Grave Falha De Previsão Do Instituto de Meteorologia

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
Como é possível o IM prever a 24 horas somente de antecedência, para hoje, Períodos de Chuva no Norte e Litoral Centro a partir do meio da manhã (vejam os pormenores a que eles chegaram), passando a Aguaceiros acompanhados de Trovoadas, e afinal não ter caído um único pingo de chuva digno de registo !? :huh:

Uma coisa é prever a 6, 7 ou 8 dias, mas com 24 horas de antecedência?

Nós, meros entusiastas, olhando para aquela banda nebulosa que avançava lenta e penosamente em direcção à Península, sem suporte ao nível da pressão atmosférica facilmente percebíamos que dificilmente traria uma chuvita. Em que dados se basearam eles, onde viram eles as Trovoadas ?

Gostava de ouvir a vossa opinião sobre estre erro em concreto e, já agora, sobre a fiabilidade das previsões meteorológicas do nosso IM.
 


Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Como é possível o IM prever a 24 horas somente de antecedência, para hoje, Períodos de Chuva no Norte e Litoral Centro a partir do meio da manhã (vejam os pormenores a que eles chegaram), passando a Aguaceiros acompanhados de Trovoadas, e afinal não ter caído um único pingo de chuva digno de registo !? :huh:

Uma coisa é prever a 6, 7 ou 8 dias, mas com 24 horas de antecedência?

Nós, meros entusiastas, olhando para aquela banda nebulosa que avançava lenta e penosamente em direcção à Península, sem suporte ao nível da pressão atmosférica facilmente percebíamos que dificilmente traria uma chuvita. Em que dados se basearam eles, onde viram eles as Trovoadas ?

Gostava de ouvir a vossa opinião sobre estre erro em concreto e, já agora, sobre a fiabilidade das previsões meteorológicas do nosso IM.

São "pequenos" grandes lapsos. Digo que às vezes também não compreendo como são feitas as previsões do IM. Desde à 5 anos para cá, é visível o esforço e aplicação do IM, num site remodelado com mais informação mas nem sempre com actualização regular. Parece-me, que o site é só actualizado pela manhã (as previsões descritivas do tempo) e não recebe mais actualização até ao dia seguinte, mas o tempo não espera pelo dia seguinte... e surpreende muitas vezes!:lol:
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
No Porto, na estação Pedras Rubras, ainda cairam 0,4 mm de precipitação, talvez tenha caido também uns pingos noutros pontos mais altos no Minho. Não acho que tenha sido uma falha muito grave porque eles indicaram que cairia pouca chuva, se prevessem muita chuva aí sim seria grave. Vamos dar o beneficio da dúvida ao I.M. e a ver se acertam amanhã ;)
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
São "pequenos" grandes lapsos. Digo que às vezes também não compreendo como são feitas as previsões do IM. Desde à 5 anos para cá, é visível o esforço e aplicação do IM, num site remodelado com mais informação mas nem sempre com actualização regular. Parece-me, que o site é só actualizado pela manhã (as previsões descritivas do tempo) e não recebe mais actualização até ao dia seguinte, mas o tempo não espera pelo dia seguinte... e surpreende muitas vezes!:lol:


Pelas minhas contas apenas erraram por 9º a temperatura máxima de Beja, se alguem viu Beja com mais de 27 que me corriga por favor:D
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Os espanhóis também esperavam alguns chuviscos para o litoral NW.
Nem foi muito grande o erro ;)
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Já não espanco mais o IM com palavras e comentários, acho que é uma perda de tempo....:lolabove:
existem coisas bem mais interessantes para comentar:D :D :lmao: