Furacão MICHAEL (Atlântico 2012 #AL13)

MSantos

Staff
Registo
3 Out 2007
Mensagens
9,630
Local
Azambuja / Mte. Barca (Coruche)
Formou-se no Atlântico o 13º sistema nomeado da época, a Tempestade Tropical MICHAEL. Trata-se de um sistema pequeno que se situa a cerca de 1965km a Sudoeste dos Açores. No entanto olhando para o cone de incerteza do NHC este sistema não parece dirigir-se para os Açores mas sim para Norte mas de forma muito lenta e errática nos próximos dias.

143914W5_NL_sm.gif


Sistema compacto mas de pequena dimensão, os ventos com intensidade de tempestade não excedem os 55km a Norte do centro.
vis0-lalo.jpg
 

Duarte Sousa

Staff
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
5,993
Local
Loures
O cenário nos próximos dias parece-me ser este:



Se o furacão Leslie continuar com a mesma velocidade de deslocação que terá entre sábado e segunda-feira, penso que se o furacão Michael cruzar a «rota» do Leslie, o Leslie nessa altura já terá passado, isto é o meu ponto de vista. E falo em furacões porque na altura já o serão, penso eu.
 

Duarte Sousa

Staff
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
5,993
Local
Loures
A Tempestade Tropical Michael intensificou-se rapidamente e é agora um furacão de categoria 2.
000
WTNT33 KNHC 060459
TCPAT3

BULLETIN
HURRICANE MICHAEL SPECIAL ADVISORY NUMBER 12
NWS NATIONAL HURRICANE CENTER MIAMI FL AL132012
100 AM AST THU SEP 06 2012

...MICHAEL RAPIDLY INTENSIFIES INTO A CATEGORY 2 HURRICANE...


SUMMARY OF 100 AM AST...0500 UTC...INFORMATION
----------------------------------------------
LOCATION...29.4N 42.0W
ABOUT 1045 MI...1680 KM WSW OF THE AZORES
MAXIMUM SUSTAINED WINDS...105 MPH...165 KM/H
PRESENT MOVEMENT...NE OR 50 DEGREES AT 7 MPH...11 KM/H
MINIMUM CENTRAL PRESSURE...974 MB...28.76 INCHES


WATCHES AND WARNINGS
--------------------
THERE ARE NO COASTAL WATCHES OR WARNINGS IN EFFECT.


DISCUSSION AND 48-HOUR OUTLOOK
------------------------------
AT 100 AM AST...0500 UTC...THE CENTER OF HURRICANE MICHAEL WAS
LOCATED NEAR LATITUDE 29.4 NORTH...LONGITUDE 42.0 WEST. MICHAEL IS
MOVING TOWARD THE NORTHEAST NEAR 7 MPH...11 KM/H...AND A TURN TO THE
NORTH AND NORTH-NORTHWEST WITH A DECREASE IN FORWARD SPEED IS
EXPECTED DURING THE NEXT 48 HOURS.

SATELLITE IMAGERY INDICATES THAT MAXIMUM SUSTAINED WINDS HAVE
INCREASED TO NEAR 105 MPH...165 KM/H...WITH HIGHER GUSTS. MICHAEL
IS A CATEGORY TWO HURRICANE ON THE SAFFIR-SIMPSON HURRICANE WIND
SCALE. SOME ADDITIONAL STRENGTHENING IS FORECAST DURING THE NEXT
COUPLE OF DAYS.

HURRICANE FORCE WINDS EXTEND OUTWARD UP TO 15 MILES...30 KM...FROM
THE CENTER...AND TROPICAL STORM FORCE WINDS EXTEND OUTWARD UP TO 70
MILES...110 KM.

THE ESTIMATED MINIMUM CENTRAL PRESSURE IS 974 MB...28.76 INCHES.


HAZARDS AFFECTING LAND
----------------------
NONE.


NEXT ADVISORY
-------------
NEXT COMPLETE ADVISORY...500 AM AST.

$$
FORECASTER BLAKE/BRENNAN
 

Duarte Sousa

Staff
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
5,993
Local
Loures
Atingir os açores é quase impossível. Mas juntar-se ao Leslie? Category 3 + Category 1 (ou 2)... vai ser um fenómeno interessante se acontecer.

Não se pode dizer que vai ser porque não se sabe se acontecerá.

