Furacões mais fortes com aquecimento global

Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
Novo relatório sobre alterações climáticas vai ser apresentado sexta-feira
O aquecimento global está a tornar os furacões mais fortes, incluindo os do Oceano Atlântico como o Katrina, concluiu pela primeira vez o painel científico das Nações Unidas que vai apresentar um novo relatório, na próxima sexta-feira, sobre alterações climáticas, noticia a agência Lusa.

Durante a maratona de encontros que se sucedem em Paris para aprovar um relatório final, o Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC, na sigla inglesa) considerou que o aumento do grau de intensidade dos furacões e ciclones tropicais desde 1970 é atribuível «com mais probabilidade» ao aquecimento global induzido pelas acções humanas, de acordo com um participante que pediu o anonimato porque as negociações são confidenciais.

O IPCC sublinhou que o aumento da intensidade das tempestades difere nas várias zonas do globo, mas que os temporais que atingem as Américas são influenciados pelo aquecimento global, segundo a mesma fonte citada pela agência Associated Press (AP).

Em 2001, o mesmo painel disse que não havia evidências suficientes para chegar a uma conclusão, mas adiantava que o tempo mais quente iria provocar tempestades mais fortes.

O relatório desta semana significa também uma demarcação clara relativamente à Organização Mundial de Meteorologia, que ajudou a fundar o IPPC.

Em Novembro de 2006, esta organização, depois de um debate conflituoso, disse que não podia relacionar as fortes tempestades do passado ao aquecimento global.

A dúvida sobre se a intensidade dos furacões está relacionada com o aquecimento global tem dividido a comunidade científica que é muito mais consensual quanto à influência das actividades humanas no aquecimento global.

O professor do Massachussets Institute of Technology, Jerry Emanuel, que foi pioneiro na investigação relacionando o aquecimento global com o aumento da força dos furacões, considerou que a relatório preliminar do IPPC era uma «declaração muito forte».

O aumento do grau de intensidade dos furacões do Atlântico está «tão correlacionado com a superfície do mar que não podem existir muitas dúvidas sobre a sua relação com a temperatura da superfície do mar».

Mas um cientista do Centro Nacional de Furacões dos EUS, Christopher Landsea, discorda desta premissa.

Embora não tenha comentado a decisão do IPCC, Landsea lembrou a declaração da Organização Meteorológica Mundial do passado Outono.

Fonte: PortugalDiário
http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=768716&div_id=291

Qualquer dia temos um furacão a sério aqui à porta também.... :)
 


kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Hoje também foi referido nos noticiários à hora de almoço. Nada a estranhar, essa também é a minha posição, que existe uma tendencia cada vez maior para um extremar de fenómenos. Agora se é devido a algum aquecimento ou arrefecimento, isso já não sei não... :confused:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Vamos ver como se comporta 2007... ;)