Re: Tempestade Tropical GUSTAV (Atlântico 2008 #07)
Turistas começam a ser retirados das Cayman
Turistas nas Ilhas Cayman começaram a ser retirados do destino face à aproximação da tempestade tropical Gustav, noticiam as agências internacionais, que referem grande movimentação no aeroporto de pessoas que pretendem deixar o destino antes da chegada do temporal, que os meteorologistas admitem possa voltar a ter intensidade de furacão.
As últimas notícias referem que a passagem do Gustav pela ilha Hispaniola, então como furacão, provocou 67 mortes, 59 delas no Haiti e oito na República Dominicana, segundo as agências internacionais.
Em relação à Jamaica, que o Gustav atravessou durante esta noite, as notícias indicam que houve quebras de energia, mas que não há relatos de vítimas.
Durante a passagem sobre a Jamaica, o Gustav perdeu alguma intensidade (o vento baixo dos 110 Km/hora para os 100 Km/hora), mas o National Hurricane Center (NHC) admite que, de novo sobre as águas quentes do Mar das Caraíbas, volte a ter força de furacão (ventos acima dos 118 Km/hora).
O NHC manteve nas últimas horas a previsão de que o Gustav se dirige agora para as Cayman, que já estão com aviso de furacão para as próximas 24 horas, onde deverá chegar durante a noite/madrugada de hoje.
Depois, segundo a previsão do NHC, deverá dirigir-se para a parte mais ocidental de Cuba, que tem com aviso de furacão para as próximas 36 horas a Isla de la Juventude e as províncias de Pinar del Rio, La Habana e Ciudad de La Habana.
Um aviso de tempestade tropical vigora também para a costa ocidental de Matanzas e o NHC indica que eventualmente deverá ser estendido a regiões centrais de Cuba.
O último mapa da trajectória do Gustav divulgado pelo NHC posiciona o centro do Gustav às 9h00 UTC de hoje nas proximidades de Whitehouse, Negril e Montego Bay, destinos turísticos da Jamaica, e a 140 quilómetros a Oeste da capital do País, Kingston.
O NHC indica que o núcleo da tempestade se está a deslocar à velocidade de 13 Km/hora no sentido Oeste-Noroeste, mas que está previsto que Sábado tenda a deslocar-se no sentido Noroeste.
O NHC diz ainda que condições de tempestade tropical se fazem sentir num raio de 220 quilómetros a partir do centro, indicando que a previsão sobre a queda de chuva na Jamaica e Cayman aponta para níveis acumulados entre15 e 30 centímetros, podendo em casos isolados superar os 60 centímetros.
As notícias sobre os desenvolvimentos do Gustav, recordam, em relação às ilhas Cayman, o impacto da passagem do furacão Ivan há quatro anos, destruindo grande parte dos edifícios (70%, segundo algumas fontes), e centram-se na possibilidade de avançar para o Golfo do México, como há três anos aconteceu com o Katrina, que destruiu grandes parte de New Orleans e matou cerca de 1.500 pessoas.
><PressTur><