Em Espanha, 2007 foi o ano mais frio deste século. Para Portugal ainda não há dados, mas desconfio que não deve andar muito longe do que sucedeu em Espanha. Deve ter sido também um dos mais frios da última década.
Essas temperaturas são esquesitas será resultado de estações (em baixo) como esta vá 70% os restantes 30% vão para imgens térmicas de satélite.
À primeira vista, dá ideia de qua a anomalia teria sido bem maior que os 0.57ºC. Para aí de +0,8 a +1ºC.
Mas já agora saliento a grande anomalia positiva no artico e na Sibéria.
Sim, mas o século também ainda só tem 8 anos completos.
Sabes de quanto foi a anomalia em Espanha? É que em Portugal, não me cheira que tenha sido uma anomalia negativa. E é completamente irónico dizermos que o verão foi frio. Qualquer leigo que oiça isso pensa que a anomalia deveria ter sido < -2ºC. Mas na verdade a anomalia foi de uns miseros -0,3ºC. Ou seja, até foi um verão super normal. Nós é que estavamos a habituar-nos ao calor da ultima decada.
Segundo os meus cálculos, cujos dados adveem dos relatórios emitidos pelo IM ao longo do ano, 2007 deverá ter uma anomalia a rondar os +0,1ºC, ou seja, um ano nem frio nem quente. Simplesmente "normal".
Não foi 2007 que foi frio. Os outros anos é que foram quentes.
Espanha teve uma anomalia média de +0,4ºC em relação ao período 1971-2000.
Este mapa apresenta as anomalias em relação ao período 1950-1980, daí as diferenças nos valores.
Sim , o Verão foi normal em relação ao período 1961-1990.
Digam-me se o que eu vou dizer corresponde à verdade.
Temperaturas médias (1950-1980) < Temperaturas médias (1961-1990) < Temperaturas médias (1971-2000).
Teoricamente deverá estar certo se nos estivermos a referir à temperatura média global, mas ao nivel local poderá não ser bem assim. Se bem que a Peninsula Ibérica, se deve enquadrar perfeitamente no que disse.
Mas se assim é, por exemplo, uma anomalia de +0,6ºC (1971-2000) ~ +0,8ºC (1961-1990) ~ +1ºC (1950-1980). (~= equivale mais ou menos).
Então afinal qual é o intervalo de tempo ideial para compararmos as nossas temperaturas actuais? São sempre as três décadas mais recentes ou existem uma espécie de três décadas ideiais?