Grande Tempestade de Neve No Oeste do Canada

Santos

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,110
Local
-------
Oeste do Canadá sofre uma das piores tempestades de inverno em 50 anos

Há uma semana a região chegou a enfrentar temperatura máxima recorde, mas o inverno regressou e com fúria ao Canadá. De Saskatchewan até Vancouver Island, tempestades de inverno castigaram o oeste canadiano desde quarta-feira (10) com vento intenso, nevascas e temperatura congelante. A região de Alberta e British Columbia foi severamente castigada pelo blizzard. Em muitos locais a visibilidade chegou a zero. Em Saskatoon, o vento de 61 km/h proporcionava uma sensação térmica de 35 graus Celsius abaixo de zero, apesar dos termometros indicarem -19.

Dezenas de motoristas ficaram presos no nordeste de Bristish Columbia e uma estrada próxima da Alaska Highway, onde os termômetros indicavam 41 graus negativos. As equipas de resgate tiveram que se valer de motos de neve para salvar os motoristas. Uma grande avalanche fechou a Trans-Canada Highway entre Revelstoke e Golden no leste de British. Peter Spock, motorista de camião, disse à imprensa local que a estrada naquele momento era o equivalente a um suicídio.


"Tempestade assassina" era a manchete do jornal StarPhoenix da cidade canadiana de Saskatoon na manhã de quinta-feira. Três pessoas morreram na que está a ser considerada como a pior tempestade de inverno em meio século. As pessoas ligavam para as emissoras de rádio locais para dizer que era a pior tormenta que já haviam testemunhado.

O único blizzard que se aproxima ao registado na quarta-feira ocorreu em 12 de Dezembro de 1955, durou 26 horas com vento de 121 km/h e 9 centímetros de neve acumulada. O grande blizzard de 2007 começou nos primeiros minutos do dia 10 de Janeiro e foi se intensificando ao longo do dia com vento de 91 km/h e 25 centímetros de neve até ás seis da tarde. A tempestade estabeleceu um novo recorde de precitação de neve para o dia 10, superando a marca anterior de 10,2 centímetros em 1938.

Desde 1953, um total de 18 blizzards atingiram a cidade, mas com excepção do episódio de 1955, nenhum se comparou ao registado agora em 10 de Janeiro devido à duração e à intensidade da neve e do vento.

A maior tempestade até hoje na cidade foi em 1888, o que provocou a morte de Edward William "Ted" Meeres que havia saído de casa para verificar a situação do gado e acabou por se perder devido à baixa visibilidade. Hoje, o local onde Edward morava é a esquina da Avenida Broadway Avenue e a Rua 10 no centro de Saskatoon. Passados mais de 120, a Natureza mostrou que ainda é capaz de trazer tempestades ferozes de inverno para a região.
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Claro o frio tem de ir para algum lado e a culpa é do Vórtice Polar que para essas bandas está muito intenso tem descido muito ele anda muito irregular é por isso que tem andado a nevar em sitios que já não nevava á décadas e alguns Invernos e temperaturas atingem recordes no entanto outras nem frio sentem como nos por cá na Europa o vórtice tem-se concentrado essencialmente na Ásia e leste dos Estados Unidos.