Furacão Irma

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Pelo radar parece que está a ocorrer uma substituição da eyewall. Daí ter abrandado.

Há pouco referi-me a isso, daí referir a oscilação para norte!

@Orion utilizo este: http://www.ssd.noaa.gov/PS/TROP/floaters/11L/imagery/vis_lalo-animated.gif

A tempestade é muito potente e daí seja provável uma trajetória errática por vezes. A diferença do trajeto previsto ao atual apenas é de poucas milhas e daí não poder afirmar uma fuga da tempestade mais para Oeste.
A tempestade está com deslocamento lento, mas, estacionária não.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Teya


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Fui confirmar. O aviso 43a saiu há 25 minutos. A posição do olho foi alterada mas o trajeto global continua o mesmo.

Entre as 20h e as 23 pela mesma imagem, pode ver-se perfeitamente que não houve a movimentação que tem havido nas horas anteriores, e por isso sim, tem estado praticamente parado comparativamente à movimentação anterior. Pode estar a formar uma nova 'eye wall' e a renovar-se.

A tempestade é muito potente e daí seja provável uma trajetória errática por vezes. A diferença do trajeto previsto ao atual apenas é de poucas milhas e daí não poder afirmar uma fuga da tempestade mais para Oeste.
A tempestade está com deslocamento lento, mas, estacionária não.

b6MaHoT.gif


Infelizmente é mais vento e chuva para Cuba mas bom para a Flórida já que o furacão lá vai sendo desgastado.

Às 03h UTC será publicado o aviso 44 com novas estimativas de vento.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
O abrandar, também poderá ser sinónimo de mudança de direção. Daí todos nós termos alguma razão
A qual poderá estar para muito em breve.

Para "glória" do ECM.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
O abrandar, também poderá ser sinónimo de mudança de direção. Daí todos nós termos alguma razão
emoji28.png

A qual poderá estar para muito em breve.

Em teoria o desvio do olho está previsto:

RkhizCp.gif


O pior mesmo é a insistência de alguns modelos (incluindo o ECM) na passagem paralela à costa. Os danos serão mais desequilibrados para júbilo de uns e desânimo de outros.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Favor ignorar as cores na legenda. A animação não ficou grande coisa mas o que interessa é o plano geral.

O WRF cubano parece-me minimamente realista não?

GJOFSNC.gif


Se daqui a 1 hora o olho estiver no mesmo local aí sim. A coisa não está a acontecer como planeado :D

Ainda há poucas imagens mas parece que o movimento para norte/noroeste começou (ver os 3 últimos frames) -> http://www.ssd.noaa.gov/goes/east/wfo/eyw/h5-mloop-ft.html
 
Última edição:

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Parece estar a funcionar bem...mas é possível essa rajada? :confused:

Os anemómetros têm um limite máximo de velocidade, quando atingem esse limite começam a debitar informação falsa.
Experiência própria... :) poderá haver outros factores que levem a valores atrofiados, influencia da água...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,802
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
Os primeiros efeitos do furacão Irma já se faziam sentir na Florida, apesar de o olho da tempestade ainda estar a mais de 300 km sobre o norte de Cuba, quando o governador deste estado norte-americano, Rick Scott, voltou aos ecrãs de televisão para um último alerta. "Se receberam ordens de evacuação, saiam agora. Não é esta noite. É agora. Assim que a tempestade chegar, as forças de segurança não vos podem salvar", disse, alertando para o risco de subida do nível das águas 4,5 metros acima do normal. "Pensem nisso, vai cobrir as vossas casas. Vocês não vão sobreviver."

http://www.dn.pt/mundo/interior/voc...tes-da-chegada-do-irma-a-florida-8759358.html