Grande Furacão BERTHA (Atlântico 2008 #02)

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
No Atlântico como previsto (ver seguimento) formou-se a Tempestade Tropical Bertha.

145312W_sm.gif


A Bertha formou-se contra a climatologia, é o primeiro sistema tropical com nome a formar-se na região de Cabo Verde no mês de Julho desde 1996, curiosamente com o mesmo nome, o Furacão Bertha de 5 Julho 1996 que provocou grandes estragos na costa leste dos EUA. E continuando na climatologia, não há registos desde 1851 de um sistema tropical formar-se numa longitude tão a leste no mês de Julho, embora claro, os registos não são muito fidedignos antes da era dos satélites, embora nesta zona isso seja um pouco minimizado pois é uma rota marítima importante desde há séculos.



Modelos

mods.gif


A generalidade dos modelos concorda no trajecto noroeste para os primeiros dias, sendo que a partir daí há algumas divergências, com o GFS a indicar uma quebra da crista do anticiclone e a virar mais acentuadamente para norte com rumo mais ou menos a uma zona entre as Bermudas e os Açores onde seria depois absorvido. (Se olharem para os mapas do GFS a que estão mais habituados como o wetterzentrale, vêm a chegada do sistema a estes mapas a partir das 144 horas. Outros modelos como o ECMWF indicam uma Bertha mais fraca a dissipar-se nessa zona onde há windshear mais forte, cenário que me parece bastante plausível.

Quanto a intensidade, alguns modelos fazem-no chegar à categoria 1 de Furacão mais ou menos durante a próxima segunda-feira.


Condições
As condições hoje são favoráveis, mas a partir de amanhã ou depois a Bertha entrará em água um pouco menos quente que agora, o que à partida impedirá que evolua para furacão e pode mesmo diminui-la de intensidade.

Calor acumulado na água:

td2-4.gif



Em simultaneo com essas águas mais frias atravessará uma zona com ar mais seco e estável associada ao SAL, que lhe trará algumas dificuldades e será bastante interessante acompanhar essa progressão. O que acontecerá nessa travessia depende muito da forma como a Bertha evolui hoje e amanhã, o tipo de estrutura que terá antes de enfrentar um ambiente menos favorável, por vezes há sistemas bastante resistentes às condições desfavoráveis, outras vezes não.


Vapor de água:

va-2.jpg


Depois, se sobreviver como alguns modelos dizem que sim, finalmente enfrentará um windshear bastante elevado que o destruirá, sendo provavelmente o remanescente absorvidos no norte do Atlântico. A avaliar por alguns modelos, antes disso acontecer poderia chegar a furacão dada a água novamente mais quente.


Previsão do windshear do GFS:
(Acima de amarelo é windshear destrutivo para um sistema tropical.)

shear-5.gif




Cabo Verde e Açores

Apesar da proximidade de Cabo Verde a situação não é muito preocupante.

Se olharmos para o satélite vemos que uma banda convectiva afecta já as ilhas do sul (Brava,Fogo, Santiago e Maio).

bertha-3.jpg



Ao longo de todo o dia de hoje continuarão a ser afectados por essas bandas, mas julgo que nada de grave, chuva por vezes intensa e demorada, mas penso que a chuva até é bem vinda a Cabo Verde pois tem problemas graves de falta de água. De qualquer forma uma situação de chuva intensa e persistente é sempre de acompanhar, lá e em qualquer outro local do mundo.

Quanto ao vento, ele vai soprar com alguma intensidade com rajadas mais fortes de vez em quando, mas também nada de especial.

Estamos a falar de uma tempestade tropical com um campo de vento reduzido. Os ventos mais intensos estão circunscritos a uma área bastante reduzida e mesmo supondo uma intensificação excepcional inesperada ela dar-se-ia à medida que o sistema já se for afastando para Oeste.

Para termos uma ideia coloco esta imagem, os circulos representa o campo de vento mais intenso em determinada posição, neste caso temos os ventos a cinzento ao nivel de depressão tropical (porque ainda é uma temp.tropical com intensidade mínima), ou seja falamos de ventos constantes um pouco acima dos 100km/h com rajadas superiores, mas apenas nessa zona ainda com uma distância minimamente confortável de Cabo Verde.

path-2.gif



Quanto aos Açores, é sempre de acompanhar um sistema tropical que va para o Atlântico central. Mas atendendo a tudo o que já disse, nada parece ser de temer, a não ser alguma interacção tropical-extratropical, mas para já nada está previsto, só daqui a alguns dias é que valerá a pena olhar para as previsões pois a Bertha tem um futuro complicado pela frente.




-------------
Informação
Para o seguimento da época de furacões no Atlântico consulte também o tópico «Links Úteis e Climatologia da Época de Furacões no Atlântico» com dezenas de link's para imagens de satélite, modelos, observações, radares e serviços nacionais de meteorologia.


-------------
Aviso MeteoPT
As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade.
Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do NHC (National Hurricane Center) ou outras entidades com essa função.
 


Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Re: Tempestade Tropical BERTHA (Atlântico 2008 #02)

Mais alguns dados avançados pelo aviso publico n.º 2 do NHC:


...BANDAS EXTERNAS DE LLUVIA AFECTANDO EL SUR DE LAS ISLAS DE CABO
VERDE...

LOS INTERESES EN EL SUR DE LAS ISLAS DE CABO VERDE DEBEN MONITOREAR
EL PROGRESO DE BERTHA.

A LAS 1100 AM EDT...1500Z...EL CENTRO DE LA TORMENTA TROPICAL BERTHA ESTABA LOCALIZADO CERCA DE LA LATITUD 13.3 NORTE...LONGITUD 24.7 OESTE O COMO A 190 MILLAS...310 KILOMETROS...AL SUR SUROESTE DE LAS ISLAS DE CABO VERDE.

BERTHA SE ESTA MOVIENDO HACIA EL OESTE NOROESTE A CERCA DE 14
MPH Y SE ESPERA QUE ESTE MOVIMIENTO GENERAL CONTINUE EN LOS PROXIMOS
DIAS.

LOS VIENTOS MAXIMOS SOSTENIDOS ESTAN EN CERCA DE 40 MPH...65
KILOMETROS POR HORA
CON RAFAGAS MAS ALTAS. SE PRONOSTICA
FORTALECIMIENTO DURANTE LOS PROXIMOS DIAS.

LOS VIENTOS CON FUERZA DE TORMENTA TROPICAL SE EXTIENDEN HASTA 35 MILLAS...55 KILOMETROS DESDE EL CENTRO.

LA PRESION CENTRAL MINIMA ESTIMADA ES DE 1006 MILIBARES...29.71
PULGADAS.

AUNQUE EL CENTRO DE BERTHA SE ESTARA ALEJANDO DEL SUR DE LAS ISLAS
DE CABO VERDE HOY...SE ESPERA QUE LAS BANDAS EXTERNAS DE LLUVIA
TRAIGAN LLUVIAS FUERTES LOCALMENTE Y VIENTOS EN RAFAGAS A PARTES DE
LAS ISLAS DE CABO VERDE DURANTE LAS PROXIMAS 24 HORAS.

55yq7.jpg


Potencial máximo de intensidade em hpa
112jt9.jpg
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Tempestade Tropical BERTHA (Atlântico 2008 #02)

Pelo que percebi na comunicação social local, parece que em Cabo Verde estão em cima do assunto e que estão bem informados, e pelos vistos são as primeiras chuvas do ano.

Cabo Verde sob influência de uma tempestade tropical

As primeiras chuvas do ano já chegaram ao arquipélago. Santiago, Fogo e Brava acordaram hoje, 3, com alguma precipitação de intensidade variada. Já nas ilhas do Norte chuviscou de forma fraca e dispersa. O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) explicou que Cabo Verde está sob a influência de uma depressão atmosférica que pode evoluir nas próximas horas para uma tempestade tropical, denominada “Bertha”.

A meteorologista Raquel Gonçalves, do INMG, esclarece que o centro dessa depressão está a 190 milhas de Cabo Verde e que está a afectar com maior incidência as ilhas do sul do arquipélago. “Nesta zona do país a precipitação pode ser acompanhada por alguma trovoada e fortes rajadas de vento”, avançou a especialista. Diz ainda que com o agravar das condições climatéricas a chuva pode chegar também às ilhas do norte, sem tanta intensidade como em Santiago, Fogo e Brava.

Asfaltagem na Praia sem pensar na chuva

Estas primeiras horas de chuva na Cidade da Praia vieram confirmar aquilo que se suspeitava na altura em que estavam a ser feitos os trabalhos de asfaltagem na capital. O Plateau, por exemplo, não tem as devidas vias de escoamento da chuva, vertendo, por isso, as águas para cima dos passeios e para as vias não asfaltadas, que estão totalmente submersas.

A estrada que liga a rotunda de Lém-Ferreira à Fazenda tem algumas partes também imersas em água, o que dificulta bastante o trânsito automóvel e a passagem de peões. Mas o quadro o repete-se em várias outras partes da cidade, cumprindo a sina de Cabo Verde: por não chover quase o ano todo, quando chove, as mazelas da falta de planificação urbana ficam expostas à vista de todos. Ainda assim, é hora de sentir o cheiro à terra molhada e com ela a renovação da esperança de um bom ano agrícola.

Protecção Civil desmente rumor de furacão

Entretanto, o presidente da Protecção Civil, major Alberto Barbosa Fernandes, desmentiu ao «asemanonline» a informação posta a circular de que aquele serviço lançou um alerta de que estaria a formar-se um furacão a sul de Santiago e que por isso as pessoas se devem recolher em casa.

«Essa informação não é verdadeira. A Protecção Civil não emitiu nenhum alerta», disse Barbosa Fernandes. «Juntamente com o serviço de meteorologia estamos a monitorar o tempo. O que há neste momento é uma tempestade tropical a 190 milhas de Cabo Verde».

http://www.asemana.cv/article.php3?id_article=33902
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Re: Tempestade Tropical BERTHA (Atlântico 2008 #02)

Bravo Vince, pelo trabalho exposto.
Sempre atento Rog.
Que dizer?
Se quisermos saber de como a Bertha irá evoluir,
o melhor será mesmo seguir-vos,antes de consultar qualquer outro acompanhamento.
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Re: Tempestade Tropical BERTHA (Atlântico 2008 #02)

Pelo NHC o aviso publico n.º 5:
A LAS 500 AM EDT...0900Z...EL CENTRO DE LA TORMENTA TROPICAL BERTHA
ESTABA LOCALIZADO CERCA DE LA LATITUD 14.2 NORTE...LONGITUD 28.3
OESTE O COMO A 315 MILLAS...505 KILOMETROS...AL OESTE SUROESTE DE
LAS ISLAS DE CABO VERDE.

BERTHA SE ESTA MOVIENDO HACIA EL OESTE NOROESTE A CERCA DE 14
MPH...22 KILOMETROS POR HORA. SE ESPERA UN MOVIMIENTO GENERAL AL
OESTE NOROESTE Y UN AUMENTO EN LA VELOCIDAD DE TRASLACION DURANTE
LOS PROXIMOS DIAS.

LOS VIENTOS MAXIMOS SOSTENIDOS ESTAN EN CERCA DE 45 MPH...75
KILOMETROS POR HORA
CON RAFAGAS MAS ALTAS. ES POSIBLE UN
FORTALECIMIENTO DE BERTHA DURANTE LOS PROXIMOS DIAS.

LOS VIENTOS CON FUERZA DE TORMENTA TROPICAL SE EXTIENDEN HASTA 70 MILLAS...110 KILOMETROS DESDE EL CENTRO.

LA PRESION CENTRAL MINIMA ESTIMADA ES DE 1002 MILIBARES...29.59
PULGADAS.

084312psm5e0016ht3.png


084312wsm5dbc95sv8.png
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Tempestade Tropical BERTHA (Atlântico 2008 #02)

A Bertha continua a intensificar-se lentamente. Durante a madrugada teve boas explosões de convecção profunda.

bertha-4.gif


TROPICAL STORM BERTHA ADVISORY NUMBER 5
NWS TPC/NATIONAL HURRICANE CENTER MIAMI FL AL022008
500 AM AST FRI JUL 04 2008

...BERTHA MOVING AWAY FROM THE CAPE VERDE ISLANDS...

