Furacão LESLIE (Atlântico 2018 #AL13)



rfilipeg

Cumulus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
378
Local
Porto-Gondomar
Pessoal agora nowcasting nos tópicos apropriados!!!!
Continuo a dizer não descarto a possibilidade de entrar bem mais a norte de Lisboa..

Enviado do meu SM-J500FN através do Tapatalk

Exatamente, parece-me que a entrada será bem mais a norte e bem mais cedo que o esperado.
Caso entre mais a norte é bom aqui para os nortenho seguirem, com todo o gosto e eu que o diga. :D
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,819
Local
Menorca

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Incrível

O Município de Peniche não emitiu qualquer informação à população.
Até porque não se vai passar nada de mais em Peniche...

Enviado do meu SM-T330 através de Tapatalk

Os municipios mais do interior, como o de Torres Novas(Santarém), e o de Porto de Mós(Leiria) já emitiram os comunicados á populção, isto foi o que eu vi no facebook.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Do ponto de vista da Proteção civil então só a faixa entre Sines e Leiria merece atenção. Nos outros sítios não merece. Acho que estão a subestimar o ciclone.
E aliás, do meu ponto de vista, e vendo através do satélite, parece me e quase de certeza que entrada da Leslie será ali na zona entre Leiria e Coimbra, logo acho que estão um pouco desactualizados os senhores da Proteção Civil. Aqui a costa do litoral norte e se fizer landfall por essas zonas o litoral norte também tem de se por a toques.
Pela animação de satélite que está nesta página parece-me altamente improvável que a landfall seja a sul de Lisboa. Nem em Lisboa sequer...
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Ou muito muda a sua trajetória ou Leslie vai claramente ao norte de Lisboa
Neste momento o sistema até apresenta um olho relativamente bem definido enquanto começa parecer querer estabelecer sistemas frontais, e sim, parece estar a curvar bastante para norte. Não me admiro se acabar por entrar muito mais a norte, quase no Minho ou Galiza. Vamos ver, mas esta curva certamente acentua o seu processo de se tornar extra tropical e provavelmente torna o sistema mais intenso.

Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk
 

rfilipeg

Cumulus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
378
Local
Porto-Gondomar
Pela animação de satélite que está nesta página parece-me altamente improvável que a landfall seja a sul de Lisboa. Nem em Lisboa sequer...

Concordo totalmente e é bastante evidente a velocidade a que se desloca e claramente ali para a região Centro. Agora saber se é mais acima de Leiria um pouco mais abaixo, agora em Lisboa não faz landfall nem lá perto.
Veremos...estamos em nowcasting e é para isso mesmo que serve o nowcasting para ir acompanhando a situação em tempo real.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Neste momento o sistema até apresenta um olho relativamente bem definido enquanto começa parecer querer estabelecer sistemas frontais, e sim, parece estar a curvar bastante para norte. Não me admiro se acabar por entrar muito mais a norte, quase no Minho ou Galiza. Vamos ver, mas esta curva certamente acentua o seu processo de se tornar extra tropical e provavelmente torna o sistema mais intenso.

Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk
É isso mesmo que me parece. Estava a ver as imagens do SAT 24 e parece-me ir bem mais direto à Figueira ou mais a norte ainda.
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
Preocupa-me realmente este aviso na previsão do NHC:
RAINFALL: Leslie is expected to produce total rainfall accumulations
of 1 to 3 inches (25 to 75 mm) with localized amounts up to 5 inches
(125 mm) across portions of Portugal and Spain this weekend. This
rainfall may lead to some instances of flash flooding.
125 mm em alguns locais de Portugal, é a precipitação de vários meses... Aqui será em poucas horas...
 

Éire

Cirrus
Registo
13 Mar 2008
Mensagens
61
Local
Kildare, Irlanda
TAF do aeroporto de Lisboa. Em geral, vento médio de 32, rajada 45 nós a partir das 2200, com possibilidade de médio 45, rajadas 65 nós entre as 2200-0000. Pois 35 rajadas 48 nós depois de meia noite.

TAF LPPT 131100Z 1312/1418 21010KT 9999 SCT020
BECMG 1318/1321 18020G32KT 6000 -RA SCT006 BKN012
TEMPO 1321/1323 18032G45KT 2000 +RA BKN005
PROB30 TEMPO 1321/1323 18045G65KT 1200 +TSRA BKN015CB
BECMG 1323/1401 29035G48KT 9999 NSW SCT020

TEMPO 1401/1409 8000 SHRA BKN015 FEW018CB
BECMG 1402/1404 32018G30KT TEMPO 1408/1418 32015KT=
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,819
Local
Menorca
Neste momento o sistema até apresenta um olho relativamente bem definido enquanto começa parecer querer estabelecer sistemas frontais, e sim, parece estar a curvar bastante para norte. Não me admiro se acabar por entrar muito mais a norte, quase no Minho ou Galiza. Vamos ver, mas esta curva certamente acentua o seu processo de se tornar extra tropical e provavelmente torna o sistema mais intenso.

Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk

Exacto!

5e282afe1be14dbc9a34d1724d4e5ec7o.gif
 
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
322
Local
São Joaquim/ 1345 m Brasil
Dia a todos, como estão os avisos "oficiais" e a prevenção?
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Sem descuidar cuidados em todo o país, a mim parece-me crucial começar a precaver bens e comportamentos em toda a faixa litoral até ao extremo norte.
Parece mesmo que será um bom bocado a norte de onde tanto se falou (Lisboa) e poderá haver algum descuido face a isso.

Mais ainda, pela assinatura no satélite o sistema parece claramente ir entrar agora numa rápida fase de cavamento e intensificação já com sistema frontal, e ainda por cima com núcleo quente isolado, o que é sempre sinónimo de um sistema extra tropical muito vigoroso.
Mais ainda, neste tipo de condições, já vimos várias vezes sistemas em cavamento com este trajecto darem também vento muito intenso pelo interior a dentro, e não só na faixa litoral.

Aquela carta do Estofex parece começar a parecer a mais acertada em termos de trajecto, mas agora nada mais do se acompanhar e ter cuidado.

Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Cada vez mais parece que a cidade de Lisboa fica fora do "espectaculo"
A landfall vai ser muito mais a norte, eu já quase que aposto que nem será em Portugal mas sim na Galiza, na Corunha.

Edit: Corunha não, Finisterra, enganei-me a ler o mapa :D