Gerês - Agosto 2008

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
As fotos que se seguem, não são propriamente uma reportagem.
Tratam-se de alguns recantos do Parque Nacional da Peneda-Gerês, que também eu visitei por estes dias, e que servem de complemento ao que o Gil já mostrou.
Embora por mais fotografias que postemos, seja impossível mostrar a grandiosidade daqueles lugares.

Bem, vou começar pelo amanhecer, em São João da Cova, Caniçada, lugar de descanso. Era também o sitio onde tinha instalado o sensor de temperatura.
Vista da janela do quarto logo ao nascer do sol :D



Algumas localidades que visitei:

São Bento da Porta Aberta:


Soajo (espigueiros):


Peneda:


Castro Laboreiro - Castelo:

AndrSilva9.jpg


Vilarinho das Furnas:

AndrSilva11.jpg



Lugares mencionados aqui no fórum, como os pontos mais chuvosos de Portugal Continental:

Cumes do Gerês (algures naqueles cumes ficam Leonte, Portela do Homem e Carris):
Vista de Oeste.

Vista de Sul:


Portela do Homem:





Ao longo das viagens, encontrei alguns animais pelo caminho. Nomeadamente vacas! Desde vacas trepadeiras penduradas nos calhaus, a vacas a roçarem-se nas silvas junto à estrada, e vacas que achavam que o meio da estrada era o melhor lugar para dormitar, vi de tudo...:hehe:
Destaco estas duas fotografias:

Uma família de cavalos:



Um suíno! Fiquei sem perceber se era um porco ou um javali.:hehe:
AndrSilva7.jpg




Outros recantos:

Serra da Peneda:


O verde primaveril sempre presente:


Marcos do milhar:
AndrSilva13.jpg




Algumas cascatas, nas quais mergulhei!:D:D

Rio Homem, junto à ponte de São Miguel, entre a Portela do Homem e Leonte:


Cataratas do Tahiti, situadas entre Ermida e Fafião. Têm tanto de belo como de perigoso. :hehe:


Cascata de Fafião:
AndrSilva3.jpg




Final de tarde na Caniçada:
AndrSilva17.jpg


Pôr-do-sol na Pedra Bela, a quase 900m de altitude:
AndrSilva18.jpg




E claro, pelo caminho e já de noite, eis que ao virar da curva, vejo....
UMA VACA!:lol::lol:
 
Última edição:


Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Bem... que belíssimas fotos André!! Uma beleza...:thumbsup:


Algumas localidades que visitei:

São Bento da Porta Aberta:

Ora aqui está mais um local comum a ambos... também aqui estive...:D
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Acho que foi menos que os 20km...:D

Castelo de Melgaço:


Vale do Minho:


E com direito a almoço junto ao Solar do Alvarinho.
Claro, que uma refeição assim ligeira, porque se é jovem e tal, e até estava calor e não se podia comer muito.
Umas sandochas do ecomarché, 1,5L de sumo de maçã, umas pêras, e segui caminho, até à foz do Minho.

Quanto à portagem, foi a única que paguei este verão todo. Mas aprendi que se entrasse no parque antes das 9h já não pagava os 1,5€ de portagem. :lol:



Bem, Gil, ontem acabei por nem fazer um comentário directo às tuas fotos.
Acho a foto da ponte magnifica! Essa passou-me ao lado. Não tenho nenhuma da ponte.:hehe:
E aquele nascer do dia está digna de um postal da região!:)

LOL.
Eu, por coincidência, cheguei a Melgaço no dia 24 e depois no dia 26/8 fui ao Gerês! Tive a fazer trabalho de campo nas montanhas acima Melgaço ( visíveis na última foto do lado esquerdo).
Passei por várias vilas entre elas,Castro Laboreiro, entrei em Espanha e depois reentrei de novo em Portugal pelas Terras de Bouro, passando pela magnífica mata da Albergaria até às Caldas do Gerês, esse sim,sem dúvida, um dos locais mais belos do Gerês... :D
É a zona mais rica e pujante do parque ( recebe cerca de 3.500 mm anuais).
O suíno da foto é só um porco assilvestrado.:D

Ps: Em Melgaço junto ao Rio Minho estava calor, mesmo à noite...;)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Passei por várias vilas entre elas,Castro Laboreiro, entrei em Espanha e depois reentrei de novo em Portugal pelas Terras de Bouro, passando pela magnífica mata da Albergaria até às Caldas do Gerês, esse sim,sem dúvida, um dos locais mais belos do Gerês... :D
É a zona mais rica e pujante do parque ( recebe cerca de 3.500 mm anuais).
O suíno da foto é só um porco assilvestrado.:D

Ps: Em Melgaço junto ao Rio Minho estava calor, mesmo à noite...;)