AT 500 AM AST...0900Z...THE CENTER OF TROPICAL STORM BERTHA WAS
LOCATED NEAR LATITUDE 14.2 NORTH...LONGITUDE 28.3 WEST OR ABOUT 315
MILES...505 KM...WEST-SOUTHWEST OF THE CAPE VERDE ISLANDS.

BERTHA IS MOVING TOWARD THE WEST-NORTHWEST NEAR 14 MPH...22 KM/HR.
A GENERAL WEST-NORTHWESTWARD MOTION AND AN INCREASE IN FORWARD
SPEED ARE EXPECTED DURING THE NEXT COUPLE OF DAYS.

MAXIMUM SUSTAINED WINDS ARE NEAR 45 MPH...75 KM/HR...WITH HIGHER
GUSTS. SLOW STRENGTHENING OF BERTHA IS POSSIBLE DURING THE NEXT
COUPLE OF DAYS.

TROPICAL STORM FORCE WINDS EXTEND OUTWARD UP TO 70 MILES...110 KM
FROM THE CENTER.

ESTIMATED MINIMUM CENTRAL PRESSURE IS 1002 MB...29.59 INCHES.

REPEATING THE 500 AM AST POSITION...14.2 N...28.3 W. MOVEMENT
TOWARD...WEST-NORTHWEST NEAR 14 MPH. MAXIMUM SUSTAINED WINDS...45
MPH. MINIMUM CENTRAL PRESSURE...1002 MB.


A estimativa Dvorak aponta para os 45-55 KT embora o NHC mantenha os 40kt na sua opinião dependendo como esta convecção se mantenha nas próximas horas. O NHC prevê que a Bertha acelere um pouco o passo e continue a intensificar-se lentamente sem nunca chegar à categoria de furacão (64kt). Só a partir de 2ªfeira há uma janela de oportunidade e o NHC indica 30% de probalidade a que chegue a furacão cat 1 (ver a tabela que o Rog colocou mais acima).

As razões para tal já foram apontadas, por um lado vai manter-se durante os próximos dias numa zona de windshear muito favorável, mas por outro lado vai atravessar uma zona do Oceano com água mais fria e também com a atmosfera mais seca. Portanto o NHC pensa que essa zona mais desfavorável não a prejudicará, mantem até uma contínua e lenta intensificação, mas por outro lado não tirará partido do windshear muito baixo para se intensificar devido às outras condições mais desfavoráveis.




Modelos

Houve pequenas alterações no geral, a mais notória foi um ligeiro adiamento da viragem à direita para o Atlântico central.

trajectos-1.gif


Existe bastante confiança nessa viragem devido ao enfraquecimento do AA.
Por exemplo deixo aqui a saída das 00Z do GFS, que já não tem a Bertha a resistir até tão a norte como até aqui (neste run das 00z já não aparece por exemplo nos "nossos" mapas do wetterzentrale, morre antes de chegar a essas latitudes)

GFS (run 00z)

gfs-12.gif


Já agora o Ensemble só do GFS

ens-1.gif


No entanto é preciso algumas cautelas pois não tem sido invulgar no passado os modelos exagerarem o enfraquecimento da crista e depois assistirmos a um movimento mais de Oeste. Um dos modelos que curiosamente alinha nisso é um peso pesado, o ECMFW, que põe a Bertha a passar ao largo da costa americana, tal como o UKMET. Pena não termos acesso ao ensemble do ECMWF.
No entanto é importante salientar que o ECMFW tem a Bertha como um sistema bastante fraco nessa altura.

ECM (run 00z)

ecm-3.gif



Intensidade

Dos dois modelos tropicais, temos dois cenários muito dispares. O HWRF mantem a Bertha apenas como Tempestade Tropical, o GFDL é mais agressivo e chega a ter a Bertha como Furacão cat 2 na próxima Terça-feira.

Tendo a acreditar mais no HWRF porque o GFDL tem a Bertha hoje às 12Z como Tempestade Tropical à beira de Furacão (63,9kt/999,7mb) e parece-me que está um pouco exagerado em relação à última estimativa Dvorak e ainda mais em relação à estimativa do NHC.

