Furacão KIRK (Atlântico 2012 #AL11)

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Nova Tempestade tropical, embora esteja com aspecto de estar a enfrentar dificuldades

QFd4i.gif


Bsey0.jpg
 


FranciscoSR

Cumulus
Registo
17 Ago 2012
Mensagens
149
Local
Ponta Delgada
Acho que é quase-inédito passarem dois furacões perto dos Açores, em menos de um mês. O Gordon fez das suas... e este passa pertinho. Para mim, já é uma diferença que se nota ao longo dos anos. Esou pouco informado, talvez já houve anos piores lol
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
No NHC são profissionais mas eu não me fio nem um pouco no Kirk... De sábado para domingo não deve subir o atlântico tão rapidamente...
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Acho que é quase-inédito passarem dois furacões perto dos Açores, em menos de um mês. O Gordon fez das suas... e este passa pertinho. Para mim, já é uma diferença que se nota ao longo dos anos. Esou pouco informado, talvez já houve anos piores lol

Que eu saiba houve pelo menos 1 ano em que dois sistemas tropicais passaram pelos Açores e com pouco tempo de intervalo, foi em 1992, nesse ano as tempestades BONNIE e CHARLEY passaram pelo Arquipélago. ;)
 

AzoreanShark

Cirrus
Registo
13 Mar 2012
Mensagens
61
Local
Açores
Tive a pesquisar pela Internet, e é mais provável ir para mais longe dos Açores do que para mais próximo, pelas trajectórias que vi por aí... Está previsto que se torne um Major de categoria 4.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O Kirk é um pequeno e compacto furacão que nesta altura o NHC mantém com com 90kt e 960mb, embora várias estimativas já o suportem como sendo um major (>95kt) nesta altura.

bob6X.gif


Quanto a haver surpresas no trajecto é altamente improvável pois desde há vários dias que que modelos quer ensembles de modelos tem mostrado um confortável consenso em que nem surpresas na intensidade, quer para baixo quer para cima parecem implicar no trajecto, o que se pode ver olhando para a variação dos 3 modelos BAM por exemplo (BAM shallow,BAM medium,BAM deep).

eK3Ga.png


oiaGk.png



Começará a ser puxado para Nordeste de forma rápida por este cavado/zona frontal que tem a noroeste adquirindo um movimento bastante rápido e perdendo as características tropicais rapidamente daqui a 2 ou 3 dias.

1tsdr.jpg