Governo dos Açores adjudicou alargamento da Rede Hidrometeorológica a todas as ilhas

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
Governo dos Açores adjudicou alargamento da Rede Hidrometeorológica a todas as ilhas

A Secretaria Regional dos Recursos Naturais adjudicou o contrato para a execução da Rede de Monitorização do Ciclo Hidrológico nas ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo ao agrupamento Global EDA e Tecnovia Açores.



A Rede Hidrometeorológica dos Açores dispõe atualmente de estações automáticas e manuais em quatro ilhas, sendo agora reforçada e alargada a todo o arquipélago.



O contrato, no valor de cerca de 800 mil euros, prevê o fornecimento de equipamentos que permitem automatizar 42 estações no arquipélago, englobando as Redes Meteorológica, Udométrica e Hidrométrica.



Prevê ainda a execução de proteções hidráulicas para as estações hidrométricas e a elaboração do respetivo projeto de execução.



As estações meteorológicas permitem obter dados sobre a intensidade e direção do vento, evaporação, humidade, precipitação, temperatura, nível e temperatura da água da tina, enquanto as estações udométricas registam o valor de precipitação, intensidade e direção do vento.



As estações hidrométricas, instaladas em cursos de água de regime permanente e lagoas, permitem obter dados sobre as alturas do nível de água, a partir das quais se afere o caudal



O projeto da Rede Hidrometeorológica dos Açores que visa a monitorização do ciclo hidrológico na Região através de estações automáticas com teletransmissão de dados em tempo real e disponibilização em plataforma on-line, foi galardoado em 2013 com o "Green Project Awards Portugal”, na categoria Information Technology.



Esta rede, gerida pela Secretaria Regional dos Recursos Naturais através da Direção Regional do Ambiente, é constituída por estações de medição da precipitação e dos caudais das lagoas e ribeiras, facultando informação que serve, por exemplo, para os alertas de movimentos de vertentes divulgados pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
GaCS/OG

Fonte:
http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/...rológica+a+todas+as+ilhas.htm?lang=pt&area=ct
 
  • Gosto
Reactions: CptRena