No entanto acredito que seja perfeitamente possível pelo menos chegar à categoria 1 a partir de 2ªfeira quando a Bertha chegar novamente a águas mais quentes, dependendo claro do que se passou até lá. Apesar das diferenças entre os dois modelos tropicais, ambos apontam para o pico de intensidade na 3ªfeira, virá daí os 30% de probalidade de furacão do NHC para esses dias.

Se por acaso ainda hoje houver alguma surpresa e virmos a Bertha a aproximar-se destes valores do GFDL, aí se calhar já é de se dar mais crédito ao modelo.


HWRF para dia 8/Jul, 3ªf

HWRF-1.gif


GFDL para dia 8/Jul, 3ªf

gfdl.gif



Não obstante algumas disparidades e divergências a médio prazo, os modelos tem feito um bom trabalho no geral. O GFS previu a Bertha com quase com uma semana de antecedência, o que é uma coisa notável, no local e data que foi, e sabendo-se o quanto é dificil um modelo lidar com a ciclogenese tropical.


-------------
Informação
Para o seguimento da época de furacões no Atlântico consulte também o tópico «Links Úteis e Climatologia da Época de Furacões no Atlântico» com dezenas de link's para imagens de satélite, modelos, observações, radares e serviços nacionais de meteorologia.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Tempestade Tropical BERTHA (Atlântico 2008 #02)

A Bertha continua sem grandes novidades, apesar de ao longo do dia ter passado por diferentes fases. Houve algum windshear que manteve a convecção sempre um pouco deslocada a norte/nordeste do centro da circulação.

Nesta imagem RGB vê-se as nuvens altas cirrus com direcção para nordeste/este, consequência do efeito do shear, embora há 2 ou 3 horas atrás fosse bem mais visivel tendo chegado o centro a ficar quase exposto, como podem ainda ver no loop: http://www.ssd.noaa.gov/goes/flt/t1/loop-rgb.html
A noroeste, no caminho da Bertha, vêm-se as nuvens baixas stratocumulus, sinal de uma atmosfera mais estável como já sabiamos e menos favorável do que até aqui.

Neste momento está novamente numa fase de convecção profunda sobre o centro embora ainda não devidamente centrada sobre ele, nota-se bem que o sistema enfrenta dificuldades do lado Oeste.
rgb.jpg



NHC:

nhc.jpg



TROPICAL STORM BERTHA ADVISORY NUMBER 7
NWS TPC/NATIONAL HURRICANE CENTER MIAMI FL AL022008
500 PM AST FRI JUL 04 2008

...BERTHA MOVING WEST-NORTHWESTWARD OVER THE OPEN WATERS OF THE
TROPICAL ATLANTIC...

AT 500 PM AST...2100Z...THE CENTER OF TROPICAL STORM BERTHA WAS
LOCATED NEAR LATITUDE 15.5 NORTH...LONGITUDE 31.6 WEST OR ABOUT 505
MILES...815 KM...WEST OF THE CAPE VERDE ISLANDS.

BERTHA IS MOVING TOWARD THE WEST-NORTHWEST NEAR 18 MPH...30 KM/HR.
THIS GENERAL MOTION IS EXPECTED TO CONTINUE DURING THE NEXT COUPLE
OF DAYS.

MAXIMUM SUSTAINED WINDS ARE NEAR 50 MPH...85 KM/HR...WITH HIGHER
GUSTS. LITTLE CHANGE IN INTENSITY IS FORECAST TONIGHT...BUT SOME
GRADUAL STRENGTHENING IS POSSIBLE OVER THE NEXT DAY OR TWO.


TROPICAL STORM FORCE WINDS EXTEND OUTWARD UP TO 85 MILES...140 KM
FROM THE CENTER.

ESTIMATED MINIMUM CENTRAL PRESSURE IS 1000 MB...29.53 INCHES.

REPEATING THE 500 PM AST POSITION...15.5 N...31.6 W. MOVEMENT
TOWARD...WEST-NORTHWEST NEAR 18 MPH. MAXIMUM SUSTAINED WINDS...50
MPH. MINIMUM CENTRAL PRESSURE...1000 MB.


Modelos

Houve algumas alterações, sendo de salientar o GFS que parece querer desistir da curva para norte e tendo assim um trajecto para WNW como o europeu tinha. Mas em contrapartida enfraquece imenso a Bertha nessa região daqui a uma semana (168 horas), à semelhança do que tem o Europeu.
De qualquer das formas, esta tendência de não curvar tanto para norte deixa naturalmente os americanos um pouco mais nervosos apesar do sistema parecer moribundo nessa zona, pois afinal ainda falta uma semana até lá e ainda pode mudar muita coisa.

GFS

gfs-13.gif


Europeu

ecm-4.gif
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Tempestade Tropical BERTHA (Atlântico 2008 #02)

Alguns dados que consegui recolher da aproximação da Bertha a Cabo Verde, da estação da capital, Cidade da Praia numa ilha do Sul, Santiago.

Como previsto, o vento foi pouco significativo pelas razões que expliquei no 1º post do tópico já anteontem, e a chuva que caiu foi até menos do que se esperaria, e foi recebida com alegria e festa, tendo começado logo ontem de manhã as sementeiras deste início da época das chuvas que começa a quando da subida da ZCIT para estas latitudes nesta altura do ano.

Dados da Praia:

Na 5ªfeira às 6:00z horas o vento era de 42,6 km/h, e não choveu até essa hora. A pressão era de 1011.7 Hpa.

Na 5ªfeira às 18:00z horas o vento era de 37,1 km/h, e cairam 23mm entre as 6 e as 18h. A pressão era de 1012.3 Hpa.

Na 6ªfeira, às 18:00z o vento era de 14.8 km/h e não choveu nas 12 horas anteriores. A pressão já em subida era de 1014.7 Hpa.

Ainda na 5ªfeira, um navio a apenas 45 milhas a nordeste do centro da Bertha registou ventos máximos de 83km/h 29kt, pelas 17:00z

Pedi ao IM de Cabo Verde para me enviar mais dados de outros locais se existirem, vamos a ver se respondem.

Vi algumas imagens do telejornal de Cabo Verde, as chuvas só foram notícia ao minuto 18, e fiquei com a noção de era um país muito mal preparado para uma coisa mais a sério, bairros clandestinos em cima das ribeiras, ruas cheias de detritos e lixo a boiar com estas primeiras chuvas do ano, etc. Mas o assunto dominante era a chegada das chuvas e as previsões sazonais que apontam para uma boa época de chuvas para a agricultura que tem tido dificuldades nos últimos anos com falta de água.
Os ciclones tropicais se forem fraquinhos são muitas vezes bem vindos, nos próprios EUA por exemplo na Carolina do Sul e Georgia também há quem não se importe de ter uma tempestade tropical fraca que traga chuva para a seca e para os incêndios que ainda nos últimos dias deflagraram em muitos locais.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Tempestade Tropical BERTHA (Atlântico 2008 #02)

bertha-7.jpg



NHC

Quanto a previsões, o NHC mantem mais ou menos as coisas como estavam ontem.

bertha-5.gif




Modelos

trajectos-2.gif


Nos modelos continua a tendência mais para Oeste do que para norte, com o último run das 00z do GFS a passar a Bertha a norte das Caraíbas, numa distância já bastante desconfortável. Embora esta tendência no trajecto seja acompanhado também da tendência de uma Bertha mais fraca. Quanto mais forte a Bertha for mais tenderá a desviar-se mais para norte, e vice versa.

GFS:

gfs-14.gif


O ECMWF enfraquece ainda mais a Bertha e dissipa-a mal chegue a essa zona a norte das Caraíibas na 4ªfeira.

ecm-5.gif


Daqui a 24/36 horas a Bertha começa a entrar novamente numa zona de águas mais quentes, e a partir daí terá uns 2 ou 3 dias com condições para chegar ao pico de intensidade, talvez algo entre uma Tempestade Tropical forte e um Cat 1 fraco, seguindo-se depois um aumento significativo do windshear que se as previsões estiverem correctas a debilitará.

agua-2.gif


Mas como já são muitos dias de distância é natural que o norte das Caraíbas, Bahamas, Costa Leste americana e Bermudas estejam agora a entrar em modo de vigilância muito mais atenta, e penso que em breve haverá mesmo voos de reconhecimento conforme a Bertha evolua hoje.
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Re: Tempestade Tropical BERTHA (Atlântico 2008 #02)

Mais alguns dados..
Aviso público número 9 do NHC:
...BERTHA ACELERANDO A LO LARGO DEL ESTE DEL ATLANTICO TROPICAL...

A LAS 5:00 AM EDT...0900Z...EL CENTRO DE LA TORMENTA TROPICAL
BERTHA ESTABA LOCALIZADO CERCA DE LA LATITUD 16.3 NORTE...LONGITUD
35.3 OESTE O COMO A 750 MILLAS...1205 KILOMETROS...AL OESTE DE LAS
ISLAS DE CABO VERDE.

BERTHA SE ESTA MOVIENDO HACIA EL OESTE NOROESTE A CERCA DE 21
MPH...33 KILOMETROS POR HORA Y SE ESPERA QUE ESTE MOVIMIENTO GENERAL
CONTINUE EN LOS PROXIMOS DIAS. BERTHA ESTARA ENTRE LA COSTA OESTE DE
AFRICA Y LAS ANTILLAS MENORES ESTA NOCHE.

LOS VIENTOS MAXIMOS SOSTENIDOS ESTAN CERCA DE 50 MPH...85 KILOMETROS
POR HORA CON RAFAGAS MAS ALTAS.
SE PRONOSTICA POCO CAMBIO EN LA
INTENSIDAD HOY...PERO ES POSIBLE UN FORTALECIMIENTO GRADUAL PARA EL
DOMINGO.

LOS VIENTOS CON FUERZA DE TORMENTA TROPICAL SE EXTIENDEN HASTA 85
MILLAS...140 KILOMETROS DESDE EL CENTRO.

LA PRESION CENTRAL MINIMA ESTIMADA ES DE 1000 MILIBARES...29.53
PULGADAS.

Intensidades segundo vários modelos.
intensityearly15d64c0cc7.jpg


Temperatura da água do mar
63505044xg8.png


Trajectos possíveis
28547644ne8.png


Potêncial máximo de intensidade hpa
97962279uu5.png
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Tempestade Tropical BERTHA (Atlântico 2008 #02)

Bertha mantem-se dentro das previsões como tempestade Tropical, não enfraquece por ter shear favorável nem se intensifica porque a água é mais fria. Diria que está com aspecto bastante saudável esta noite atendendo à localização dela nesta zona do Atlântico e estarmos no princípio de Julho.

bertha-8.jpg


Pela primeira vez o NHC nas suas previsões aponta para um Furacão na 3ªfeira. Tal era previsível pois pois como tenho dito desde o início, era isso que vários modelos apontavam para depois de Domingo/2ªf atingir o pico, ou tempestade tropical forte ou furacão categoria 1.

O NHC naturalmente esperou um pouco para ver como a Bertha enfrentava esta fase actual de água mais fria, e como se parece estar a aguentar bem, talvez acima das expectativas, elevou naturalmente as previsões para Furacão dentro de poucos dias.

203412W_sm.gif


O Cone roça o norte das Caraíbas, o trajecto mais por norte ou mais por sul dependerá da intensidade até lá, se ela se intensificar bastante tenderá mais pelo norte do cone, se pelo contrário, evoluir muito lentamente tenderá a ir mais pelo sul do cone, entrando nas contas também o anticiclone.

A grande dúvida actualmente é saber se depois da próxima 3ªfeira o windshear estará muito forte e enfraquecer a Bertha como muitos modelos prevêm, ou se as previsões falharem e a Bertha continua em frente como Furacão. Se há coisas com que podemos contar com muita confiança, por exemplo a temperatura da água, outras há onde há muita incerteza, como o windshear, portanto o NHC naturalmente mantem a Bertha como Furacão até ao fim da previsão deles (5 dias).
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Tempestade Tropical BERTHA (Atlântico 2008 #02)

Nos EUA vai obviamente crescendo o nervosismo, independentemente de tudo o resto, é impossível não deixar de reparar nas coincidências. Como uma vez disse num outro tópico que nada tinha a ver com isto, as concidências são sempre tramadas e ninguém consegue ficar indiferente.

