Granizo em Maio



Weatherman

Cumulus
Registo
27 Nov 2006
Mensagens
145
Local
Vouzela
A queda de granizo em maio é uma situação prefeitamente normal, agora a quantidade é que eu acho que já não normal.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
A queda de granizo em maio é uma situação prefeitamente normal, agora a quantidade é que eu acho que já não normal.

Sim, até em Julho e Agosto cai granizo.
O espectacular deste fenómeno, foi mesmo a quantidade.:eek:
E surpreende-me que apenas tenham havido 300 pedidos de ajuda aos bombeiros. Algo me diz que uma queda de granizo como aquela, mas em Lisboa, iria provocar 10 vezes mais pedidos aos bombeiros :hehe:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
A notícia refere que se trata de um fenómeno estranho nesta altura do ano. Um fenómeno destes é raro em qualquer altura do ano, mas até é capaz de ser mesmo esta a altura do ano com maior probabilidade de tal ocorrer.

Toulouse Blagnac, Haute-Garonne(31), 151m - [1961-1990]


Meses com maior número de dias de trovoada: Maio a Agosto

Meses com maior número de dias de granizo: Março, Abril e Maio
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A queda de granizo em maio é uma situação prefeitamente normal, agora a quantidade é que eu acho que já não normal.

Nós em Abril do ano passado tivemos situações parecidas, próximo de Mem Martins/Sintra e depois em Oliveira de Frades. Também me recordo de ver em Espanha. E mais impressionante que todos estes foi o que se passou em Bogotá-Colômbia em Novembro passado. Desconheço se este tipo de eventos ultimamente são realmente mais frequentes ou se hoje em dia o registo e a informação sobre eles circula melhor do que no passado.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Sem dúvida que nos meses mais quentes é quanto podemos ter granizo em maior quantidade e tamanho. Quanto mais quente estiver a superfície maiores são os fluxos ascendentes logo mais tempo e mais vezes as pedras de granizo se mantêm, sobem e descem, aumentando de tamanho, até vencerem a gravidade. De memória as granizadas mais violentas, cá em Melgaço, foram uma em Maio de 1997 e outra em Agosto de 1988, salvo erro.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Aproveito para deixar aqui um video que vi há dias, não foi de Maio mas finais de Abril nos EUA. Reparem no barulho ensurdecedor do granizo no carro e no tamanho de algumas pedras, tão grandes que chegam a saltar várias vezes como bolas no chão.

[ame="http://www.youtube.com/watch?v=A8-ClsopLYc&eurl"]YouTube - April 24, 2008, Osborne Kansas Supercell and Hail[/ame]

084243308ch2.jpg

(c) www.extremeinstability.com


Já agora leiam a história desta "caçada" no ExtremeInstability que a maioria de vocês conhece, para quem não conhece, é um dos melhores fotografos de tempestades do mundo, as fotografias são excelentes mas também os textos que as acompanham pois vai contando as suas aventuras.

http://www.extremeinstability.com/08-4-24.htm
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Sem dúvida que nos meses mais quentes é quanto podemos ter granizo em maior quantidade e tamanho. Quanto mais quente estiver a superfície maiores são os fluxos ascendentes logo mais tempo e mais vezes as pedras de granizo se mantêm, sobem e descem, aumentando de tamanho, até vencerem a gravidade. De memória as granizadas mais violentas, cá em Melgaço, foram uma em Maio de 1997 e outra em Agosto de 1988, salvo erro.

Estatísticas sobre granizo não consegui encontrar mas sabendo-se que granizo extremo está relacionado com fenómenos convectivos extremos, talvez não seja muito errado por exemplo olhar para a climatologia de tornados nos EUA e ver que lá efectivamente é o mês de Maio (seguido de Junho) o mês mais activo no que toca a Tornados, e provavelmente também o deve ser relativamente a granizo extremo.

bymonthjp7.gif

NOAA U.S. Tornado Climatology
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
ja vi algures que a estaçao com maior media de numero de dias de granizo por ano no mundo era num pais equatorial, nao me lembro se camaroes, nigeria.. isso nao sei, mas era ai, e um numero impressionante.. vou investigar..

e claro que a estaçao quente é mais propicia a granizo SEVERO. ponho em grande o severo pq claro , no inverno ha mais chances de dias de granizo, mas granizo nao severo, associado ao frio é claro
:)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)