Geada - inverno 2014 / 2015

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Fotos de hoje aqui pela cidade nas zonas mais abrigadas e sombrias.
A mínima que medi num termómetro que tenho junto a um ribeiro foi de -3ºC 05h39.
Em diversas zonas onde tirei estas fotos a temperatura variou entre os 0ºC e os -1ºC (medido com o termómetro do carro)

vHhDxCk.jpg


tW0k64q.jpg


PHOTwKc.jpg


R7lnA1q.jpg


xwpmB2S.jpg


QhldgYs.jpg


BYa0ll5.jpg


rSUGO0w.jpg


hnRk9oK.jpg


w89H3Xh.jpg


JSmBj1K.jpg


UZX2XtC.jpg


fdHgE8O.jpg


YmpD3P4.jpg


QUXDh4d.jpg


ssjnS9h.jpg


Lt1gxdP.jpg



Algumas macros:

e4tDh0r.jpg


qAX1Ljx.jpg


WP128B6.jpg


LQXHsQP.jpg


rEZA407.jpg


Vx6kcho.jpg


Xd1YY65.jpg


TDv3nOl.jpg


BarAOh8.jpg


s3ypPIO.jpg


À falta de melhor actividade, aqui ficam as geadas! :cold:

Abraço. ;)
 
Última edição:


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,027
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Hoje,

Vale do Rio Cuco,
Minima: -3,3ºC

2 de Janeiro, Várzea da Serra, Tarouca. A 900m de altitude.
9h45

Não é grande coisa mas é o que se arranja... 04-01-2015

Mais uns registo feitos esta manhã, em dois vales do concelho de Mafra.

Fotos de hoje aqui pela cidade nas zonas mais abrigadas e sombrias.

:palmas: eu delicio-me a ver estas imagens, parabéns a todos pela excelente e, sublinho novamente, trabalhosa recolha!

Algumas macros:

Macros incríveis em que se percebe como os cristais crescem em torno dos pequenos detalhes dos vegetais, tudo é aproveitado, primeiro como núcleo de condensação nas orvalhadas e depois como núcleos de congelação.
Fantástico! :w00t:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Mais uma pequena contribuição para o tópico, na zona de Benfica:

Não sei bem precisar as temperaturas com grande rigor, de qualquer forma, como referência, medindo na varanda de um 4º andar, na zona mais alta de Benfica, tenho tido desde há uns 5 dias pelo menos sempre mínimas nos 2º/3º, portanto mais próximo do nível de referência (2m) devem ser menores, e certamente na zona mais baixa, como por exemplo na zona junto ao Colombo, de onde são a maior parte das fotos (excepto a última, ao pé de casa) também mais baixas. Aqui vão:

OiIKLFh.jpg


WjzUm7P.jpg


cGNxfoM.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,027
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Acho sempre graça estas gotas congeladas, fazem me lembrar rebuçados de mentol. :D

:lol:
os detalhes da geada são sempre fascinantes, boas fotos!

Não percebo o que falha este ano aqui no campinho ao lado, que eu tenha reparado ainda não vi geada como costumava, mas a verdade é que a temperatura também ainda não desceu aos valores em que isso acontecia (6º na varanda), até parece que algo mudou aqui neste microclima. Ainda espero mesmo assim, que o inverno ainda não acabou.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
:lol:
os detalhes da geada são sempre fascinantes, boas fotos!

Não percebo o que falha este ano aqui no campinho ao lado, que eu tenha reparado ainda não vi geada como costumava, mas a verdade é que a temperatura também ainda não desceu aos valores em que isso acontecia (6º na varanda), até parece que algo mudou aqui neste microclima. Ainda espero mesmo assim, que o inverno ainda não acabou.

No Outono/Inverno 2013/2014 tive 2 dias de geada em Alcabideche, já no 2º local de seguimento tive 42 dias.
Neste Outono/Inverno sigo com nenhum dia de geada em Alcabideche, no 2º local de seguimento sigo já com 35 dias, como indico na assinatura.
Desses 35 dias, houve 3 a 5 geadas muito, muito fortes, em que queimaram as ervas, isto segundo os meus familiares.