Ninguém resiste à vegetação luxuriante.
Uma estrada mais refundida, mas cuja beleza que a encobre é igualmente fantástica é a que liga Vilarinho das Furnas à Portela do Homem.
Pouco depois de se sair de Vilarinho das Furnas no sentido Vilar da Veiga, há um cruzamento, onde à esquerda há uma placa velha que diz: "Espanha". O inicio da estrada é em terra batida, mas anda-se bem.
Depois uns quantos metros há frente lá estão as portagens do parque (as tais que paguei) e a partir daí são quilómetros de floresta e marcos, fantásticos! Primeiro sempre junto à albufeira de Vilarinho das Furnas e depois para o interior da serra. Uma vez que não podíamos parar nessa estrada, eu de um lado, e uma amiga minha do outro, empoleirámos-nos nas janelas de trás do carro e fomos a viagem toda (semi-fora do carro), a tirar fotos e a fazer vídeos.
Aconselho a todos uma ida até lá!;)

Quanto ao suíno, eu bem dizia que era um porco. Mas os meus amigos diziam que pêlo têm os javalis. Depois fiquei na dúvida!:hehe:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Ninguém resiste à vegetação luxuriante.
Uma estrada mais refundida, mas cuja beleza que a encobre é igualmente fantástica é a que liga Vilarinho das Furnas à Portela do Homem.
Pouco depois de se sair de Vilarinho das Furnas no sentido Vilar da Veiga, há um cruzamento, onde à esquerda há uma placa velha que diz: "Espanha". O inicio da estrada é em terra batida, mas anda-se bem.
Depois uns quantos metros há frente lá estão as portagens do parque (as tais que paguei) e a partir daí são quilómetros de floresta e marcos, fantásticos! Primeiro sempre junto à albufeira de Vilarinho das Furnas e depois para o interior da serra. Uma vez que não podíamos parar nessa estrada, eu de um lado, e uma amiga minha do outro, empoleirámos-nos nas janelas de trás do carro e fomos a viagem toda (semi-fora do carro), a tirar fotos e a fazer vídeos.
Aconselho a todos uma ida até lá!;)

Quanto ao suíno, eu bem dizia que era um porco. Mas os meus amigos diziam que pêlo têm os javalis. Depois fiquei na dúvida!:hehe:

Novos locais a visitar então!!
O Gerês é muito maior do que maior parte das pessoas pensa.
Aquilo precisa é de ser percorrido com olhos de ver.
Tb já fiz lá caminhadas a pé e é de meter respeito!:thumbsup:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Novos locais a visitar então!!
O Gerês é muito maior do que maior parte das pessoas pensa.
Aquilo precisa é de ser percorrido com olhos de ver.
Tb já fiz lá caminhanadas a pé e é de meter respeito!:thumbsup:

Pois é... É enorme.
E tem uma série de trilhos com rotas de caminhadas já feitas.
Basta ir ao posto de turismo, no centro da vila do Gerês, e escolher a que melhor se adequa à condição física da pessoa. E há caminhadas para todos os gostos e dificuldades.
Eu fiz a rota dos miradouros, cerca de 10,4Km, com alguns desvios pelo meio:D
A rota que fiz estava bem identificada e com um trilho bom. Claro, havia partes em que as pernas se ressentiam, tal era a inclinação do terreno, mas o trilho estava sempre lá, estreito mas limpo. Ainda fiz algumas escaladas a alguns penedos, mas por iniciativa própria. Não faziam parte da rota, mas como estavam ali mesmo ao lado, não resisti.:)

Como disse há um bom leque de rotas de caminhadas, um pouco por todo o parque. De grandes distâncias, de percursos mais curtos. Mais íngremes, menos acidentados. Há de tudo:thumbsup:


O recanto mais extraordinário que vi, foram as cataratas do Tahiti. Não foi muito fácil de lá chegar. Primeiro porque a senhora do posto de turismo não nos explicou bem onde era. Não por falta de profissionalismo, mas por cautela, fazendo questão de dizer que era uma zona perigosa e já lá tinham morrido 3 jovens.
Depois porque a população local não as conhece por esse nome, e na estrada não há qualquer indicação desse lugar. Mas lá as encontrámos. Dadas as condições meteorológicas (céu limpo, vento nulo), até chegámos lá sem qualquer percalço e ainda deu para tomar banho nelas. Aquilo no inverno, deve ser algo assustador. Se bem que ainda mais belo!:D
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Pois é... É enorme.
E tem uma série de trilhos com rotas de caminhadas já feitas.
Basta ir ao posto de turismo, no centro da vila do Gerês, e escolher a que melhor se adequa à condição física da pessoa. E há caminhadas para todos os gostos e dificuldades.
Eu fiz a rota dos miradouros, cerca de 10,4Km, com alguns desvios pelo meio:D
A rota que fiz estava bem identificada e com um trilho bom. Claro, havia partes em que as pernas se ressentiam, tal era a inclinação do terreno, mas o trilho estava sempre lá, estreito mas limpo. Ainda fiz algumas escaladas a alguns penedos, mas por iniciativa própria. Não faziam parte da rota, mas como estavam ali mesmo ao lado, não resisti.:)