NHC:
084910.gif


Ensemble Members/GFS (Leslie):
at201212ensmodel.gif


Ensemble Members/GFS (Michael):
at201213ensmodel.gif


Nota-se uma grande incerteza na definição da trajectória do furacão Michael, vamos ver as próximas actualizações.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,117
Local
Lisboa
O GFS e o ECMWF mostram o Michael a progredir para N/NW pois a ondulação de grande amplitude no jet ( que vai afectar a PI a partir de amanhã, trazendo instabilidade e ar tropical maritimo), irá passar a norte do ciclone sem ter influencia no mesmo, seguindo-se o rebustecimento da dorsal subtropical a E, forçando o deslocamento do Michael para NW.

Neste cenário o Michael aproximar-se-ia perigosamente ( para ele) da Leslie, acabando por ser destruido pelo shear imposto pelo outflow da Leslie, e acabando por ser absorvido pelo ciclone maior ou pelo ex-Leslie depois da transição ET.

Esta é para já a ideia que o NHC reforça.

No entanto boa parte dos modelos e o ensemble do GEFS, no ultimo ciclo, aumentaram a dispersão para alem das 48h, pois vão admitindo que a tal onda de grande amplitude tenha algum efeito no Michael.
Assim sendo, não só aumentou a indefenição no médio e longo prazo como tambem houve um ajustamento á direita do trajecto, com algumas perturbações a colocar o Miachel bastante perto dos Açores.

Na minha opinião, dada a intensificação rápida do ciclone e o establecimento de um anticiclone em altura forte por cima do mesmo, associado ao intenso outflow, é pouco provavel que o Michael seja afectado pela presença da ondulação do jet a N, pelo que nas proximas 24 a 48h deve manter uma rota para N.
No médio prazo, dependendo da força do ciclone e do anticiclone associado ao outflow, e de como ambos vão interagir com o reforço do anticiclone subtropical, é provavel que o Michael se desloque num movimento entre os 350 e os 300º, afastando-se para N/NW dos Açores.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Os furacões não se "juntam" propriamente, portanto os que estão à espera duma espécie de sessão "porno tropical", esperem sentados. Como o stormy referiu, o que usualmente acontece nestas situações se se aproximarem demasiado é o outflow do ciclone maior vai destruir o mais pequeno, sendo que nestas circunstâncias o maior ciclone com melhor outflow não quer dizer que seja o mais intenso (em termos de vento), e o Leslie está mesmo a ficar enorme, mesmo enorme , o pequeno Michael até se pode aproximar com categoria 5 que será cilindrado na mesma, pelo menos para já.

Geralmente nestas circunstâncias um ciclone acaba por destruir o outro, outras raras vezes, até podem a certa altura acabar ambos a dançar a dança do "Fujiwhara" pelo menos durante algum tempo. No Atlântico é muito difícil isso acontecer, há sempre muitos outros factores que impedem que ambos "dancem", no Pacífico já é um pouco menor raro.

O GFS até ontem tinha ambos os sistemas a serem absorvidos/sugados por uma potente depressão extra-tropical, hoje a tendência já tem sido a de deixar o Michael para trás. De qualquer forma, eles podem mesmo "juntar-se", mas jamais como ciclones tropicais. Parte da energia de ambos (humidade, vorticidade, etc) pode ser absorvida pela mesma frente ou depressão extra-tropical.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,322
Local
Inverness, Escocia
É interessante saber que, se tudo correr bem, o Leslie ainda vai chegar aqui à Islândia em fase de ex-tropical (e se for pedir muito) como tempestade tropical. Provavelmente ainda passará no Canadá como cat1: é um cenário possível mas ainda díficil de determinar.

Porque digo isto? O furacão parece vir a mover-se para norte-noroeste para a Costa do Canadá e depois apanhando a circulação zonal irá mover para nordeste, em direcção à Islândia.

Não é nada raro levarmos com restos de depressão extra-tropicais, a última foi mesmo há uma semana, o Kirk. Outras ocasiões foram: Irene em 2011, Danielle em 2010, Ike e Berta em 2008, Maria em 2005. Em alguns destes casos, as tempestades podem ainda chegar em fase de tempestade tropical, mas geralmente só provocam ventos e chuvas fortes.

Geralmente a maioria dos furacões no Atlântico que tenta deslocar-se para norte ou nordeste, é impedida de se dirigir para Portugal devido ao anticiclone geralmente presente nos Açores. Estes acabam por se dirigir mais facilmente ao Reino Unido, Islândia e até costa da Gronelândia.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O pequeno Michael está com excelente aspecto, é curioso o que temos visto nesta temporada, em que vemos ciclones tropicais a ter imensas dificuldades nas zonas mais favoráveis, e vemos outros em zonas que tradicionalmente são mais hostis a tornarem-se os mais intensos.

bGQQu.jpg




18nPu.jpg