves do que as que efectivamente se verificaram.

6. irpsit

irpsit
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Inverness, Escocia
    A tempestade que já não é tropical, mas que ainda apresenta ventos fortes segundo o accuweather, está agora a nordeste do Canadá. Parece-me pelo satélite que os vestígios para virar agora mais para sudeste. Não vêm para cá onde vivo na Islândia, mas irão passar no Reino Unido ou Portugal. Estes vestígios como contém sempre algum vestígio de ar tropical podem ocorrer sempre como depressões algo fortes.

Collapse Signature Expandir Assinatura
  7. Pedro F

Pedro F
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    20 Jan 2009
    Local:
    Torres Novas (68 m)
  8. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Os ventos mais fortes estiveram sempre do sector Leste do ciclone e provavelmente registaram-se sobre água. O NHC nas discussions nunca escondeu que estava a ser um pouco "generoso" pois os aviões encontravam vento ao nível do voo que estimados na superficie seriam de furacão, mas as medições a certa altura com o SFMR (Stepped Frequency Microwave Radiometer) de facto não os encontravam. Mas a fronteira era muito ténue e basta haver convecção mais intensa para esses ventos baixarem à superfície. E é preciso também não esquecer que nem toda a gente está ao nível do mar, o vento que faz num aranha-céus é mais forte do que cá em baixo nas ruas, etc.

Depois das coisas acontecerem é sempre fácil polemizar muita coisa, a meu ver as coisas correram bem, quer ao NHC quer às entidades públicas. Fechar estradas e interromper a circulação de metro em NY por exemplo foi acertado, houve inundações nas estradas, e houve inundações nos tuneis, houve cortes de electricidade, tudo isso teria um grande impacto se nas estradas e vias ferroviárias circulassem pessoas que depois ficariam retidas gerando grandes dores de cabeça às autoridades caso as coisas se complicassem.

A única coisa que é preciso explicar aos nova-iorquinos é que aquilo que tiveram foi uma tempestade tropical e não um furacão, e que para a próxima ajam sempre preventivamente de acordo com os avisos.

A ciência evoluiu muito mas ainda tem muitas limitações, no caso do Irene o maior problema com as previsões julgo ter sido o ERC (Eyewall replacement cycle) do qual a Irene nunca chegou a recuperar desde as Bahamas, o que foi permitindo ingestão de ar seco no núcleo, e é muito difícil saber se dum momento para o outro ela se recompunha e fechava novamente as paredes do olho, e se isso acontecesse podia muito bem explodir de novo de forma muito rápida, e quando lidamos com um áreas metropolitanas onde vivem largas dezenas de milhões de pessoas não é em meia hora que depois lhes vamos dizer, olha, cuidado, afinal a Irene está a intensificar-se muito.

9. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Segundo o CHC (Centro de Furacões do Canadá) o remanescente da IRENE ontem ainda pulverizou vários recordes de precipitação no Quebec, Canadá

http://www.atl.ec.gc.ca/weather/hurricane/bulletins/20110829203305.Irene.info.txt.en

10. Knyght

Knyght
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Mai 2009
    Local:
    Madeira - Funchal
    A questão de estar tudo ordenado em situação de crise facilita tudo e dá sem dúvida uma tranquilidade enganadora. Lembro-me bem do 20 de Fevereiro que por ser sábado só fez 40 e poucos Mortos. Rua como a Pena na Segunda aquelas horas estaria engarrafada por causa das 3 escolas existentes nessa zona.

A calma aparente é estranha e traiçoeira.

Collapse Signature Expandir Assinatura

Partilhar esta Página