Como disse há um bom leque de rotas de caminhadas, um pouco por todo o parque. De grandes distâncias, de percursos mais curtos. Mais íngremes, menos acidentados. Há de tudo:thumbsup:


O recanto mais extraordinário que vi, foram as cataratas do Tahiti. Não foi muito fácil de lá chegar. Primeiro porque a senhora do posto de turismo não nos explicou bem onde era. Não por falta de profissionalismo, mas por cautela, fazendo questão de dizer que era uma zona perigosa e já lá tinham morrido 3 jovens.
Depois porque a população local não as conhece por esse nome, e na estrada não há qualquer indicação desse lugar. Mas lá as encontrámos. Dadas as condições meteorológicas (céu limpo, vento nulo), até chegámos lá sem qualquer percalço e ainda deu para tomar banho nelas. Aquilo no inverno, deve ser algo assustador. Se bem que ainda mais belo!:D

Catarátas do Tahiti lool!:lmao:
Conheço mal o Gerês, tou a ver...:D
Tb deve ser uma maravilha no outono, com as folhas a mudarem de côr.
:thumbsup:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Catarátas do Tahiti lool!:lmao:
Conheço mal o Gerês, tou a ver...:D
Tb deve ser uma maravilha no outono, com as folhas a mudarem de côr.
:thumbsup:

Pois, esse foi o nome que encontrámos na net, e pelo qual a senhora do posto de turismo logo as identificou. Mas como disse os residentes locais têm outro nome para esse lugar. Se não estou em erro é o poço do Freixo da Várzea.

Fica uma fotografia do local:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Em primeiro lugar parabéns ao Gil e ao André pelas magníficas fotos!

1) para o GIL) Já dizia o outro: Material da FIAT fia-te na Virgem e não corras! Bonito por fora, podre por dentro :p

2) André, já tive oportunidade de passar por essas cascatas perto de Fafião, mas na altura (penso que foi em 2005) apenas vi calhaus, porque água nem vê-la...

3) A ambos! Ainda bem que visitaram São Bento da Porta Aberta. Quando lá fui o sítio foi rebaptizado para São BEnto da Porta Fechada! Culpa do "Je" e amigos que se atrasaram e o santuário não é obrigado a estar aberto à hora do jantar! :D
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Pois, esse foi o nome que encontrámos na net, e pelo qual a senhora do posto de turismo logo as identificou. Mas como disse os residentes locais têm outro nome para esse lugar. Se não estou em erro é o poço do Freixo da Várzea.

Fica uma fotografia do local:


Obrigado pelas descrições!
Excelente foto!!:D
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Boas,

Ontem foi dia de caminhada pela zona da Peneda. Deixo aqui mais algumas fotos de uma zona muito falada aqui no MeteoPT.


Por aqui os porcos andam à solta…muitos deles criados pela estrada fora…

66647922gh3.jpg




A foto do Santuário da Nossa Senhora da Peneda aqui já colocada por outros membros que também andaram por estas fantásticas paisagens.

71532617qg6.jpg


28349389wr2.jpg


15362814jx9.jpg




Bouça dos Homens, local escolhido para recarregar forças…
40409728fc9.jpg




Boas noites e flicitações a todos os menbros de Forum.
Desde á vários meses que tenho acompanhado todos os dias o desenrolar deste Forum que na minha opinião é excelente e um complemento ás previsões do tempo que temos em Portugal.
Vivendo numa aldeia a 1050m de altitude (Bouça dos Homens) no Parque Nacional da Peneda-Gêres e rodeado de 4 picos montanhosos: "Penameda(oeste) 1245m(,"Outeiralvo(oeste) 1306m,"Alto da costa(norte) 1296m," Outeiro maior(sul) 1416m, poderei ser muito útil na informação prestada a todos os niveis meteriológicos, principalmente na previsão de cotas de neve (na qual admito ser razoavelmente bom) modestia á parte...!
Espero que a minha pequena contribuição venha ajudar a tornar este Forum ainda mais credivel e informativo.

Lince, vives no Paraíso…não te esqueças de nos reportar tudo o que se passar por aí no Inverno.



27707519db6.jpg



A estação da aldeia bem no coração da Peneda….
55940479xd0.jpg



Os animais sempre presentes e em pura liberdade…
37634279fj2.jpg


92668418zd9.jpg


10cu6.jpg


11gg6.jpg



A lagoa que apesar de não ser totalmente natural é muito bonita…

12mi0.jpg


Lince esta lagoa costuma congelar no Inverno?

13fe6.jpg


14jq5.jpg


15lr7.jpg




Com a chegada do Outono e com o Inverno a caminho esta zona ganha outro encanto, por isso à que começar a pensar na próxima….talvez Suajo ou Castro Laboreiro…