Grilos são autênticos termómetros

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
É verdade, os grilos são autênticos termómetros da natureza!

Através deles podes saber que temperatura está lá fora.

Queres saber como?
- Basta concentrares-te nos cri-cris de um grilo;
- Depois, contas durante um minuto quantos cri-cris o grilo deu;
- Para achares a temperatura, fazes a seguinte operação: T= 10 (nr de cri-cris do grilo - 40) e divides o resultado por 7.

Outras curiosidades sobre os grilos:
- Existe uma crença que diz que os grilos trazem boa sorte. Por isso, é habitual os asiáticos terem grilos em casa como animais de estimação.

- Os grilos também cantam em conjunto, como se de um coro se tratasse.

- Os grilos utilizam o movimento das asas para roubar comida às formigas!

- Existem os chamados "grilos das cavernas", que não têm asas e são silenciosos.

http://kids.sapo.pt/article/1660
 


Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Já conhecia essa há vários anos pela mão do meteorologista Mario Picazo da Telecinco. Tem inclusivamente um livro de iniciação à meteorologia precisamente com o título semelhante ao deste tópico :)
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Hoje realizei esta experiência numa área de serviço em Torres Vedras.

Contei 162 cri-cris entre as 22:49 e as 22:50.


No entanto, ao utilizar a fórmula T = 10 (162 - 40) : 7, obtive um resultado de 174ºC.

Excluí então o "10" da fórmula, obtendo assim 17,4ºC, um valor perfeitamente possível, uma vez que a EMA de Torres Vedras (Dois Portos) marcava 16,5ºC às 23h.


Agora pergunto. Terá sido erro meu ao contar, ou esta situação aplica-se em mais casos?
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Hoje realizei esta experiência numa área de serviço em Torres Vedras.

Contei 162 cri-cris entre as 22:49 e as 22:50.


No entanto, ao utilizar a fórmula T = 10 (162 - 40) : 7, obtive um resultado de 174ºC.

Excluí então o "10" da fórmula, obtendo assim 17,4ºC, um valor perfeitamente possível, uma vez que a EMA de Torres Vedras (Dois Portos) marcava 16,5ºC às 23h.


Agora pergunto. Terá sido erro meu ao contar, ou esta situação aplica-se em mais casos?

A mim aconteceu o mesmo há dias atrás e por acaso apliquei o mesmo método.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Hoje realizei esta experiência numa área de serviço em Torres Vedras.

Contei 162 cri-cris entre as 22:49 e as 22:50.

Gil, deves ter cá um speed para contar cri-cris:lol::lmao:. Aqui onde eu moro, os grilos devem ter o termómetro avariado, se fizerem uns 50 cri-cris já deve ser muito, fazendo as contas dá 1.4ºC, deve ser do calor não apetecem estar a fazer cri-cris, andam ocupados a fazerem outras coisas.:lmao::lmao: