Futuro da humanidade passa por vivermos no espaço

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,501
Local
Cavaleira (Sintra)
Futuro da humanidade passa por vivermos no espaço

"A longo prazo, o futuro da raça humana está no espaço". Quem o diz é o astrofísico britânico Stephen Hawking , que em entrevista ao site "Big Think" alertou para os "grandes perigos na sobrevivência da humanidade num planeta terra em decadência".

Hawking, autor do best-seller de literatura científica intitulado "Uma Breve História do Tempo", traça o cenário do futuro: "Será difícil evitar uma catástrofe no planeta Terra nos próximos cem anos, sem falar dos próximos mil anos ou dos próximo milhões de anos". O cientista lembrou "outras ocasiões do passado em que a sobrevivência humana foi difícil", mencionando em especial "a famosa crise dos mísseis, em 1963, em Cuba".

O aumento da população mundial e os recursos limitados da Terra ameaçarão cada vez mais a espécie humana, afirma o cientista, que é um dos nomes mais respeitados na astrofísica. "Se somos os únicos seres inteligentes da galáxia devemos garantir que sobrevivemos e continuamos".
Viajar no espaço tornou-se numa questão política

A opinião de Stephen Hawking é partilhada pelo Professor Orfeu Bertolami , do Instituo Superior Técnico, em Lisboa. "A colonização do espaço poderá ser uma solução a longo prazo", afirmou ao Expresso o investigador, lembrando contudo que, "com a tecnologia atual, é impossível colocar um homem em Marte".

De acordo com Bertolami, a "propulsão nuclear" poderá ser a chave para o futuro das viagens espaciais. Contra, está o facto de "o espaço se ter transformado numa discussão política", garante. "Só quando houver convergência dos interesses económicos com a necessidade absoluta de irmos para o espaço é que as coisas começam a andar".

Expresso

Dez marcos da presença do homem no espaço

1957
A União Soviética lança "Sputnik", o primeiro satélite artificial a orbitar a terra. Dois meses depois é lançado o "Sputnik 2", com a cadela Laika que viria a morrer no espaço sete dias depois.

1959
A União Soviética lança "Luna 1", o primeiro satélite artificial a orbitar o Sol.

1961
Yuri Gagarin, torna-se no primeiro homem a viajar no espaço, a bordo da nave "Vostok 1", da União Soviética.

1969
A "Apollo 11" torna-se na primeira missão tripulada a descer na Lua. Neil Armstrong é o primeiro homem a pisar a Lua.

1973
Os Estados Unidos lançam a "Skylab", a primeira estação espacial colocada em órbita. Em 1986 seguir-se-ia a "MIR", da União Soviética.

1981
Começa a primeira missão do vaivém espacial americano "Columbia". É a primeira nave reutilizável a viajar ao espaço.

1984
O astronauta americano Bruce McCandless faz a primeira caminhada livre no espaço.

1990
O vaivém espacial "Discovery" leva o telescópio "Hubble" para o espaço.

1998
O módulo espacial russo "Zarya" é lançado, tornando-se no primeiro componente da Estação Espacial Internacional.

2000
A Estação Espacial Internacional recebe seus primeiros moradores.

http://aeiou.expresso.pt/futuro-da-humanidade-passa-por-vivermos-no-espaco=f598461