Furacao Mitch- 10 anos

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Há dez anos exactos (26.10.98) era esta a imagem que se podia observar do Espaço com o furacão Mitch a aproximar-se das Honduras e Nicarágua.

mitch.jpg


Na manhã de 22 de Outubro quando se localizava a cerca de 650 KM a sul da Jamaica,a pressão no seu centro era já inferior a 990 hPa tendo na altura a classificação de depressão tropical.A depressão foi-se movimentando para Ocidente à medida que se intensificava.Às 6 da manhã do dia 24 ,quando se situava a 470 Km a SSW da Jamaica,o Mitch "evoluiu" para Furacão .
Mais tarde nesse dia, à medida que inflectia para Oeste ,iniciou um período de rápida intensificação .Em menos de 24 horas a pressão no seu centro desceu uns inimagináveis 54 hPa atingindo o valor de 924 hPa.No dia 26 ,dia desta imagem de satélite,a pressão atingia o mínimo de 905 hPa provocando ventos superiores a 250 Km/h.Atingiu assim a categoria 5 da escala de furacões de Saffir/Simpson.
Depois as consequências são conhecidas:Estima-se que pelo menos 11 000 pessoas tenham perdido a vida e que cerca de 20% da população da região (mais de 2 milhões de pessoas) tenham perdido todos os seus haveres.
Houve regiões quer das Honduras,quer da Nicarágua em que o Mitch embora enfraquecido nos ventos , descarregou chuvas torrenciais durante dias seguidos (calcula-se que certas regiões tenham recebido cerca de 900 mm de chuva) uma vez que o Mitch chegado a Terra quase estacionou na região por vários dias.
Foi uma das maiores catástrofes do sec.20 na América Central.
Dez anos volvidos tudo está (muito)mais calmo na Região.
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Bem lembrado nimboestrato. É o furacão mais mortífero da história do Atlântico desde 1780. Uma besta gigante que desabou oceanos de água sobre Terra provocando inundações e enormes derrocadas.

Um relatório do NCDC:
-> Mitch: The Deadliest Atlantic Hurricane Since 1780

casita_volcano.jpg


800px-Mitch-Tegucigalpa.jpg




Alguns documentários impressionantes:






Um boletim meteorológico

 
Editado por um moderador: