Furacão LESLIE (Atlântico 2018 #AL13)



dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Vão rolar cabeças se isto for tão grave como alguns modelos mostram... eu lembro-me o que foi a tempestade Gong aqui no centro... tive sem luz 4 dias e árvores derrubadas foram ás milhares!
Offtopic:
Nem com alertas vermelho ou até se inventarem um roxo. Quando postes(torres) de muito alta tensão são derrubados não há nada a fazer para prevenir isso.
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,478
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Lembro-me perfeitamente do Gong! Se não fosse eu a avisar alguns amigos para recolher as esplanadas, tinha havido muito mais chatices do que houve em Peniche.
Lembro-me que esperávamos até às última hora pelos alertas e nada! Valeu-nos as imagens de radar que desta vez não temos!!!
Eu só estou preocupada porque arranjaram a calçada aqui da rua e taparam-nos o escoamento de um do canos do prédio. O meu sótão mete água se se confirmar a quantidade de chuva que está agora prevista.
Saiu aviso da PROCIV

AVISO À POPULAÇÃO: Condições Meteorológicas Adversas

AUTORIDADE NACIONAL DE PROTEÇÃO CIVIL·SEXTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO DE 2018

1. SITUAÇÃO
A situação meteorológica que irá condicionar o território continental português é ainda muito incerta, nomeadamente quanto à trajetória da depressão Leslie e aos efeitos que a mesma produzirá em relação a vento, precipitação e agitação marítima. Espera-se que as condições dos estados do tempo e do mar se agravem a partir das 19:00 horas de sábado, 13-10-2018, atingindo-se o pico mais crítico entre as 00:00 horas e as 06:00 horas de domingo, para o vento, as 01:00 horas e as 16:00 horas de domingo para a precipitação, as 03:00 horas e as 12:00 horas de domingo, para a agitação marítima. O território continental português será afetado muito provavelmente em toda a sua extensão geográfica, não sendo possível ainda indicar com precisão as áreas de maior impacto dos fenómenos meteorológicos.
É essencial recomendar especial cuidado com o vento, por precaução, na medida em que, podendo soprar forte nalgumas regiões, pode contribuir sobremaneira para a evolução rápida dos incêndios rurais que venham a verificar-se.

2. EFEITOS EXPECTÁVEIS

Face à situação acima descrita, poderão ocorrer os seguintes efeitos:
· Danos em estruturas montadas ou suspensas;
· Possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte;
· Possíveis acidentes na orla costeira;
· Dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, nomeadamente as verificadas em períodos de preia-mar, podendo causar inundações nos locais historicamente mais vulneráveis;
· Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo;
· Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;
· Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis;
· Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem;
· Fenómenos geomorfológicos causados por instabilização de vertentes associados à saturação dos solos, pela perda da sua consistência.

3. MEDIDAS PREVENTIVAS
A ANPC recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente:
· Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
· Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte;
· Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando a circulação e permanência nestes locais;
· Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima;
· Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
· Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível acumulação de neve e formação de lençóis de água nas vias;
· Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
· Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

Vão rolar cabeças se isto for tão grave como alguns modelos mostram... eu lembro-me o que foi a tempestade Gong aqui no centro... tive sem luz 4 dias e árvores derrubadas foram ás milhares!

Enviado do meu WAS-LX1A através do Tapatalk
 

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Informação especial
Comunicado válido entre 2018-10-08 17:15:00 e 2018-10-14 20:00:00
Assunto: Furacão LESLIE ? Madeira e Continente sob vigilância
O IPMA informa que às 15:00 TUC (16:00 da Madeira e Portugal continental) de dia 12 de outubro, o centro do furacão LESLIE localizava-se a 1037 km a oeste (W) do Funchal e a 1759 km oeste-sudoeste (WSW) de Lisboa, com um mínimo de pressão de 971 hPa. O furacão LESLIE está a deslocar-se para este-nordeste (ENE) a 52 km/h.

A incerteza em relação à trajetória do LESLIE continua elevada, sendo apenas possível determinar a trajetória com maior confiança num prazo de 24 horas. As previsões para mais de 24 horas continuam a indicar trajetórias distintas.

As últimas previsões apontam para um desvio da trajectória do furacão Leslie para norte da Madeira, podendo ainda atingir Portugal continental.

As últimas previsões disponíveis indicam a ocorrência de vento médio até 40 a 60 km/h, a partir das 3h da manhã de sábado, com rajadas de vento máximas que não deverão ultrapassar os 90/110 km/h, havendo, contudo, probabilidade entre 30 e 50% de ocorrência de ventos médios com força de tempestade tropical (entre 63 e 118 km/h) para as ilhas da Madeira e Porto Santo a partir da manhã deste sábado. As ondas deverão atingir 5 a 7 metros, com altura máxima de 10 a 12m, no período entre as 13 e 19h locais de sábado. Prevê-se também precipitação por vezes forte entre as 7 e 16h locais de sábado.

Por outro lado, o Leslie deve começar a afetar o território do Continente a partir das 19/22h locais de sábado, em particular em termos de vento, agitação marítima e precipitação, sendo as regiões do Centro e Sul e do litoral, aquelas que apresentam maior probabilidade de ser atingidas com mais significado.

Neste quadro, realça-se que no Continente o período mais crítico para o vento seja entre a 1 a 7h locais de domingo, para a agitação marítima entre as 4 a 13h locais de domingo e para a precipitação entre a 1 a 16h locais de domingo.

Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos emitidos consultar:
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam

Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar:
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa

Para fazer o acompanhamento por satélite consultar:
http://www.ipma.pt/pt/espaco/msg/

Consultar o comunicado conjunto do IPMA e da ANPC em:

http://www.ipma.pt/bin/docs/publica...18_10_12_Condixes_Meteorolxgicas_Adversas.pdf
Data de edição: 2018-10-12 20:01:44
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
O IPMA está a fazer as coisas como devem ser feitas, sem alarmismos e sem grande stress. Porque, tanto criticam o IPMA que não lançam os avisos como depois criticam que lançaram e não aconteceu nada.
:rolleyes:

Ou seja, criticam sempre.
 

Fada

Cumulus
Registo
3 Out 2015
Mensagens
109
Local
Algarve
Pena que não haja canais malucos como nos states que vão para o meio daquilo filmar

Não???

Acho que neste forum existem uns quantos!
Agora se são chasers de secretária ou chasers no terreno isso não sei.

Quanto a mim, se chegar alguma coisa à Madeira, vou ser chaser de varanda... a rezar para a água do mar não entre dentro da garagem.
 

clone

Cumulus
Registo
4 Jan 2014
Mensagens
201
Local
-.-
Parece-me quase certo que a tempestade passará pela região da Madeira. Falta saber com que intensidade.

oiYemXV.png
 

AJJ

Cumulus
Registo
1 Nov 2015
Mensagens
384
Local
Avenidas Novas, Lisboa
Não???

Acho que neste forum existem uns quantos!
Agora se são chasers de secretária ou chasers no terreno isso não sei.

Quanto a mim, se chegar alguma coisa à Madeira, vou ser chaser de varanda... a rezar para a água do mar não entre dentro da garagem.

Nas sucessivas tempestades não aconteceu nada na minha casa da Madeira portanto estou relaxado agora em Lisboa é mais complicado