Como tinha dito no seguimento geral dos Furacões, esta Bertha 2008 é o primeiro ciclone tropical com nome a formar-se tão cedo na zona de Cabo Verde do Atlântico desde 1996.

A primeira coincidência começa logo aí, esse ciclone tropical de 1996 também se chamava Bertha. Os nomes (não retirados) rodam de 6 em 6 anos. Os ciclones de Cabo Verde são mais tardios,geralmente a partir de Agosto, daí a que é mais dificill apanharam os nomes com as primeiras letras "A" ou "B".

A segunda coincidência é que quer na Bertha 1996 quer na Bertha 2008, as ondas tropicais que lhes deram origem emergiram no Atlântico no dia 1 de Julho. A Bertha 2008 foi um pouco mais apressada, tornou-se depressão no dia 3 e a de 1996 apenas no dia 5.

A terceira coincidência, é que o trajecto previsto da Bertha 2008 no início era diferente da de 1996, curvava para o centro do Atlântico, agora a cada previsão que passa está cada vez mais parecido com a Bertha de 1996. Se continuar a tendência actual nas previsões, poderá ficar praticamente igual à de 1996.

E possivelmente virá aí a 4ª coincidência, que é a de se poder tornar furacão mais ou menos à mesma longitude.

Furacão Bertha 1996

bertha2000.gif


Claro que com todas estas coincidências, que não valem nada, mas que não deixam ninguém na costa leste americana consegue ficar indiferente.
O Furacão Bertha de 1996 fez landfall na Carolina do Norte como categoria 2, provocou estragos de $270 milhões de dólares e matou 12 pessoas.


Furacão Bertha 12 Julho 1996

1996.gif


Vamos ver se a história se repete, eu diria ser quase impossível, mas que até ao momento há concidências incriveis, isso há.
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Re: Tempestade Tropical BERTHA (Atlântico 2008 #02)

Aviso do NHC n.º 14:
...BERTHA SE MUEVE DINAMICAMENTE HACIA EL OESTE Y SE PRONOSTICA QUE SE FORTALEZCA...

A LAS 1100 AM AST...1500Z...EL CENTRO DE LA TORMENTA TROPICAL BERTHA ESTABA LOCALIZADO CERCA DE LA LATITUD 17.4 NORTE...LONGITUD 45.1 OESTE O COMO A 1185 MILLAS...1905 KILOMETROS...AL ESTE DE LAS ISLAS DE SOTAVENTO DEL NORTE.

BERTHA SE ESTA MOVIENDO HACIA EL OESTE A CERCA DE 21 MPH...33
KILOMETROS POR HORA. SE ESPERA UN MOVIMIENTO GENERAL AL OESTE
NOROESTE CON UNA DISMINUCION GRADUAL EN LA VELOCIDAD DE TRASLACION EN LOS PROXIMOS DIAS...A MEDIDA QUE BERTHA PERMANEZCA SOBRE LAS AGUAS DEL ATLANTICO TROPICAL CENTRAL. ES MUY TEMPRANO PARA DETERMINAR SI BERTHA AFECTARA TIERRA EVENTUALMENTE.

LOS VIENTOS MAXIMOS SOSTENIDOS ESTAN EN CERCA DE 50 MPH...85
KILOMETROS POR HORA CON RAFAGAS MAS ALTAS.
SE PRONOSTICA UN
FORTALECIMIENTO GRADUAL EN LOS PROXIMOS DIAS.

LOS VIENTOS CON FUERZA DE TORMENTA TROPICAL SE EXTIENDEN HACIA
AFUERA HASTA 85 MILLAS...140 KILOMETROS DEL CENTRO.

LA PRESION CENTRAL MINIMA ESTIMADA ES DE 1000 MILIBARES...29.53
PULGADAS.

10sz9.gif

A previsão do trajecto, segundo o NHC, está ligeiramente mais a norte (a azul a previsão avançada ontem à mesma hora)

Previsão de intensidade e de trajecto segundo vários modelos:
intensityearly111defb5pp8.jpg


trackearly1ae1.png