Gelo Urbano



MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
Mais algumas imagens de pormenores do gelo de 1 de Março de 2005 em Linda-a-Velha (Oeiras).

Estalagmites no chão:
ND0H95D.jpg


"Caverna" de gelo:
so6NQaV.jpg


"bonequinho"...
IjleU2g.jpg


"Rua Coelho da Rocha"
or0F3g7.jpg


"garça"
Q0ZY8As.jpg


(...) :rolleyes:
e8NdWqa.jpg


Ih4PWKa.jpg


havia relatos de estalactites que pendiam de uma palmeira e que tinham "vários" metros (foram logo as primeiras a serem levadas)
CceFpsT.jpg


folha que descongelou e se libertou do peso, mas as estalactites que dela pendiam e cujas extremidades tocavam outras folhas embaixo, permaneceram no lugar:
Aav6TFl.jpg


outra "ave de pescoço longo":
pPFci28.jpg

Registos fantásticos, custa a crer que são de Linda-a-Velha! Vivi 20 anos em Linda-a-Velha e nunca vi nada assim por lá! Mesmo nesse Março de 2005, na zona onde vivia em Linda-a-Velha não ocorreu nada disso, apenas uma ligeira geada (contam-se pelos dedos das mãos o numero de geadas que me lembro terem ocorrido em Linda-a-Velha desde que me lembro). :surprise:

Em que local exactamente fizeste essas fotografias?
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,199
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Registos fantásticos, custa a crer que são de Linda-a-Velha! Vivi 20 anos em Linda-a-Velha e nunca vi nada assim por lá! Mesmo nesse Março de 2005, na zona onde vivia em Linda-a-Velha não ocorreu nada disso, apenas uma ligeira geada (contam-se pelos dedos das mãos o numero de geadas que me lembro terem ocorrido em Linda-a-Velha desde que me lembro). :surprise:

Em que local exactamente fizeste essas fotografias?

Na Rua Coelho da Rocha, transversal do lado esquerdo de quem desce a Av.D.Pedro V para as Biscoiteiras:

WEhfW1u.jpg
:cool:

yT7TtBf.jpg

CBdz3w2.jpg

qJHIRiN.jpg

FyudpkX.jpg

XkOeMi1.jpg
 
Última edição:

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
Na Rua Coelho da Rocha, transversal do lado esquerdo de quem desce a Av.D.Pedro V para as Biscoiteiras:

WEhfW1u.jpg
:cool:

yT7TtBf.jpg

CBdz3w2.jpg

qJHIRiN.jpg

FyudpkX.jpg

XkOeMi1.jpg

Conheço bem o sitio onde foram feitas estas fotos!

O mais incrível é que eu vivia no cimo da avenida D. Pedro V no prédio da pastelaria Aquários e perdi este espectáculo,:( devia andar a dormir...:mad:

Mas na minha zona, que eu tenha visto, apenas tivemos uma leve geada, o que já foi muito bom, pois raramente se vê geada por Linda-a-Velha.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
Eu também era aí perto ;). Como eu disse, só soube porque ouvi pessoas de manhã a falarem do fenómeno, o meu caminho normal nem era por ali. Houve bastante geada é verdade, e passeios escorregadios, e várias quedas...:p

Sim, também me recordo de se falar das quedas e da dificuldade em descongelar o vidro do carro de manhã, mas não vi esse espectáculo das estalactites. A geada para o padrões de Bragança não era nada de especial, por isso classifiquei-a como "leve", mas para a área da grande Lisboa foram dias de frio brutais! :D
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Incrível registo! :palmas:

Que magnificas imagens de gelo! Ainda que em parte sejam de origem artificial (a água era proveniente do sistema de rega), não deixam de ser espectaculares!
Não sei quem tem mais imaginação, se nós ao tentar-mos ver semelhanças com formas que conhecemos ou a natureza ao criá-las! ;)

Obrigado por abrires o teu baú de surpresas!

Venham mais! :D
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
A formação de gelo em meio urbano traz inesperada beleza "natural" a locais onde não é normal ver o fenómeno.
Mas para haver gelo é necessário primeiro haver água, seja ela da precipitação natural ou artificial. Neste último caso em tais situações é natural a pergunta: quem se esqueceu da torneira aberta?
Em segundo lugar tem de ocorrer uma descida de temperatura que traga os valores decididamente abaixo de zero.
Foi esta segunda condição que aliada à primeira proporcionou as seguintes imagens em que o mais inesperado é o local onde ocorreu: no cimo da colina urbanizada de Linda-a-Velha, entre Oeiras e Lisboa, a escassos 1,4Km da costa, 50m acima do vale do jamor, à altitude de 65m. Data: 1 de Março de 2005, imagens captadas às 14:55!

ofiaAdt.jpg

qM6FKgz.jpg

h5JEb5r.jpg

xFiNo4N.jpg

IldWjhf.jpg

YE4f2sZ.jpg

ldWIlRL.jpg

keMOh2F.jpg

vDf6por.jpg

SItZJaq.jpg


Agora que as temperaturas vão começar a ficar propícias, vamos andar à caça destas obras de arte urbana. ;)
Uau! Só descobri este tópico agora :D. Que espectáculo! :uau:
É algo impensável, hoje em dia, ver gelo assim por esta zona.